Carros de passeio movidos unicamente por um motor de combustão fóssil, especialmente a gasolina, estão para se tornar coisa do passado.
O desenvolvimento tecnológico e o apelo crescente por um consumo ecológico e responsável nos traz cada vez mais veículos equipados com motores elétricos e híbridos, numa tendência que não vai parar de crescer.
Vamos conhecer um pouco mais sobre este novo cenário, e porque os carros híbridos são a aposta certa para um futuro melhor.
O que você vai ver aqui:
Diferença entre motor elétrico e híbrido
Primeiramente, precisamos compreender bem o que distingue o motor elétrico de um motor híbrido.
As baterias do motor elétrico são responsáveis por transformar energia elétrica em energia mecânica, permitindo que o veículo se movimente com zero emissão de gases poluentes.
O carro elétrico é movido apenas por um motor elétrico, dispensando um motor secundário que funcione a base de combustão. O que pode variar é a forma como o motor elétrico irá captar e gerar energia, mas a sua propulsão é exclusivamente elétrica.
Os carros híbridos, como o nome já sugere, combinam de maneira inteligente dois tipos de motores, um elétrico e outro a combustão, para gerar energia de movimento para o carro.
Sistemas de recuperação e reutilização de energia, como a frenagem recuperativa, aumentam ainda mais a eficiência do automóvel.
Uma central garante a utilização eficiente dos dois sistemas de motores, funcionando de maneira conjunta ou independente.
O motor elétrico irá atuar como complemento ou até mesmo como substituto do motor a combustão, conforme as demandas de potência e consumo, além das características próprias de cada modelo.
Economia inovadora
Os carros elétricos e híbridos representam um grande avanço automobilístico na redução de impacto ambiental e utilização de energia limpa.
As novas tecnologias disponíveis superam largamente em eficiência e economia os convencionais motores à combustão (de gasolina, diesel e etanol), e são a resposta para um futuro mais verde.
Temos nesta nova geração de veículos com motores elétricos e híbridos uma solução possível para reduzirmos nossa dependência do petróleo, aumentar nossa eficiência de transporte e diminuir a emissão de poluentes.
Consumo em carros híbridos
Os modelos híbridos e seu uso inteligente dos dois motores utiliza conceitos de recuperação energética imprescindíveis para evitar o desperdício de energia.
Além disso, o motor elétrico é utilizado em situações em que o consumo de combustível seria maior, como arranque do veículo e baixa velocidade.
As frenagens e a queima dos combustíveis geram um excesso de energia no sistema. Nos modelos híbridos, as baterias coletam e reutilizam essa energia, garantindo maior eficiência energética e economia ao usuário.
Os carros híbridos são os verdadeiros campeões quando se fala em economia e consumo sustentável.
A combinação inteligente dos motores elétricos e a combustão permite que a eficiência energética dos veículos híbridos seja incomparável, sobretudo nas cidades (chegando a quase 19 km/l), onde a velocidade média é mais baixa e o arranque é constantemente exigido.
Dados obtidos não só no exterior, como no Brasil, comprovam a superioridade dos veículos híbridos no quesito consumo.
Prius e Ford Fusion Hybrid, opções mais compradas no Brasil
O mercado brasileiro engatinha neste novo cenário, e o maior problema enfrentado pelos consumidores são os preços salgados dos carros elétricos e híbridos.
O prestigiado Prius, fabricado pela Toyota, é atualmente o carro híbrido mais vendido no Brasil. Apesar do preço alto (custa em média 120 mil reais), o carro já começa a ser visto pelas ruas das grandes cidades.
Seu desempenho econômico excelente (17 Km/l na estrada e 18,9 na cidade) são seu grande atrativo.
Diferentemente do Prius, que foi concebido já como um veículo híbrido, o Ford Fusion Hybrid é um veículo que sofreu adaptações, mas garante um bom rendimento.
O Hybrid não apresenta uma alternância de motores tão fluida, sendo superior ao Prius na estrada, quando o veículo pode desenvolver maiores velocidades.
Consumo em carros elétricos
Os motores elétricos geram uma energia limpa, já que não dependem da queima de combustível para funcionarem. Basta ligar na tomada e carregar a bateria para que seu veículo possa rodar com uma autonomia razoável, e cada vez melhorada.
A economia e superioridade dos motores elétricos em relação a motores de combustão é facilmente observada considerando-se o preço médio da gasolina e da energia (medida em kWH) e o rendimento dos motores.
Artigo científico sobre o tema
O estudo que apresentamos agora nesta reportagem aborda a demanda crescente por veículos elétricos, sua relação com a necessidade de se reduzir os impactos ambientais e a dependência de combustível fóssil.
É discutido também o esforço necessário que deve ser feito a nível governamental e legislativo para que os carros elétricos sejam promovidos e o acesso a eles seja facilitado.
O artigo corrobora a previsão de que muito em breve estes veículos irão entrar em massa no mercado, especialmente em áreas muito populosas com problemas crônicos de qualidade do ar.
Ainda, o estudo aponta que os veículos elétricos possuem maior eficiência quando utilizados em espaços urbanos.
Finalmente, o autor sugere que o motorista de carro elétrico pode fazer um balanceamento entre o tempo de viagem estimado e o consumo de energia.