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e.coTech2: carro elétrico brasileiro homologado

Não há dúvidas de que os carros elétricos estão ganhando cada vez maior destaque e representatividade nas ruas das grandes cidades. Por conta disso, a empresa nacional Hitech Electric lançou o e.coTech2, um carro elétrico compacto, barato e já homologado.

Neste texto, você conhecerá mais sobre esse veículo e sobre a montadora por trás dele. Além disso, poderá conhecer mais alguns modelos de carros elétricos criados por brasileiros.

O e.coTech2 em números

EcoTech2-dados

Com a pressão por meios de transporte mais eficientes e limpos, uma corrida pelo pioneirismo na área de carros elétricos tem sido criada entre as montadoras.

E os brasileiros não estão de fora dessa corrida. Uma dessas montadoras, a Hitech Electric, criou o e.coTech2, um carro movido a eletricidade que impressiona por seu tamanho, autonomia e economia.

Abaixo, você conhecerá as especificações técnicas desse veículo.

Potência

O e.coTech2 é considerado um carro para perímetro urbano, pois tem um motor elétrico que permite ao veículo uma velocidade máxima entre 50 a 60 Km/h.

Isso é mais que o suficiente, considerando que os automóveis conseguem rodar a uma velocidade média de 35 Km/h nas grandes cidades brasileiras.

Autonomia

É possível comprar o e.coTech2 com a bateria em gel ou em íon-lítio. As duas têm capacidade de armazenamento de energia igual, fazendo com que o carro tenha uma autonomia máxima de 120 Km.

Tempo de carregamento

O que diferencia as duas baterias, além de sua composição, é o tempo de carregamento de cada uma.

A bateria em gel permite o carregamento completo do veículo em uma média de 6 a 8 horas. Enquanto isso, com a bateria de íon-lítio, em 30 minutos o carro já está pronto para cair na rua.

É possível carregar o e.coTech2 em uma tomada convencional, seja ela 110 ou 220V.

Economia

Para rodar os 120 Km, o e.coTech2 precisa apenas de uma recarga completa.

Segundo a montadora, o custo de uma recarga de 100% no veículo é de R$ 4,50.

Esse valor é baseado no preço da recarga em Curitiba, Paraná.

Traçando um comparativo com um carro movido a gasolina que faz 12 Km/l, o custo para que ele percorra 120 Km seria de aproximadamente R$ 35, considerando o valor médio do combustível.

Isso nos mostra que o e.coTech2 é quase 10 vezes mais econômico que um carro convencional. Segundo a própria montadora, com o uso do veículo, é possível economizar quase R$ 10 mil por ano em combustível.

Com essa economia, o comprador do veículo pode ter o retorno do investimento em até 36 meses.

Claro que ao comparar esse carro com os convencionais é preciso levar em consideração a diferença na potência e tudo mais, porém, o nosso objetivo é mostrar que, de qualquer jeito, a ótima eficiência econômica do e.coTech2 é evidente.

Ecotech2rua

Design, dimensões e espaço interno

O e.coTech2 é incrivelmente compacto, porém, confortável. Seu design foge completamente do convencional, não sendo possível comparara-lo com outros modelos de carro.

Mas isso não quer dizer que ele é feio; pelo contrário, ele tem um design bem interessante, e que ainda por cima pode ser personalizado.

Além de escolher a cor, é possível selecionar uma das mais de 30 opções de estofado para o carro.

As dimensões do veículo são: 2,05 m de comprimento e 1,38 de largura. Como se pode perceber, ele é bem pequeno mesmo.

Para aqueles que gostam de praticidade, esse é o carro certo, afinal, ele cabe em qualquer lugar (para aqueles que não gostam de fazer baliza então, o e.coTech2 é o carro dos sonhos).

Quanto ao espaço interno, como o próprio nome sugere, o e.coTech2 acomoda 2 pessoas, incluindo o motorista.

Itens opcionais

Por ser um veículo compacto e barato, o e.coTech2 é bem modesto no que se refere aos componentes de segurança e multimídia.

É possível equipar o carro com um airbag duplo frontal, sistema de som automotivo com entrada USB e cartão de memória, e ar-condicionado.

O modelo já vem com freio a disco nas 4 rodas.

Valor

Como já falamos anteriormente, o e.cotech2 é um carro muito barato, considerando que funciona a partir da tecnologia elétrica.

Para levar uma unidade do carro para casa, é preciso desembolsar cerca de R$ 45 mil.

EcoTech2Homologado

e.coTech2 é homologado

Em novembro de 2017, o modelo de 2 lugares da Hitech foi homologado em nosso país.

Com a aprovação do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito –, o e.coTech2 agora tem permissão para rodar nas vias urbanas do país. Antes da homologação, o veículo só podia ser utilizado em locais fechados.

A homologação do modelo significa que ele atende a todos os critérios de segurança exigidos por lei para que possa ser emplacado e finalmente cair nas ruas.

Com essa decisão do órgão de trânsito, o e.coTech2 trará ótimas vantagens para quem o comprar, como:

Isenção no rodízio de São Paulo

Para controlar o trafego na maior cidade da América Latina, foi instituído um rodízio em que a cada dia da semana, veículos com determinado número final na placa não podem andar pelo centro de São Paulo.

Com o e.coTech2 a situação é diferente. Os veículos elétricos são isentos no rodízio da cidade e podem rodar livremente a qualquer dia da semana.

 

Desconto no IPVA

Outra vantagem do e.coTech2 é que o valor IPVA dele é menor que o dos carros convencionais.

Isso porque os carros elétricos e híbridos têm 50% de desconto no pagamento do imposto.

Esse desconto é concedido como uma ação do governo para que mais carros ecologicamente corretos sejam comprados pela população em substituição aos movidos por combustíveis fósseis.

Hitech Electric – a montadora brasileira de carros elétricos

Agora que você conhece o principal modelo da Hitech, o e.coTech2, que tal saber um pouco mais sobre a empresa e sobre os outros modelos que ela comercializa?

A Hitech Electric é uma empresa criada em 2016 por Rodrigo Contin, sediada no Paraná, atuando no ramo de venda de veículos elétricos. Os carros não são produzidos aqui no Brasil, mas importados da China.

Com o início das vendas e homologação do e.coTech2, a empresa se tornou uma das poucas a vender carros elétricos no Brasil, ao lado de gigantes do automobilismo, como a BMW e Renault.

Com a intenção de tornar sua marca cada vez mais representativa no país, a Hitech Electric também está lançando outros modelos de veículo elétrico:

e.coTech4

Com as mesmas especificações técnicas do e.coTech2, a diferença entre os dois modelos é a quantidade de pessoas que cada um acomoda.

O e.coTech4 acomoda 4 pessoas, o dobro da versão que mostramos anteriormente.

Ecotech4

Caminhões elétricos

A Hitech Electric começará a comercializar em breve dois modelos de caminhão movidos a eletricidade.

Por enquanto, o que se sabe são os nomes e preços. São eles:

– e.coCargo, no valor de R$ 57 mil

– e.coTruck, custando cerca de R$ 60 mil

Com isso, a empresa pretende expandir sua área de atuação, e assim atrair cada vez mais compradores.

 

Aplicativo de monitoramento

Para dar uma experiência de direção completa ao motorista, a Hitech Electric lançou um aplicativo de monitoramento com algumas funcionalidades, como aviso de manutenção e nível de carga da bateria.

Assim, é possível sempre estar de olho no comportamento do carro através do celular.

Estação de carregamento

Além do app, a empresa também oferece uma estação de recarga, que pode ser instalada em condomínios.

Com a instalação, cada motorista pode ter um login, que dará acesso liberado para a utilização da estação. Após a recarga, o valor é cobrado automaticamente.

Como se pode perceber, a Hitech Electric não só vende carros elétricos, mas produz tecnologias para que os motoristas tenham sempre um serviço exclusivo e completo.

 

Outros carros elétricos brasileiros

Além do e.coTech2, há outros modelos de carros elétricos desenvolvidos por nossos conterrâneos. Confira alguns deles a seguir.

JAD

Lançado em 2010, o JAD foi um dos primeiros veículos elétricos a ser produzido no Brasil. Com um motor que produz uma velocidade máxima de 70 Km/h, e uma bateria com autonomia de duas horas, o veículo mostra que é eficiente.

JAD 2

JAD

O primeiro modelo já tinha boas especificações, mas tudo melhorou com a chegada da segunda versão, o JAD 2, em 2014.

A velocidade máxima do veículo quase dobrou, chegando a 120 Km/h.

Nanico Car

Com dimensões muito pequenas, mas especificações muito boas para um elétrico, o Nanico Car foi apresentado ao público em 2015.

Apesar do tamanho, o veículo consegue chegar a uma velocidade máxima de 80 Km/h.

Podcycle

Pod Cycle

Destinado a uma rede de compartilhamento de carros, o Podcycle foi projetado em Santa Catarina, e após uma campanha de Crowdfunding, conseguiu ser produzido.

O Podcycle tem um motor elétrico de 68 cavalos, podendo chegar a uma velocidade máxima de 100 Km/h.

 

Aqui, demos apenas uma visão geral e resumida de cada um dos modelos de carros elétricos produzidos no Brasil. Se você ficou curioso e quer saber mais sobre eles, acesse esse post de nosso blog.

 

Os carros elétricos estão no caminho para dominar as ruas ao redor do mundo, e isso é uma ótima notícia, pois assim, poderemos tornar nosso planeta menos poluído, além de podermos economizar cada vez mais. E com certeza, o e.coTech2 está dando uma ótima contribuição para essa evolução no transporte.