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Nova plataforma da GM é revelada e petende bater Tesla

Na quarta-feira, dia 4 de março, a nova plataforma da GM foi revelada. Além disso, outros produtos da empresa foram apresentados a seus investidores, sendo uma estratégia para mostrar sua competência e seriedade no serviço.

As novidades relacionadas à tecnologia de eletrificação automobilística têm o intuito de disputar mercado com a gigante Tesla. Dessa forma, a nova plataforma da GM será utilizada em seus novos veículos elétricos.

Algo a ser notado nesta plataforma é a apresentação de uma bateria nova, chamada de Ultium. Além disso, ela apresenta versatilidade para suportar uma gama de veículos, tendo semelhanças com a plataforma MEB da VW.

Em vez de baterias empilhadas verticalmente e de formato cilíndrico, a nova bateria é em formato único por conta de suas células de grande formato, se assemelhando a uma “bolsa”.

Além disso, deixando de lado a aparência e indo para o desempenho, as novas células de baterias utilizadas na plataforma podem ser convertidas em até mais de 400 milhas.

Nova bateria da GM promete ser mais barata

Um ponto importante para trazer a inovação nas baterias foi a mudança de sua composição química. 

Assim, ao invés de usar NCM (níquel, cobalto e magnésio), a Ultium tem como diferencial a adição de alumínio em sua composição (NCMA).

Além disso, vemos uma redução de 70% no cobalto empregado na bateria. Outro ponto importante é que a fiação foi diminuída, chegando a baixar o valor consideravelmente. Dessa forma é esperado um aumento na produção de carros pela GM.

A empresa informou que essa nova tecnologia de bateria foi projetada para suportar carregamento de nível 2 em CC

As baterias utilizadas pelos carros terão capacidade de carregamento de 200 kW, enquanto as de caminhões chegarão à 350 kW.

Podemos notar que a nova plataforma da GM visa dois grandes objetivos: diminuir o valor de modelos elétricos e facilitar a recarga dos veículos. Esses são os 2 grandes problemas com carros elétricos hoje em dia.

A GM quer alcançar a Tesla e lançar 20 carros elétricos até 2023

Sempre que pensamos em carro elétrico, a primeira pessoa que vem a mente é Elon Musk. No entanto, o principal motivo da GM realizar a apresentação de seus planos é mostrar que tem capacidade de alcançar a Tesla.

Porém, nem de longe é fácil alcançar a Tesla, que tem se mostrado superior ao Bitcoin no quesito valorização. Além disso, nem mesmo o coronavírus impediu seu crescimento acelerado, mesmo com todo o mercado em crise.

A proposta da GM é lançar 20 carros elétricos diferentes até 2023, e três deles serão divulgados nos próximos meses.

Teremos um Cadillac em abril e duas versões do Hummer em maio. Em seguida, será apresentado o Cruise Origin, produzido em uma parceria entre Honda e Cruise.

Em suma, todas as marcas da GM lançarão veículos elétricos, e o Cadilac será o primeiro feito na nova plataforma BV3 da GM. Ao todo, os planos da GM estão avaliados em U$ 20 bilhões gastos em operações até 2025.

Novidades ainda neste ano

Para cumprir suas metas ousadas, a GM começou o ano investindo U$ 2,2 bilhões visando modernizar a fábrica de Detroit-Hamtramck, que passa a conseguir entregar veículos elétricos e autônomos.

Essa é a primeira fábrica totalmente dedicada a essa categoria de veículos, por parte da GM.

Em dezembro de 2019, a empresa anunciou que estaria entrando em parceria com a LG Chem com o intuito de produzir baterias em massa. Dessa forma, a fábrica de Detroit-Hamtramck seria plenamente abastecida com esse dispositivo.

No entanto, algo estranho aconteceu com a GM este ano: embora tenha missão de “emissão zero”, foi a favor da medida que eliminava regulamentações acerca de emissões de poluentes na Califórnia.

Ir contra seus princípios pode ser devastador para uma empresa como a GM.

Será que a montadora consegue alcançar a Tesla?

Tudo bem que a nova plataforma da GM é legal e tudo, mas só isso não basta para alcançar a gigante Tesla.

Podemos pensar que, para chegar lá, apenas novas tecnologias bastam. No entanto, não é bem assim que o mercado funciona, pois existe toda uma parte “social”.

Elon Musk, além de ser um gênio, é uma pessoa extremamente simpática que busca o máximo de contato com o público. Prova disso é seu badalado Twitter, onde o CEO interage muito com a comunidade da rede social.

Dessa forma, o CEO da empresa consegue, de forma indireta, realizar todo o trabalho de marketing por conta própria. Além disso, possui um carisma sem igual, e demonstra empatia em situações de emergência.

Aconteceu grande incêndio? A Tesla envia suporte. Furacões assolando o país? Veículos Tesla podem ajudar.

Pode ser que (um dia) a GM consiga bater a Tesla no quesito tecnologia, mas e a parte social? Será que veremos um “Elon Musk” da GM nas redes sociais? É bem provável que não.