Eternit lança primeira telha fotovoltaica do Brasil

Eternit lança primeira telha fotovoltaica de concreto do Brasil

A Eternit está lançando a primeira telha fotovoltaica de concreto do Brasil! Sim, é uma telha com painel solar.

Cada telha tem potência de 9,16 Wp e produz cerca de 1,15 kWh por mês. Com vida útil de acima de 20 anos, as telhas são resistentes até a chuva de granizo. 

Além disso, as células fotovoltaicas são capazes de produzir energia até em dias nublados, com pouco sol. 

Com o lançamento, a empresa se junta à SolarCity, subsidiária da Tesla, que também produz telhas fotovoltaicas. 

Saiba tudo sobre as telhas solares da Eternit!

Telha fotovoltaica de empresa brasileira produze energia para a casa

Telha solar Eternit
Imagem: Divulgação – Eternit

A empresa brasileira Eternit irá lançar a primeira telha fotovoltaica do Brasil. As telhas são feitas de concreto e contam com células fotovoltaicas, capazes de produzir energia para residências. 

Cada telha fotovoltaica tem 9,16 Wp (watt-pico) de potência. Este modelo de telhado utiliza 7,5 telhas por m² e cada uma produz 1,15 kWh por mês. 

As telhas fotovoltaicas têm boa performance mesmo em condições não tão favoráveis, como com baixa inclinação do sol, luz inclinada, luz refletiva e indireta e em dias nublados. 

Elas são à prova de vazamentos, chuva de granizo e pisamento. Estarão disponíveis em 2 acabamentos: clássica com textura natural e de telha, e performance, com uma fina camada de resina que proporciona alta durabilidade. 

As telhas solares são feitas com uma tecnologia de silício monocristalino e a vida útil passa de 20 anos, segundo a empresa. 

A instalação é simples e não requer mão de obra especializada, além de não ser necessária manutenção. Porém, recomenda-se a limpeza a cada 6 meses. 

Com a compra das telhas, a empresa fornecerá o sistema completo para que elas gerem energia. O tempo de garantia ainda não foi divulgado. 

Quantas telhas são necessárias por telhado

A quantidade de telhas fotovoltaica a serem instalados por telhado vai depender de algumas variáveis, como quantidade de energia que se deseja produzir, inclinação e orientação do sol, além da localização da casa. 

Durante a Intersolar, congresso internacional sobre energia solar, a Eternit demonstrou um sistema composto por 36 telhas e um microinversor de 600 W. Com esse layout, as telhas geram 41,4 kWh por mês a uma potência de 330 Wp. 

Um projeto normalmente conta não só com as fotovoltaicas, mas com telhas comuns, desde que sejam do mesmo modelo. 

Para se ter uma ideia, uma casa pequena pode usar entre 100 a 150 telhas fotovoltaicas. 

Enquanto isso, casas de médio e alto padrão podem contar com entre 300 a 600 telhas solares. 

A inovação da Eternit ainda está em fase de instalação em projetos-piloto e projeto da fábrica para a produção em larga escala. 

A previsão de venda é para o primeiro semestre de 2020. Porém, no primeiro momento, as telhas serão comercializadas apenas para projetos-piloto em clientes selecionados. 

Ainda não há valor definido para as telhas fotovoltaicas. 

Como as telhas fotovoltaicas podem beneficiar carro elétricos

Com telhas solares, uma casa pode não só ter energia para as necessidades da própria residência. 

Para quem tem carros elétricos, será possível usar a energia solar para o carregamento do veículo.

Essa tecnologia, apesar de ser inovadora no Brasil, já é conhecida nos EUA através da SolarCity, subsidiária da tesla que já produz esse tipo de talhado. Clique aqui e saiba mais!