Ao lançar a empresa subsidiária MOIA, a Volkswagen marca sua entrada no mercado de carona compartilhada. Para isso, a montadora está produzindo sua nova van elétrica, exclusiva para esse tipo de transporte.
Conheça a MOIA e saiba como vai funcionar o serviço de carona compartilhada da empresa. Veja também as principais informações sobre a van elétrica criada exclusivamente para esse propósito.
O que você vai ver aqui:
MOIA é criada pela Volkswagen
Para entrar de cabeça nesse emergente mercado de carona compartilhada, a Volks criou a MOIA, uma empresa subsidiária da montadora, que iniciará um inovador serviço de carona compartilhada esse ano.
Fundada em 2016, a empresa tem sede em Berlim, e pretende iniciar seu serviço de ridesharing na Europa, e depois expandir para outros continentes.
Por ser uma empresa focada na mobilidade urbana, o principal objetivo da MOIA é tornar o trânsito mais dinâmico e menos caótico, oferecendo soluções de carona compartilhada.
O alvo da MOIA é se tornar a líder no segmento, fazendo com que seus veículos substituam 1 milhão de carros na Europa até 2025.
Para se tornar líder nesse mercado, já tão disputado por empresas como Uber e Lyft, a MOIA está trazendo algumas inovações.
Como funciona o sistema de carona compartilhada da MOIA?
As inovações começam pelo funcionamento do sistema de ridesharing da empresa.
A MOIA está criando um aplicativo em que cada pessoas pode inserir seu trajeto, assim como o Uber.
Porém, a diferencial da MOIA está no veículo e nas paradas.
Para transportar seus clientes, a MOIA usará uma van elétrica, construída pela Volks exclusivamente para a empresa – veja a seguir tudo sobre a van.
MOIA criará pontos de parada virtuais
Por utilizar um sistema de carona compartilhada, como o Uber Pool, o serviço da MOIA permitirá o transporte de várias pessoas com destinos diferentes ao mesmo tempo.
Porém, a empresa criará diversos pontos de parada virtuais. A van elétrica fará paradas a cada 200 a 250 metros para deixar ou pegar mais passageiros.
Com essas paradas definidas, os passageiros podem escolher trajetos pré-programados, tornando o deslocamento muito mais rápido.
Apesar desse tipo de serviço, a empresa também oferecerá corridas individuais, assim como os táxis, por exemplo.
MOIA apresenta van elétrica produzida pela Volkswagen
Durante a TechCrunch Disrupt, feira de tecnologia que ocorreu em Berlim em dezembro de 2017, a MOIA apresentou sua van elétrica. Diferente de outros serviços de ridesharing, a empresa utilizará vans, e não carros. Esse tipo de veículo possibilitará o transporte de um maior número de pessoas ao mesmo tempo.
Mas a van da MOIA não é um modelo comum, como os que vemos pelas ruas. O veículo foi criado pela Volks com o objetivo de oferecer um transporte eficiente e muito confortável aos passageiros.
Design da van da MOIA é moldado através da opinião de passageiros
Para produzir o melhor modelo de van possível, a empresa realizou um teste com passageiros reais. A partir do feedback desses passageiros, a Volks foi capaz de desenvolver um veículo que se adaptasse perfeitamente ao ridesharing. Os testes foram feitos com 20 vans T6, da Volks.
Com todos os feedbacks em mãos, a montadora iniciou seu trabalho, e em 10 meses, a van da MOIA já estava pronta.
Por fora, a van se destaca por seu visual mais futurista, com vidros maiores, que se estendem por todo o comprimento do veículo.
Diferente de outros tipo de vans, a da MOIA não tem grades no para-choque. Estes foram substituídos por uma espécie de painel com LED nas extremidades.
Van elétrica da MOIA tem ótimo espaço interno
O ponto alto da van usada pela MOIA está em seu interior, com um excelente espaço interno.
A van acomoda até 6 pessoas em assentos individuais e muito espaçosos.
Para cada assento, há iluminação LED individual, além de conexões USB e Wi-fi.
Uma das principais preocupações da montadora era criar um espaço individual para que cada passageiro pudesse ter mais privacidade.
Bagageiro da van fica ao lado do motorista
A mudança do bagageiro foi mais uma das iniciativas para houvesse mais espaço para os passageiros.
Para que isso pudesse acontecer, a Volkswagen colocou o bagageiro do veículo ao lado do motorista.
Dessa forma, além de aumentar o espaço interno, fica muito mais fácil deixar e pegar bagagens durante os trajetos.
Como se pode perceber, a Volkswagen colocou boa parte de seu foco no design para que o trajeto dos passageiros possa ocorrer da forma mais confortável possível.
Autonomia e tempo de carregamento
Informações sobre a potência da van não foram reveladas. Por enquanto, só se sabe que a van contará com motorização elétrica, assim como nos carros elétricos.
Porém, já se sabe qual é a autonomia do veículo.
A van da MOIA pode rodar 300 Km até que precise ser recarregada.
Por ser um veículo elétrico, a autonomia da van é menor do que as movidas a combustíveis fósseis.
Porém, por ser usada em um serviço de carona compartilhada, os veículos podem ser programados para serem recarregados em determinados momentos do dia.
Já o tempo de carregamento da van elétrica da Volks é incrivelmente rápido, se comparado a outros veículos movidos a eletricidade.
A van elétrica da MOIA pode ter 80% de carga em apenas 20 minutos!
Isso porque, por ser um veículo para ridesharing, não pode ficar muito tempo parado carregando.
Carona compartilhada da MOIA será lançada ainda em 2018
A previsão é que as van elétricas comecem a rodar no segundo semestre de 2018.
A primeira cidade a receber o serviço de ridesharing da MOIA é Hamburgo, Alemanha.
Inicialmente, a empresa planeja colocar 200 unidades do veículo nas ruas.
A intenção da empresa é primeiro operar somente na Europa, e depois passar para os Estados Unidos. Por fim, a empresa quer ter presença global em algum momento.
MOIA não utilizará veículos com direção autônoma
Indo contra a corrente dos veículos que dirigem sozinhos, a empresa anunciou que, pelo menos por enquanto, não utilizará vans com direção autônoma.
A empresa destacou que uma empresa de carona compartilhada pode ser lucrativa mesmo com a contratação de motoristas.
Mas isso não quer dizer que a empresa não irá aderir à tecnologia em algum momento no futuro.
Essa iniciativa da empresa vai totalmente contra a tendência do uso de veículos que dirigem sozinhos. O Uber é uma das empresas que está testando essa tecnologia em sua frota de carros.
Preço das corridas da MOIA não é revelado
A empresa ainda não se pronunciou sobre qual será a tarifa cobrada pelas corridas. Por enquanto, só comentou que será mais cara que o valor do transporte público, porém mais barata que outros serviços de carona compartilhada.
Para saber mais sobre a MOIA e seu serviço de carona compartilhada, acesse o site da empresa.
Com seu modelo de van elétrica muito inovador criado pela Volkswagen, a MOIA pode construir um novo futuro para os serviços de carona compartilhada. Caso se expanda para todo o mundo, as vans da empresa de ridesharing podem ser uma boa alternativa para a solução de alguns problemas de mobilidade urbana.
E você, o que achou da MOIA e de sua van elétrica? Deixe suas impressões nos comentários!