carro-solar-lightyear-one

Lightyear One: conheça o primeiro carro movido a energia solar!

O Lightyear One surpreendeu a todos com a proposta de ser o primeiro carro movido a energia solar. 

Sim! O carro conta com painéis solares em seu teto, mas também pode ser carregado na tomada. 

O veículo tem autonomia de 725 km com apenas uma carga. Além disso, consegue aumentar seu alcance por meio dos painéis solares. Para complementar, o carro vai de zero a 100 em 10 segundos.

Sua aparência é bem diferente do que estamos acostumados para um carro elétrico, tendo semelhanças com modelos mais antigos.

Para entregar o que promote, a empresa desenvolveu uma tecnologia inovadora de painéis solares. Assim, em vez de funcionar como uma placa única, o painel consiste de diversas placas menores e independentes.

De acordo com a empresa, isso garante uma melhora na eficiência de 20% em relação aos painéis convencionais. Saiba tudo sobre o Lightyear One!

Carro solar Lightyear One tem autonomia impressionante

lightyear-one
Credit: Lightyear

O Lightyear One é um carro de passeio que recarrega suas baterias com energia solar. De acordo com a empresa holandesa, Lightyear, o carro é capaz de percorrer 725 km utilizando apenas uma carga de bateria. Vale dizer que essa autonomia é baseada no ciclo WLTP.

Suas dimensões são um pouco extravagantes, contando com 5,06 metros de comprimento, cerca de 20 centímetros a mais do que o Ford Fusion.  Além disso, tem capacidade para transportar até 5 pessoas, e seu funcionamento é parecido com o de um elétrico convencional.

No entanto, além de poder fazer a recarga na tomada, também recarrega com seus painéis solares. É estimado pela empresa que 1 hora no sol garante 12 km de autonomia

Ao todo, o carro conta com quatro motores elétricos, um em cada roda. As especificações técnicas não foram liberadas pela empresa, mas ela destaca a capacidade de ir de 0 a 100 km/h em 10 segundos.

Fase de testes

O Lightyear One se encontra em fase de testes, por enquanto. Sua previsão de entrar no mercado automobilístico é para 2021. As 500 primeiras unidades são chamadas de Pioneer Edition, e para ter um desses será preciso desembolsar cerca de 119.000 euros (R$ 516 mil).

A tecnologia de energia solar não é apropriada para alimentar baterias de veículos elétricos, por isso o veículo ainda está em teste. A

Algumas fabricantes se propuseram a elaborar carros parecidos, como a Toyota e a Sono Motors.

O grande problema é o seguinte: a velocidade de conversão da luz em energia é mais lenta do que o consumo de eletricidade pelo veículo. 

Dessa forma, um carro movido apenas por energia solar se torna inviável. No entanto, isso não impede de usar placas solares para conseguir expandir a autonomia das baterias.

Lightyear One mostra eficiência e resistência

carro-solar
Credit: Lightyear

A empresa apresentou alguns diferenciais do Lightyear One que podem ser interessantes para quem planeja adquirir um carro elétrico. Veja a lista abaixo:

  • Liberdade de estações de recarga
  • Placas solares mais eficientes
  • Quilometragem extra
  • Energia elétrica para emergências
  • Resistência a altas temperaturas

Vamos discutir com mais detalhes cada um desses tópicos:

Liberdade de estações de recarga

Embora a palavra “liberdade” seja muito forte neste contexto, temos que concordar que a tecnologia do Lightyear One garante mais independência de estações de recarga. Como dito anteriormente, o carro conta com painéis solares que são capazes de recarregar suas baterias.

No entanto, mesmo assim, ainda será necessário visitar algumas estações de recarga, pois a grande parte da energia elétrica será retirada delas.

Placas solares mais eficientes

De acordo com a empresa, o Lightyear One conta com uma tecnologia de painéis solares mais eficiente. É muito mais apropriada do que os painéis convencionais. 

Além disso, a Lightyear diz que suas placas são 20% melhores do que as comuns. O motivo para isso seria uma funcionalidade onde cada parte da placa funcionaria de forma independente.

Quilometragem extra

A quilometragem extra é uma inovação do Lightyear One, por ter as placas solares. Ao todo, são calculados em torno de 12 km por hora de exposição ao sol.

Porém, devemos lembrar que esse valor varia muito de região para região do mundo. Em alguns momentos, não será possível atingir esse número devido às condições climáticas.

Energia elétrica para emergências

Ficar parado na estrada por falta de energia elétrica é, de longe, um dos maiores medos de quem quer ou já possui um carro elétrico.

A energia elétrica para emergências do Lightyear One é cedida pelos painéis solares, que sozinho é capaz de mover o carro a até 20 km/h.

Resistência a altas temperaturas

A tecnologia dos painéis solares aguenta altas temperaturas sem perda de eficiência. Esse foi mais um problema resolvido dos painéis solares convencionais, que tendem a ser menos eficiente em altas temperaturas.

As reservas do carro solar da Lightyear já estão abertas e a previsão de entrega é para 2021. Por enquanto, não há previsão para chegada no Brasil.

E você, o que achou do carro solar Lightyear One? Deixe sua opinião nos comentários!