Carro Hibrido Fusion

Consumo de carros elétricos e híbridos

Carros de passeio movidos unicamente por um motor de combustão fóssil, especialmente a gasolina, estão para se tornar coisa do passado.

O desenvolvimento tecnológico e o apelo crescente por um consumo ecológico e responsável nos traz cada vez mais veículos equipados com motores elétricos e híbridos, numa tendência que não vai parar de crescer.

Vamos conhecer um pouco mais sobre este novo cenário, e porque os carros híbridos são a aposta certa para um futuro melhor.

Diferença entre motor elétrico e híbrido

Primeiramente, precisamos compreender bem o que distingue o motor elétrico de um motor híbrido.

As baterias do motor elétrico são responsáveis por transformar energia elétrica em energia mecânica, permitindo que o veículo se movimente com zero emissão de gases poluentes.

O carro elétrico é movido apenas por um motor elétrico, dispensando um motor secundário que funcione a base de combustão. O que pode variar é a forma como o motor elétrico irá captar e gerar energia, mas a sua propulsão é exclusivamente elétrica.

Os carros híbridos, como o nome já sugere, combinam de maneira inteligente dois tipos de motores, um elétrico e outro a combustão, para gerar energia de movimento para o carro.

Sistemas de recuperação e reutilização de energia, como a frenagem recuperativa, aumentam ainda mais a eficiência do automóvel.

Uma central garante a utilização eficiente dos dois sistemas de motores, funcionando de maneira conjunta ou independente.

O motor elétrico irá atuar como complemento ou até mesmo como substituto do motor a combustão, conforme as demandas de potência e consumo, além das características próprias de cada modelo.

Economia inovadora

Os carros elétricos e híbridos representam um grande avanço automobilístico na redução de impacto ambiental e utilização de energia limpa.

As novas tecnologias disponíveis superam largamente em eficiência e economia os convencionais motores à combustão (de gasolina, diesel e etanol), e são a resposta para um futuro mais verde.

Temos nesta nova geração de veículos com motores elétricos e híbridos uma solução possível para reduzirmos nossa dependência do petróleo, aumentar nossa eficiência de transporte e diminuir a emissão de poluentes.

Consumo em carros híbridos

Os modelos híbridos e seu uso inteligente dos dois motores utiliza conceitos de recuperação energética imprescindíveis para evitar o desperdício de energia.

Além disso, o motor elétrico é utilizado em situações em que o consumo de combustível seria maior, como arranque do veículo e baixa velocidade.

As frenagens e a queima dos combustíveis geram um excesso de energia no sistema. Nos modelos híbridos, as baterias coletam e reutilizam essa energia, garantindo maior eficiência energética e economia ao usuário.

Os carros híbridos são os verdadeiros campeões quando se fala em economia e consumo sustentável.

A combinação inteligente dos motores elétricos e a combustão permite que a eficiência energética dos veículos híbridos seja incomparável, sobretudo nas cidades (chegando a quase 19 km/l), onde a velocidade média é mais baixa e o arranque é constantemente exigido.

Dados obtidos não só no exterior, como no Brasil, comprovam a superioridade dos veículos híbridos no quesito consumo.

Prius e Ford Fusion Hybrid, opções mais compradas no Brasil

O mercado brasileiro engatinha neste novo cenário, e o maior problema enfrentado pelos consumidores são os preços salgados dos carros elétricos e híbridos.

O prestigiado Prius, fabricado pela Toyota, é atualmente o carro híbrido mais vendido no Brasil. Apesar do preço alto (custa em média 120 mil reais), o carro já começa a ser visto pelas ruas das grandes cidades.

Seu desempenho econômico excelente (17 Km/l na estrada e 18,9 na cidade) são seu grande atrativo.

Diferentemente do Prius, que foi concebido já como um veículo híbrido, o Ford Fusion Hybrid é um veículo que sofreu adaptações, mas garante um bom rendimento.

O Hybrid não apresenta uma alternância de motores tão fluida, sendo superior ao Prius na estrada, quando o veículo pode desenvolver maiores velocidades.

Consumo em carros elétricos

ABVE electric car

Os motores elétricos geram uma energia limpa, já que não dependem da queima de combustível para funcionarem. Basta ligar na tomada e carregar a bateria para que seu veículo possa rodar com uma autonomia razoável, e cada vez melhorada.

A economia e superioridade dos motores elétricos em relação a motores de combustão é facilmente observada considerando-se o preço médio da gasolina e da energia (medida em kWH) e o rendimento dos motores.

Artigo científico sobre o tema

O estudo que apresentamos agora nesta reportagem aborda a demanda crescente por veículos elétricos, sua relação com a necessidade de se reduzir os impactos ambientais e a dependência de combustível fóssil.

É discutido também o esforço necessário que deve ser feito a nível governamental e legislativo para que os carros elétricos sejam promovidos e o acesso a eles seja facilitado.

O artigo corrobora a previsão de que muito em breve estes veículos irão entrar em massa no mercado, especialmente em áreas muito populosas com problemas crônicos de qualidade do ar.

Ainda, o estudo aponta que os veículos elétricos possuem maior eficiência quando utilizados em espaços urbanos.

Finalmente, o autor sugere que o motorista de carro elétrico pode fazer um balanceamento entre o tempo de viagem estimado e o consumo de energia.