Barcelona-não-permitira-carros-poluentes

Barcelona não permitirá veículos poluentes em 2020

Barcelona está tomando uma medida importante para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos!

Os veículos poluentes que mais pesam na hora de contabilizar a poluição de uma cidade são sempre os mais antigos.

Dessa forma, temos caminhonetes antigas que utilizam diesel como combustível que parecem trens movidos a carvão.

No entanto, carros antigos que fazem o uso de gasolina não se saem melhor.

A razão disso é a tecnologia empregada nesses veículos. Não era o foco do projetista elaborar um veículo pouco poluente. O intuito, até um tempo atrás, eram carros velozes e charmosos.

Porém, com a chegada dos carros elétricos no mercado, tudo mudou.

Não que eles estejam menos charmosos; nesse quesito alguns até melhoraram. Porém, quanto à poluição, ela nem sequer é mencionada.

Em 2020, grandes mudanças serão feitas na cidade de Barcelona para tentar diminuir a poluição do ar. Assim, veículos poluentes serão proibidos de circularem quando a poluição estiver alta.

Para não deixar o cidadão na mão, a administração dará gratificações para quem participar do programa.

A notificação da população ocorrerá tanto por canais convencionais quanto pela internet. Assim, ninguém poderá reclamar de não saber do aviso quando estiver sendo multado.

Essa iniciativa, embora seja um pouco incômoda, poderá aumentar a qualidade de vida de todos os cidadãos de Barcelona.

Saiba, a seguir, tudo sobre essa importante medida tomada pela cidade!

O que será feito contra os veículos poluentes em 2020, em Barcelona?

Para diminuir a poluição na cidade, a administração de Barcelona irá tomar medidas drásticas em 2020. O foco principal é diminuir a emissão de poluentes.

Um plano foi apresentado pela cidade, onde ocorrerá etiquetamento, reciclagem de veículos poluentes e fiscalização.

A ideia proposta pela administração é bloquear o uso de veículos poluentes na região metropolitana. Dessa forma, serão proibidos carros movidos a diesel, fabricados antes de 2006, e veículos que usam gasolina fabricados antes de 2000.

Também ocorrerá a classificação de veículos novos. Para tanto, sua emissão de poluentes será mensurada. Carros ecológicos, como híbridos e elétricos, também serão etiquetados.

moura-bateria-carro-elétrico

Visando incentivar a colaboração da população, será dado um bônus para quem entregar carros antigos nas mãos da reciclagem. De longe, os veículos poluentes principais são os antigos.

Além disso, ocorrerá uma gratificação, em caso de alta poluição na cidade, para quem utilizar o transporte público. A administração de Barcelona já adiantou que irá expandir o sistema de transporte público.

No caso da estratégia não funcionar bem e a poluição continuar subindo, haverá a proibição de uso para veículos poluentes. Para compensar, o valor do transporte público ficará mais barato nesse período.

É importante falar que uma gratuidade de um ano para o transporte público será dada para quem aderir ao programa.

Veja mais: Cybertruck: picape elétrica da Tesla é apresentada!

Como a população ficará sabendo dos avisos de poluição?

De acordo com a prefeitura de Barcelona, os avisos sempre chegarão até a totalidade da população.

Por conta deste esforço, ocorrerá uma intensa fiscalização na região metropolitana, onde serão aplicadas penalidades para quem infringir a lei.

A principal via de informação será a internet. Assim, os avisos vão vagar por todos os veículos de comunicação online à disposição da prefeitura.

Além disso, serão feitos anúncios em outros canais de comunicação, como rádio e televisão. Dessa forma, será difícil para o indivíduo alegar não ter recebido o alerta.

Vendo com cuidado o programa, podemos notar que se trata de um esforço para melhorar a vida do cidadão, e não para alimentar uma possível indústria da multa.

Veja mais: Moura irá montar módulos de bateria para carros elétricos!

Esta medida não é extrema demais?

Por um lado, temos o cidadão inconformado tendo que trocar de carro. Do outro, vemos pessoas que sofrem com problemas pulmonares agradecendo a medida.

O problema dos combustíveis fósseis é que, ao serem utilizados por veículos, emitem partículas que ficam suspensas no ar. Dessa forma, ao serem inspiradas, elas causam complicações no sistema respiratório.

Assim, viver em uma cidade poluída aumenta (e muito) as chances de problemas no sistema respiratório. Estatisticamente, a incidência de câncer de pulmão é maior em grandes centros urbanos.

Só para exemplificar, vamos pegar a cidade de São Paulo. De acordo com especialistas no assunto, a poluição na cidade é equivalente a fumar 2 cigarros por dia.

Fora o câncer de pulmão, temos enfisema, asma, e até mesmo bronquite crônica. O pior de tudo é não conseguir lutar, de igual para igual, contra os malefícios da poluição.

Pensando na cidade como um todo, a medida tomada pela prefeitura de barcelona é boa para a grande maioria das pessoas. Dessa forma, mesmo causando transtorno para alguns cidadãos, o benefício para a maioria irá compensar.

Assim, não se trata de um abuso de poder por parte da prefeitura, mas sim uma preocupação com a saúde dos cidadãos de sua cidade.

 E você, o que acha dessa decisão? Deixe seu comentário abaixo!