Ondas de calor: como elas impactam os carros elétricos?

As ondas de calor estão se tornando cada vez mais frequentes e isso incomoda qualquer um. Mas, você sabia que elas também devem ser motivo de atenção para quem tem carros elétricos?

A relação entre o calor e as baterias pode ser direta e afetada pelo aumento das temperaturas. Inclusive, se você está pensando em adquirir um carro elétrico e mora em uma região de muito calor, é interessante entender melhor como acontece essa influência.

Vamos te explicar tudo, acompanhe!

Qual a relação entre as ondas de calor e os carros elétricos

As ondas de calor podem afetar os carros elétricos de duas maneiras principais:

  • Redução da autonomia: As baterias dos carros elétricos são mais eficientes em temperaturas mais frias. Em altas temperaturas, a eficiência da bateria diminui, o que resulta em uma redução da autonomia do veículo;
  • Aumento do risco de incêndio: As baterias dos carros elétricos são compostas por materiais inflamáveis. Em altas temperaturas, o risco de incêndio aumenta.

A redução da autonomia é o efeito mais comum das ondas de calor nos carros elétricos. Em média, a autonomia de um carro elétrico pode ser reduzida em até 20% em temperaturas acima de 30 °C. Isso significa que, se um carro elétrico tem autonomia de 300 km, em condições normais, ele pode ter apenas 240 km de autonomia em um dia de calor intenso.

Já o  aumento do risco de incêndio é um efeito mais grave, mas menos comum. Em 2022, houve vários casos de incêndios em carros elétricos em todo o mundo, alguns deles relacionados a ondas de calor.

Quais os riscos que as ondas de calor geram nos carros?

As ondas de calor podem gerar diversos riscos nos carros, tanto para os ocupantes quanto para o próprio veículo.

Para os ocupantes, os principais riscos são:

  • Excesso de calor: O calor pode causar desidratação, insolação e até mesmo morte;
  • Desidratação dos pneus: Os pneus podem perder pressão e causar acidentes;
  • Falhas elétricas: O calor pode causar falhas elétricas, como curtos-circuitos.

Para o próprio veículo, os principais riscos são, como dissemos, a redução na autonomia e o aumento de riscos de incêndio. Mas, ainda podemos falar sobre os danos que o calor extremo pode causar aos componentes do EV, como os pneus, a pintura e os plásticos.

O que fazer para garantir a máxima eficiência dos EVs durante ondas de calor

Algo que merece ser mencionado, é que apesar de estarmos falando sobre os riscos das ondas de calor nos carros elétricos, os problemas que podem acontecer também se estendem aos veículos convencionais.

Por isso, é possível reverter parcialmente a situação das ondas de calor, garantindo alguns cuidados que podem aumentar a eficiência do seu carro nesse período. Veja só quais são:

  • Planeje suas viagens com antecedência. Evite viajar em dias de calor intenso, se possível. Se precisar viajar, planeje sua rota com antecedência para evitar ficar parado no trânsito em dias quentes;
  • Carregue seu carro com antecedência. Certifique-se de que seu carro esteja totalmente carregado antes de viajar em dias quentes. Isso ajudará a aumentar a autonomia do veículo;
  • Mantenha seu carro fresco. Evite estacionar seu carro sob o sol forte. Se precisar estacionar seu carro ao ar livre, use uma capa protetora para ajudar a manter a temperatura interna baixa.

Dicas para enfrentar as ondas de calor com seu carro elétrico

Quer otimizar ainda mais essa experiência de dirigir um carro elétrico durante as ondas de calor. Então, olha só:

Ativar o modo de economia de energia

O modo de economia de energia, também conhecido como modo de eco, é um recurso padrão que está disponível na maioria dos veículos elétricos. Esse modo reduz o consumo de energia do carro, o que pode ajudar a aumentar a autonomia.

O modo de economia de energia geralmente faz isso por meio das seguintes alterações:

  • Reduz a potência do motor;
  • Limita a velocidade máxima;
  • Desativa recursos não essenciais, como o aquecimento dos bancos e do volante.

Ativar o modo de economia de energia é uma ótima maneira de aumentar a autonomia do seu EV durante ondas de calor.

Desligar os aparelhos elétricos

Os aparelhos elétricos, como o ar-condicionado, o rádio e os faróis, podem consumir muita energia. Durante ondas de calor, é importante desligar esses aparelhos quando você não estiver usando.

O ar-condicionado é um dos maiores consumidores de energia em um EV. Se você estiver dirigindo em um dia quente, é importante usar o ar-condicionado com moderação. Se possível, tente abrir as janelas para ventilar o interior do carro.

O rádio e os faróis também podem consumir energia. Se você não estiver usando esses aparelhos, desligue-os para economizar energia.

Abra as janelas

Se você estiver parado por um longo período, abra as janelas para ajudar a ventilar o interior do carro. Isso ajudará a manter a temperatura interna mais baixa e, consequentemente, a aumentar a autonomia do seu EV.

Além disso, abrir as janelas por alguns minutos antes de ligar o carro pode ajudar a resfriar o interior do carro e reduzir o esforço do ar-condicionado.

Quais carros elétricos têm menos oscilação durante as ondas de calor?

De modo geral, os carros elétricos com baterias maiores e sistemas de resfriamento mais eficientes são menos propensos a oscilações durante as ondas de calor.

Aqui estão alguns carros elétricos que se destacam nessa área:

Tesla Model 3 Long Range

O Tesla Model 3 Long Range tem uma bateria de 82 kWh, que é uma das maiores disponíveis no mercado. Além disso, o Model 3 tem um sistema de resfriamento ativo que ajuda a manter a temperatura da bateria dentro de uma faixa ideal.

Audi e-tron GT

O Audi e-tron GT tem uma bateria de 93,4 kWh e um sistema de resfriamento ativo que foi projetado especificamente para altas temperaturas.

Porsche Taycan

O Porsche Taycan tem uma bateria de 93,4 kWh e um sistema de resfriamento ativo que usa um líquido refrigerante de alta temperatura.

Esses carros são capazes de manter a autonomia e o desempenho mesmo em temperaturas extremas.

E você, o que acha dessa relação? Como faz com o seu EV durante períodos muito quentes?