O Jeep híbrido Wrangler plug-in está sendo desenvolvido e deverá ser lançado em 2020! A novidade foi anunciada durante o Auto Show de Los Angleses. A expectativa é que a versão híbrida do Wrangler seja tão potente quanto às comuns.
Assim como diversas outras montadoras tradicionais, como a Ferrari, por exemplo, a Jeep também está se rendendo a tendência dos carros elétricos e híbridos.
No início de 2017, a montadora apresentou o Yuntu, um carro conceito SUV híbrido.
Porém, o Jeep híbrido Wrangler será o primeiro veículo movido a motor elétrico e de combustão a ser vendido pela empresa.
Por ser uma versão híbrida de um modelo famoso, o veículo não deverá contar com muitas mudanças em seu design.
A maior diferença estará em sua motorização, pois agora usará um motor elétrico em conjunto com um de combustão.
Especificações técnicas do Jeep híbrido Wrangler ainda não foram divulgadas. Porém, especula-se que o veículo ganhará uma versão do powertrain usado no Pacifica, minivan híbrida da Chrysler.
Caso a informação seja confirmada, pode-se esperar que o Jeep híbrido Wrangler tenha autonomia de cerca de 53 Km somente com o uso do motor elétrico.
Confira a seguir tudo o que já foi revelado sobre o Jeep híbrido Wrangler.
O que você vai ver aqui:
Design do Jeep híbrido Wrangler não mudará muito
O Jeep Wrangler já é um modelo consagrado. Conhecido por ser uma versão evoluída do primeiro Jeep, projetado para uso na Segunda Guerra Mundial, o Wrangler tem um design marcante e muito famoso.
Por isso, não é esperado que o Jeep híbrido Wrangler traga mudanças radicais em seu design.
Alguns pequenos ajustes foram feitos nas versões apresentadas do Wrangler 2018. Novos faróis LED foram adicionados e o visual da grade dianteira foi levemente alterado. Isso para que o carro tenha um melhor coeficiente aerodinâmico.
Essas alterações deverão aparecer no Jeep híbrido Wrangler. Não é esperado que a Jeep ouse mais do isso devido ao fato do veículo ser uma versão de um carro já existente.
Isso significa que o carro continuará com seus traços mais quadrados e agressivos, dignos de um off-road de respeito.
Como nas outras versões, haverá possibilidade de desmontar o teto do Jeep Wrangler, o tornando conversível. O motorista também poderá escolher entre modelos com 2 ou 4 portas.
Resumindo, as características que fazem do Wrangler um dos veículos off-road mais famosos deverão continuar.
Além da modernização externa, as novas versões do Jeep Wrangler ganharam itens tecnológicos em seu interior. Um deles é o display de 8,4 polegadas com central multimídia e suporte para Android Auto e Apple CarPlay.
O motorista ainda poderá usar um aplicativo da Jeep em que terá acesso a diversas informações de direção do carro, como temperatura, inclinação e utilização do sistema de tração integral.
Performance
Durante o anúncio do Jeep híbrido Wrangler, a montadora também afirmou que irá comercializar mais três versões do veículo.
Duas dessas versões serão movidas somente a gasolina. Uma delas com um motor 3.6 e a outra com motor 2.0 turbo de quatro cilindros.
Além destas, um Jeep Wrangler movido a Ecodiesel, com motor 3.0, também será vendido.
Mas como será a performance do Jeep híbrido Wrangler? Qual será a motorização presente no carro? Essas são perguntas que ainda não foram respondidas pela montadora.
Uma das possibilidades é a de que o Jeep híbrido Wrangler use o mesmo powertrain – conjunto de componentes como motor e sistema de transmissão – do Chrysler Pacifica híbrido.
A Chrysler pertence à FCA, empresa que também tem a Jeep como subsidiária.
O Pacifica utiliza uma motorização composta com um motor a combustão V6 1.6 mais dois motores elétricos, que dão tração aos eixos dianteiros.
Porém, por ser um carro off-road, o Jeep híbrido Wrangler deverá ter tração nas quatro rodas.
Quando penso em eletrificação, se a usarmos da forma correta, podemos aumentar sua capacidade”, declarou o CEO da Jeep, Mike Manley, ao Motor Authority.
Além do Jeep híbrido Wrangler plug-in, as versões movidas a gasolina também ganharam uma espécie de sistema híbrido, chamado eTorque
O Jeep Wrangler a gasolina contará com um pequeno motor elétrico e bateria responsáveis principalmente por manter o funcionamento da função start stop. Além disso, em momentos de muita demanda por potência, o eTorque também entrará em ação.
Consumo e autonomia
Sabemos que carros híbridos são muito econômicos. Tomemos como exemplo o Prius, que pode rodar cerca de 810 Km.
Apesar de ainda não terem sido divulgadas informações sobre autonomia e consumo do Jeep híbrido Wrangler, podemos esperar que ele também surpreenda nesses quesitos.
Caso seja confirmado que uma versão do powertrain do Chrysler Pacifica seja usado no Jeep híbrido Wrangler, pode-se esperar uma bateria de 16 kWh.
Com isso, o carro poderá rodar 53 Km apenas com o uso do motor elétrico. Além disso, terá um consumo médio de 13.6 Km/l.
Sobre a bateria do Jeep Wrangler híbrido, o CEO da montadora declarou:
Há (problemas) se você não pensar nas coisas com antecedência – com certeza. Acomodar as baterias é muito, muito importante, não apenas porque você quer ter certeza de que ela não invadirá o espaço do consumidor.”
Por ser plug-in, o Jeep híbrido Wrangler deverá ter sua bateria recarregada em uma tomada ou posto de carregamento rápido.
Lançamento do Jeep híbrido Wrangler
A Jeep montou um cronograma para o lançamento de todas as novas versões do Wrangler.
Em 2018, as versões movidas a gasolina foram lançadas. No Brasil, o Jeep Wrangler a gasolina deverá chegar no segundo semestre do mesmo ano.
Nos EUA, o Jeep Wrangler mais básico custa US$ 26.995, cerca de R$ 102 mil em conversão direta.
Seguindo as datas de lançamento, o próximo modelo a ser comercializado é o movido a Ecodiesel, em 2019.
Em 2020 o Jeep híbrido Wrangler começará a ser vendido.
O preço do híbrido da Jeep ainda não foi divulgado, porém, espera-se que seja um pouco mais caro que a versão movida a gasolina.
A montadora também não divulgou em quais localidades o Jeep híbrido Wrangler será vendido.
Para saber mais sobre as versões do Jeep Wrangler, acesse o site da montadora.