Já ouviu falar da BYD? A gigante chinesa entrou para o mercado de carros elétricos e vem desafiando a Tesla trazendo carros de qualidade e a preços menores.
Nesse artigo, vamos trazer um pouco sobre o mercado de carros elétricos e como a BYD vem crescendo e se tornando forte concorrente da maior fabricante desse segmento, a Tesla.
Os veículos elétricos da BYD vêm se mostrando com uma tecnologia eficiente , porém com preços mais acessíveis aos consumidores.
Além disso, vamos trazer alguns dos carros destaques da montadora, como o e5 e e6, além dos ônibus elétricos da marca que já estão presentes em nossa terra.
Vamos conhecer um pouco mais sobre a BYD? Nos acompanhe!
O que você vai ver aqui:
BYD produz carros elétricos inovadores pela metade do preço de carros da Tesla
Há pouco tempo atrás, a Tesla tornou-se a pioneira mundial na fabricação de carros elétricos.
Enquanto as demais marcas de carros estavam ainda em seus projetos de protótipos de carros híbridos ou 100% elétricos, a Tesla já estava lançando seus carros ultra tecnológicos. O futuro tinha chegado com a Tesla.
A China, como sempre, surpreendente, já estava trabalhando em sua linha de carros elétricos com a BYD.
Com o lançamento de sua frota de carros, caminhões, ônibus e empilhadeiras, a montadora chinesa está se destacando no mercado.
Segundo os dados mostram, é a vice-líder de vendas e seu crescimento nos últimos anos tem se tornando exponencial.
Atualmente, a Tesla ainda é a líder mundial na fabricação e venda nesse mercado, porém já está de olho na onda gigante, chamada BYD, que está invadindo o mundo.
BYD domina mercado chinês de carros elétricos
A BYD (Build Your Dreams – Construa Seus Sonhos) é uma empresa fundada em 1995. Ela está na lista das Bolsas de Valores de Hong Kong e Shenzhen, onde fica sua sede.
A montadora chinesa começou no ramo da fabricação de aparelhos e componentes eletrônicos e baterias recarregáveis.
A empresa também entrou no ramo automobilístico, com a fabricação de veículos movidos a gasolina, partindo para o ramo dos híbridos e elétricos.
Além disso, a BYD trabalha com o desenvolvimento de produção e armazenamento de energias renováveis.
A empresa chinesa tem hoje cerca de 190 mil funcionários e 22 parques industriais dentro e fora da China, distribuídos em 170 milhões de metros quadrados.
Suas vendas são estimadas em US$ 9 bilhões ao ano. O que podemos ressaltar é que a BYD domina o mercado chinês de carros elétricos, que são extremamente atrativos aos consumidores.
Isso porque são carros bonitos, confortáveis e tecnológicos, e o melhor, são mais baratos que os carros elétricos da Tesla.
Diferente da Tesla, a BYD conta com modelos de carro elétrico com design mais tradicional. Os veículos da montadora são mais direcionados ao “público comum”.
Apesar disso, os carros elétricos da montadora são tecnológicos e potentes, além de poderem custar até metade do preço dos carros da Tesla.
Hoje temos uma corrida comercial no mercado de carros elétricos e a BYD está a cada dia mais perto dos números da Tesla.
Por ano, a montadora chinesa produz cerca de 100 mil carros elétricos, vendidos ao redor do mundo.
Tanto avanço fez com a Tesla, no segundo semestre de 2018, iniciasse a construção de uma planta em Xangai. Pode ser essa uma forma de acirrar a concorrência?
BYD constrói fábricas ao redor do mundo, inclusive no Brasil
Vale lembrar que a montadora chinesa tem 20 fábricas no mundo. 14 na China e 6 distribuídas na Síria, Rússia, Egito, Estados Unidos, Sudão e Brasil, em Campinas.
Ainda, a BYD tem escritórios na Coreia, Dinamarca, Finlândia, Hungria e Canadá.
Quando a montadora anunciou a instalação de uma fábrica no Brasil, muitos imaginaram que de fato a empresa abriria uma fábrica de veículos elétricos.
Porém, não foi bem assim. A empresa passou a fabricar no Brasil painéis solares, baterias de fosfato de ferro e lítio e os ônibus elétricos, que vamos destacar mais adiante.
Os veículos elétricos da BYD vendidos no Brasil, hoje, são importados da China, o que não quer dizer que no futuro a fabricação de carros elétricos por aqui não aconteça.
Carros elétricos BYD: conheça os principais modelos
A seguir vamos apresentar os principais modelos de veículos elétricos produzidos pela BYD.
BYD e6: o primeiro táxi elétrico do mundo
Primeiro táxi elétrico do mundo, o e6 está presente em 55 países como Estados Unidos, Costa Rica, China, Uruguai e Brasil.
Em nosso país, esse carro elétrico está sendo oferecido para serviços de aluguel de automóveis e para taxistas.
A primeira cidade a usar o e6 como táxi foi Campinas, onde encontra-se a fábrica da montadora no Brasil.
Outras cidades que já contam com veículos BYD e6 rodando nas ruas são Fortaleza, Curitiba e São Paulo.
Em São José dos Campos, por exemplo, o e6 e e5 fazem parte da frota de veículos da Guarda Municipal.
A velocidade máxima do e6 é de 140 Km/h, dez a mais que o e5, além de oferecer uma autonomia de 400 km. Seu carregamento é feito em duas horas.
Para carregá-lo 100%, o motorista gasta em média R$ 30,00 em consumo de energia, ou R$ 0,075 por km rodado.
Isso gera uma economia de cerca de 80% quando o comparamos com veículos movidos a gasolina.
As dimensões do e6 são de uma minivan, 4,6 metros de comprimento, 1,6 de altura e 1,8 de altura, sendo que 2,3 metros é a distância entre os eixos.
O e6 é um veículo que pode acomodar cinco pessoas confortavelmente. Seu porta-malas tem capacidade de 450 litros.
O carro ainda conta com ar condicionado, que diminui a autonomia para 300 km. Painel digital com nível de carga e várias entradas UBS são outros itens incluídos.
Como funciona o mecanismo de vendas do e6 para taxistas e frotistas?
Segundo a BYD, o e5 e e6 não são vendidos diretamente para os consumidores. O foco é a venda para taxistas e frotistas.
O mecanismo de venda funciona da seguinte forma. A BYD vende o carro a um real para motoristas desse segmento.
Após essa venda, os motoristas devem pagar uma espécie de aluguel de R$ 2 mil mensais.
É como se a BYD estivesse locando sua frota de veículos para os taxistas e frotistas trabalharem.
Esse cálculo, segundo a marca, foi feito levando em consideração a classe de motoristas, seus ganhos médios e o gasto do veículo.
Em vista desse acordo, é estimado que o valor do e6 seja de aproximadamente 270 mil reais.
BYD e5: sedã médio elétrico
O BYD e5 foi lançado em 2015 e é o irmão elétrico de Su Rui, modelo movido a gasolina.
Ele foi desenhado pensando em automóveis como o Corolla da Toyota. O e5 tem 4,68 metros de comprimento, 1,50 m de altura e 1,75 de largura.
Seu motor síncrono, de corrente alternada, gera 217,5 cv e 31,6 mkgf de torque.
Suas baterias são de fosfato de ferro lítio e tem uma capacidade de 47,5 kWh. Isso gera uma autonomia de percurso de 300 km.
Para obter carga completa, o carro da montadora chinesa precisa ficar plugado em um carregador por uma hora e meia.
O e5 apresenta direção elétrica e freios que utilizam discos ventilados na frente e sólidos atrás.
Segundo especialistas do site quatro rodas, o e5 é um sedan médio de direção e suspensão leve e macia. Assim como o e6, o e5 também é utilizado como táxi.
O torque do carro traz aceleração rápida. O veículo chega a 100 km/h em 7,6 segundos.
Se compararmos com o Corolla 2.0 da Toyota, que gasta 10,2 s para chegar aos 100km/h, o e5 se mostra um carro excelente, superando modelos mundialmente conceituados.
No Brasil, é possível encontrar o e5 na versão 300 por R$ 230 mil, vendido para frotistas. Na China há outras versões.
Os equipamentos de série ao adquirir um e5 são dois airbags dianteiros, assistente de partida em rampa, sistema de som, luz de posição LED, faróis de neblina, volante multifuncional e rodas de aro 16.
Ônibus elétricos em Uberlândia: prefeitura anuncia compra de frota
No final de agosto de 2018, a cidade de Uberlândia (MG) anunciou a compra de uma frota de ônibus fabricada pela BYD.
Uberlândia será a primeira cidade do país a utilizar uma frota de ônibus elétricos para o transporte da população.
Ao todo foram comprados oitos ônibus. A prefeitura prevê, em projeto aprovado na câmara, que dentro de pouco tempo todos os ônibus movidos a diesel serão substituídos pelos elétricos.
Os ônibus apresentam carroceria de 13,2 metros de comprimento e podem transportar até 90 passageiros.
A bateria fica no assoalho do ônibus, garantindo mais espaço para os passageiros. Além disso, a potência do veículo é de 420 cv.
Ao contrário dos primeiros ônibus fabricados na França, essa nova frota tem autonomia de 280 Km.
A vida útil da bateria é de 15 anos. O tempo de recarga da bateria leva cerca de três a quatro horas.
Sem dúvida a utilização de ônibus elétricos para o transporte de passageiros é um marco histórico para o Brasil.
De acordo com a BYD, cada ônibus elétrico diminui cerca de 1,8 toneladas de CO2 lançados no ambiente.
Isso equivale ao plantio de 11 árvores por ano/ônibus. Para saber mais sobre essa novidade, clique aqui leia o post completo!
Por enquanto, os veículos da BYD são vendidos apenas para frotistas. Porém, o Brasil já está ganhando novas opções de carros elétricos vendidos para o público geral.
Confira, neste infográfico, todos os carros elétricos disponíveis por aqui em 2019!
Com ônibus e carros elétricos espalhados pelo mundo, a BYD mostra que pode se tornar uma grande potência, juntamente com a Tesla e outras grandes montadoras.