A utilização de veículos elétricos é uma realidade para a cidade chinesa de Shenzhen e já atingiu também os transportes coletivos.
Os ônibus elétricos compõem atualmente a totalidade da frota da cidade.
A China vem buscando reduzir suas taxas de poluentes. O caminho adotado, no caso dos transportes públicos, foi a opção por veículos elétricos.
Além de contar com uma frota de ônibus 100% elétrico, Shenzhen busca a eletrificação total de seus táxis.
Atualmente a cidade conta com mais de 60% de táxis elétricos em sua frota.
Saiba mais sobre a cidade chinesa que está revolucionando com suas frotas de veículos elétricos.
O que você vai ver aqui:
- 1 Shenzhen, na China, é a primeira cidade do mundo a adotar uma frota de ônibus 100% elétrica
- 2 A China contra a poluição: ônibus elétricos de Shenzhen podem reduzir mais de 1 tonelada de CO2
- 3 Energia limpa subsidiada: Shenzhen investe mais 400 milhões em mobilidade elétrica
- 4 Cidade chinesa planeja frota 100% elétrica de táxis até 2020
- 5 Ônibus elétrico já é realidade no Brasil com frota em Uberlândia
Shenzhen, na China, é a primeira cidade do mundo a adotar uma frota de ônibus 100% elétrica
A China vem apresentando constantes inovações no ramo da mobilidade impulsionada pela eletricidade.
A cidade de Shenzhen é a primeira em todo o mundo a contar com uma frota de ônibus totalmente elétrica.
E não se trata de números pequenos. A frota da cidade chinesa é composta por 16 mil veículos.
Para carregar todos eles foram construídos 510 pontos de recarga. No total conta-se com mais de 8000 carregadores para poder suprir toda a frota.
Somente no terminal Rodoviário de Qinghu foi colocado, pelo Western Bus Group, mais de 30 carregadores.
Isso permite que mais de 300 ônibus sejam carregados por dia.
Neste terminal o carregamento total de cada um dos ônibus leva cerca de duas horas.
Praticamente todas as linhas na cidade chinesa apresentam pontos de carregamento, facilitando a operacionalização do sistema.
O modelo de veículos utilizados em Shenzhen conta com cerca de 250 km de autonomia.
A China contra a poluição: ônibus elétricos de Shenzhen podem reduzir mais de 1 tonelada de CO2
Não é novidade que os índices de poluição na China são alarmantes e vivem sempre muito próximos dos limites suportáveis.
Porém, desde 2014 o país como um todo vem buscando alternativas para contornar este problema.
Nesta direção a China vem trabalhando na busca pela utilização de energia renovável, investindo desde então em formas de energias menos poluentes.
Por este motivo também não são poucos os subsídios governamentais às empresas de transporte chinesas para a adoção dos veículos elétricos.
A redução da emissão de CO2 é considerada o grande objetivo (além de grande combate a outros agentes poluentes).
A cidade chinesa de Shenzhen está na vanguarda desse movimento.
No total, o uso dos veículos elétricos poderá economizar 345 toneladas de combustível.
Além disso, será possível reduzir 1,35 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono.
Energia limpa subsidiada: Shenzhen investe mais 400 milhões em mobilidade elétrica
Foi preciso grande incentivo, em termos monetários, dos poderes públicos para que fosse adotado o modelo de transporte público com energia limpa.
Somente em 2017, a cidade chinesa investiu mais de 3,3 bilhões de yuans, equivalente a 490 milhões de dólares, em subsídios para a utilização dos ônibus (e táxis) elétricos e na construção de instalações de recarga.
Estes investimentos devem continuar até 2020, quando também deve estar finalizada a substituição dos táxis para o sistema elétrico.
Para reduzir o impacto inicial de investimentos as empresas de transporte optaram pelo sistema de aluguel de veículos junto à montadora do modelo.
Cidade chinesa planeja frota 100% elétrica de táxis até 2020
A frota de veículos elétricos destinados a táxis em Shenzhen também devem atingir o patamar de 100% até 2020.
Atualmente, a cidade já conta com mais de 12 mil táxis elétricos, o que representa cerca de 62,5% de toda a frota.
Grande parte desses carros são do modelo e6 da BYD, já disponível no Brasil para frotistas.
Ônibus elétrico já é realidade no Brasil com frota em Uberlândia
O Brasil também vem caminhando, ainda que não na velocidade merecida, no sentido de introduzir veículos elétricos em sua frota de ônibus.
A cidade de Uberlândia (MG) já conta com uma frota de ônibus elétricos de uso contínuo. Eles fazem parte de um projeto de substituição gradual dos veículos à diesel.
É a primeira cidade do Brasil a implementar a novidade de forma permanente.
Os modelos utilizados na cidade de Uberlândia são produzidos em parceria entre a empresa BYD e a Caio, na cidade de Botucatu (SP).
Os ônibus elétricos de Uberlândia contam com dois motores de 300 Kw ou 420 cavalos.
Além disso contam com autonomia de 280 Km e carregamento entre 3 e 4 horas.
Apesar de estar progredindo, o Brasil ainda perde feio para a cidade chinesa de Shenzhen, que está transformando a chamada utopia dos elétricos em realidade.