Caminhões elétricos da Tesla e Nikola enfrentarão rivalidade no mercado

Caminhões elétricos da Tesla e Nikola enfrentarão rivalidade no mercado

As empresas de veículos elétricos Tesla e Nikola prometem uma chacoalhada no mercado tradicional de caminhões. Ambas as empresas estão desenvolvendo seus caminhões de emissão zero para disputar mercado, mas cada empresa tem uma estratégia própria. A Tesla aposta em caminhões elétricos e a Nikola prefere hidrogênio.

Embora caminhões elétricos seja uma tecnologia fora do comum, várias fabricantes tradicionais de caminhões estão de olho no mercado. Dessa forma, a disputa será acirrada até mesmo para a maior fabricantes de elétricos do mundo.

Quando a Tesla lançou seu Model S, a disputa de mercado foi facilmente dominada. Na época o carro da Tesla era o único elétrico de longo alcance, ou seja, praticamente não havia rivais para ele. Isso não vai acontecer com o lançamento de caminhões elétricos.

Veja também: Tesla é a Montadora mais Valiosa do Mundo!

Várias fabricantes estão desenvolvendo caminhões elétricos

A exclusividade da tecnologia de caminhões elétricos ou de emissão zero, para ser mais genérico, não ficará sob posse apenas da Nikola ou Tesla. Na verdade, existem várias marcas que desejam entrar nessa disputa, e algumas delas já estão bem adiantadas.

As marcas de caminhão pertencentes à PACCAR, incluindo Peterbilt, DAF e Kenworth, estão implantando tecnologias de eletrificação no mundo real. Além disso, a estratégia é fazer uso dessa tecnologias em larga escala, segundo CEO da PACCAR. Já foram testados mais de 60 protótipos.

Caminhão DAF VDL CF Eletric. Fonte: dacaminhões.com.br

No entanto, até o momento apenas caminhões de menor porte estão atuando, como o caminhão elétrico de lixo da DAF. Esse detalhe poderia ser uma brecha para as fabricantes Tesla e Nikola, mas a tecnologia pode ser facilmente adaptada para caminhões maiores.

Os primeiros modelos de caminhões a bateria da PACCAR serão fabricados no ano que vem. Para isso, serão usadas fábricas existentes para a produção; a venda dos veículos será feita pela rede de concessionárias existente.

Fora as empresas citadas, a Freightliner está adiantada na fabricação de caminhões eletrificados e já construiu uma frota desses veículos para teste. Além disso, a Volvo Truck afirmou que trará caminhões elétricos a América do Norte. A disputa vai ser muito grande nos próximos anos.

Veja também: Motos elétricas da nordestina Voltz chegam a São Paulo!

Tesla e Nikola estão atrasadas

A fabricante Tesla anunciou que fará a produção de caminhões eletrificados no Texas, enquanto a Nikola acabou de abrir uma nova fábrica no Arizona e pretende entregar alguns caminhões movidos a gás em alguns anos.

Embora sejam notícias animadoras, é possível ver o quanto ambas as fabricantes estão atrasadas para conquistar este mercado. Suas rivais estão no mesmo estado ou até melhor do que elas no quesito desenvolvimento. Assim, quando seus caminhões entrarem no mercado, pode ser que não sejam novidades tão aguardadas como são hoje.

Caminhão elétrico Tesla Semi. Fonte: tesla.com/semi

Quando a Tesla lançou seu Model S, ela revolucionou um dos mercados mais conceituados do mundo. Poder carregar seu veículo diretamente na tomada de sua casa é algo espetacular e brilhante. Porém, hoje essa tecnologia está se tornando comum, e não é para menos que Elon Musk busca novidades extravagantes, como defesa contra armas biológicas.

Lançar um caminhão elétrico em meio a vários outros não será uma boa estratégia para ambas as empresas. Será que elas possuem alguns segredos e não querem nos contar?