Franz von Holzhausen é o responsável pelo design de todos os veículos da gigante Tesla Motors. O designer é reconhecido mundialmente pela criação do Model S, X, 3 e até da nova geração do Roadster.
Antes de entrar na Tesla, Franz von Holzhausen já trabalhou em outras grandes montadoras, como a General Motors e a Volkswagen.
Porém, o designer se destacou em outra montadora, a Mazda North American Operations. Nessa empresa, Franz atuou como diretor de design, sendo responsável pelo carro conceito Mazda Kabura, entre outros modelos.
Entrar na Tesla pode ter sido um passo arriscado para Franz. Apesar do risco, o designer entrou de cabeça no time de Elon Musk. Franz foi o responsável pelo design de todos os modelos da montadora, inclusive do aguardado Roadster.
Para Franz, o segredo do design dos carros da Tesla é criar um visual bonito por fora, sóbrio por dentro, sem abrir mão dos traços futuristas.
Além disso, o designer segue um importante princípio de Elon Musk: não racionalisar por analogias, pois elas levam ao passado.
Saiba tudo sobre esse visionário que trabalha em uma das maiores montadoras do mundo.
O que você vai ver aqui:
Franz von Holzhausen: antes da Tesla
Antes de se tornar o importante designer dos carros da Tesla, Franz passou por algumas empresas, onde contribuiu na criação do visual de diversos modelos de carro.
Isso foi possível também graças a sua formação em universidades renomadas nos Estados Unidos.
Em 1888, Franz se formou em design industrial pela Universidade de Syracuse, em Nova Iorque. Em 1992, o designer da Tesla realizou outra graduação, no ArtCenter College of Design, na Califórnia.
No mesmo ano de sua formação no ArtCenter, Franz conseguiu um emprego na Volkswagen como assistente na área de design de veículos.
Durante o tempo que trabalhou na Volks, Franz esteve envolvido na criação do design do New Beetle.
No ano 2000, o designer saiu da Volkswagen e começou a trabalhar na General Motors como gestor de design.
Na GM, Franz trabalhou no design de dois modelos conversíveis: Pontiac Solstice e Saturn Sky.
Passados cinco anos, o designer mudou de emprego novamente. Dessa vez, Franz von Holzhausen integrou o time da Mazda North American Operations.
Com o cargo de diretor de design, Franz desempenhou um papel mais ativo no desenvolvimento de veículos – se comparado a seus empregos anteriores.
Franz von Holzhausen foi o responsável pelo design do Mazda Kabura, carro conceito apresentado em 2006 durante o Auto Show Internacional. Outros modelos da Mazda desenhados por Franz são o Nagare e o Furai.
Mas o designer não parou por aí.
A entrada Franz von Holzhausen na Tesla Motors
Franz já tinha um ótimo cargo na Mazda, porém decidiu arriscar.
Hoje conhecemos a Tesla como uma das empresas automotivas mais valiosas do mundo. Porém, em 2008, quando Franz von Holzhausen se juntou ao time de Elon Musk, a Tesla ainda não tinha toda essa presença.
Na época, a empresa comercializava apenas um modelo, o Roadster, que era baseado no Lotus Elise.
Mesmo com todos os riscos que uma empresa pequena oferece, Franz decidiu entrar na Tesla.
Apesar de todos os riscos e incertezas, o designer mostrou que fez a escolha certa. Os carros elétricos da Tesla, desenhados por ele, são referência mundial no mercado automotivo.
O design do Model S
Em 2012, a Tesla lançou seu segundo modelo no mercado: o Model S. O veículo foi o primeiro da empresa a ter seu design projetado por Franz von Holzhausen.
O designer apresentou o desenho do carro em 2011 e, para sua criação, Franz seguiu os “princípios básicos”, usados por Musk.
Esses princípios são a base de todas as decisões de Elon Musk, e dizem que, para inovar, não se pode racionalizar a partir de analogias, pois elas remetem ao passado.
Segundo Musk, o certo é procurar o centro das questões e tentar resolvê-las do zero.
E isso se aplica ao desenvolvimento do design do carro.
Franz conseguiu o feito de desenhar um carro inovador, pois não se concentrou no passado, mas sim no futuro.
Por estar trabalhando para uma montadora nova, sem muitos projetos passados, é muito mais fácil olhar para frente.
Caso trabalhasse em uma empresa com décadas de existência, seria muito difícil não ser influenciado pelos êxitos e tradições passadas.
Ao criar o visual do Model S, Franz tentou trazer o novo aos sedãs de luxo. Mas sua parceria com a montadora não parou por aí.
O design do Model X e 3
Conhecido como o carro mais difícil de construir do mundo, o design do Model X também foi criado por Franz von Holzhausen.
O carro se destaca principalmente por suas portas “Asas de Gaivota”, que abrem de forma vertical.
O modelo da Tesla é muito reconhecido pelo seu design inovador. Ponto para Franz.
O outro veículo é o Model 3, considerado o carro de entrada da Tesla. Mas nem por isso seu design é de alguma forma inferior.
Para Franz, o Model 3 surgiu com a necessidade de um carro sedã um pouco menor que o Model S.
O carro será mais barato, porém, não deverá nada em elegância e tecnologia. Outra palavra-chave para o trabalho de Franz von Holzhausen é eficiência, aliada à simplicidade.
Apesar de serem veículos de alto padrão, o design dos carros da Tesla tentam trazer o simples ao sofisticado.
Além dos três modelos da Tesla, Franz também é o responsável pelo design do novo Roadster, considerado o carro comercial mais rápido do mundo, com previsão para venda em 2020.
O segredo por trás do design interno dos carros da Tesla
Como se pode notar, os carros da Tesla têm um design exterior futurista e marcante, sem abrir mão da simplicidade.
Por dentro, os modelos da montadora são mais sóbrios, sem chamar muita atenção.
Seja no Model S, X ou 3, é possível perceber um padrão de design no interior.
Todos veículos projetados por Franz von Holzhausen têm um interior sóbrio com uma tela grande no meio do painel.
Quase todas as funções do carro podem ser acessadas através dos gigantes displays. Dessa forma, é possível perceber que Franz desenhou o interior de modo que tudo converge na tela.
Assim, é passada uma ideia – verdadeira – de que a Tesla está sempre usando o que é de mais novo no mundo tecnológico.
Uma montadora pioneira, um designer pioneiro
Apesar do risco, Franz von Holzhausen acabou se dando muito bem na Tesla. A montadora acabou se tornando uma gigante no mundo automotivo.
Consequentemente, Franz se tornou um dos designers mais prestigiados, afinal, junto com Elon Musk, conseguiu criar uma identidade visual marcante para a Tesla.