Volterio Inova na forma de Carregar Carro Elétrico. Carregador de carro elétrico

Volterio Inova na Forma de Carregar Carro Elétrico

A empresa Australiana, Volterio, decidiu inovar na forma carregar carro elétrico. Ao contrário do que vemos por aí, a tecnologia empregada pela empresa não necessita de cabos para recarregar os veículos.

O principal objetivo da empresa é entregar um produto para recarga automática de carros elétricos sem a menor necessidade de contato humano.

Para isso, ela desenvolveu um carregador de carro elétrico que funciona por conta própria, sem a necessidade de ser manuseado.

Volterio Inova na forma de Carregar Carro Elétrico. Carregador de carro elétrico
Fonte: Volterio

Em suma, o aparelho lembra uma pequena tampa de pírex e deve ser instalado onde o carro elétrico irá estacionar. O carregador de carro elétrico da Volterio faz todo o trabalho para o motorista automaticamente.

Olhando para o aparelho e pela sua forma de atuação, é fácil pensar na precisão necessária para utilizá-lo.

No entanto, o dispositivo é muito inteligente, sendo capaz de fazer o serviço mesmo que o motorista tenha errado o alvo.

Veja também: Recarga gratuita: Ipatinga inaugura ponto de recarga para elétricos!

Como o Carregador de Carro Elétrico Volterio funciona?

Para carregar carro elétrico com o dispositivo da Volterio, basta estacioná-lo em cima do aparelho.

Na verdade, o dispositivo em si conta com duas partes: uma fica no solo e outra dentro do veículo, em baixo do capô. Assim, por meio de algumas compensações de localização, sempre haverá recarga do carro elétrico.

Quando o carro elétrico se aproxima para fazer uso do dispositivo, uma conexão WLAN entre os aparelhos dentro e fora do carro ocorre, acionando um mecanismo de recarga inteligente.

A estação de recarga é guiada por ondas ultrassônicas, além de um sistema de micronavegação para ajudar o robô a acertar o local da recarga.

Volterio Inova na forma de Carregar Carro Elétrico. Carregador de carro elétrico
Fonte: Volterio

Além disso, o robô é desenhado para compensar qualquer problema no quesito posicionamento do carro, facilitando ainda mais o processo de carregar carro elétrico.

Outra dúvida comum diz respeito à orientação do carro. De fato, é possível pensar que existe uma forma correta para estacionar o carro e, caso contrário, o dispositivo não irá funcionar.

No entanto, a empresa Volterio também pensou nisso. É possível carregar carro elétrico independente de sua orientação.

Segundo a empresa, esse carregador de carro elétrico terá como alvo todo o mercado, não apenas compradores de carros de luxo ou exóticos.

Veja o procedimento de recarga do carregador Volterio:

  • Quando o veículo está a menos de 5 metros do carregador, um sistema de guia é acionado para facilitar o posicionamento.
  • Ao estacionar, o conector é exposto e começa sua busca pelo dispositivo interno do carro elétrico.
  • Por meio de um sistema de micronavegação, o carregador de carro elétrico localiza o dispositivo alvo.
  • O dispositivo faz o acoplamento por meio de um sistema de elevação, dando início ao carregamento do carro elétrico.

Veja também: Lightyear One: conheça o primeiro carro movido a energia solar!

A união entre o carregamento por cabo e por indução

O carregador de carros elétricos da Volterio é revolucionário por um motivo muito especial: ele une harmoniosamente as vantagens da recarga por cabo e por indução.

No entanto, por conta de sua estrutura de funcionamento, mesmo fazendo uso de ambas as tecnologias, ele não possui nenhuma de suas desvantagens.

Dessa forma, ele possui uma alta capacidade de recarga, baixo custo e baixas perdas de eletricidade, assim como o fato de ser totalmente automático e confortável.

Volterio Inova na forma de Carregar Carro Elétrico. Carregador de carro elétrico
Fonte: Volterio

Baixa eficiência, componentes caros, baixa capacidade de recarga e outras demais desvantagens da indução são colocadas de lado. Da mesma forma, plugs diferentes, comprimento de cabo e assim por diante também o são.

Essa união de tecnologias torna o carregador da Volterio único e inovador, assim como um marco para o mercado de carros elétricos mundial.

veja também: Micro-ônibus elétrico: Conheça o County Electric da Hyundai!

Características do Carregador Volterio

Algumas das características do carregador de carro elétrico da Volterio foram destacadas acima, mas agora iremos falar um pouco de sua parte técnica. Veja abaixo as principais características desse produto:

  • É sabido que 90% das recargas são feitas em casa e, por isso, o Volterio pode tornar essas recargas automatizadas com facilidade.
  • A tecnologia consegue recarregar carros elétricos fazendo uso de altas tensões, como 22 kW para AC e mais de 100 kW para DC.
  • Ao carregar carro elétrico, em contraste com carregadores por indução, o Volterio praticamente não apresenta perda de energia durante o processo.
  • O aparelho é muito resistente e desenhado para ser a prova de corrosão, sujeira e umidade. Além disso, ele é encapsulado, garantindo que não dará choque em quem tocá-lo.
  • Ambas as unidades do equipamento são fáceis de instalar, em especial a base que fica no solo, sendo literalmente plug and play.
  • Mesmo sendo uma tecnologia de ponta, ele será lançado com o objetivo de disputar mercado. Assim, seu preço será bastante atrativo para o consumidor.
  • O aparelho apresenta bastante compatibilidade com várias formas convencionais de recarga, além de usar os mesmos padrões de comunicação.

E aí, o que achou dessa nova forma de carregar carro elétrico? Nós adoramos esse novo carregador! Deixe nos comentários sua opinião sobre esta nova tecnologia.