A Audi vai lançar no Brasil seu primeiro veículo totalmente elétrico, o e-tron. Ele é um SUV no estilo dos modelos anteriores lançados pela empresa.
No entanto, conta com alguns incrementos interessantes, como câmeras no lugar de retrovisores e um joystick como transmissão.
O modelo conta com um motor dianteiro de 170 cv e um traseiro de 190 cv. Ambos são elétricos. No entanto, o motor dianteiro só é usado em caso de necessidade.
Saiba tudo sobre esse incrível carro elétrico da Audi!
O que você vai ver aqui:
Câmera no lugar dos retrovisores
Buscando sempre inovação, a Audi decidiu alterar a forma como olhamos para os retrovisores.
Dessa forma, em vez do convencional espelho, implementou câmeras. Para verificar o que elas estão captando, basta olhar nos monitores presentes na porta do carro.
Os monitores podem ser alterados de acordo com o motorista, facilitando sua utilização.
Um dos problemas apontados dessa tecnologia é a confusão na hora de dirigir. Condutores experientes olham, naturalmente, para fora do carro. No entanto, as imagens ficam na porta, o que causa muita estranheza em um primeiro momento.
Outro ponto importante a ser falado é a falta de perspectiva. Mesmo que as câmeras sejam de última geração, elas não oferecem uma boa perspectiva como os espelhos.
No entanto, uma das vantagens do uso desse sistema é de noite. A visualização é muito melhor para o motorista, facilitando na hora de tomar decisões.
Para ter essa tecnologia em seu e-tron, é preciso desembolsar cerca de R$8000. Ou seja, não é uma parte fundamental do carro, mas sim um opcional.
Espaço interno do e-tron
Não existem dúvidas quanto a beleza e inovação do e-tron. No entanto, muitas partes importantes do veículo deixam a desejar.
O espaço interno é um deles. Assim, mesmo sendo um SUV de 4,9 metros de comprimento, seu espaço não é muito otimizado.
O e-tron comporta até 5 pessoas, mas a disposição dos lugares é meio estranha. Além disso, os bancos são muito duros, pecando um pouco no conforto.
Seu porta-malas conta com 600 litros, e há a possibilidade de ganhar espaço extra deixando os bancos rebatidos, passando para 1,725 litros.
Mas será que ele se diferencia muito dos demais carros da Audi?
Diferenças do e-tron a demais carros da Audi
À primeira vista, fora as câmeras nos retrovisores, não existe nenhum indício de que seja um carro diferente dos demais da Audi.
No entanto, quando olhamos dentro dele, é possível notar diferenças sutis.
O painel do e-tron é igual ao dos modelos A5, A6 e A7. No entanto, a alavanca de transmissão é diferente, sendo equivalente a um joystick que se move para frente e para trás.
Além disso, em seu interior existe 3 displays extras. Neles é possível ver a autonomia, nível e consumo das baterias. Agora resta a dúvida: quanto esse carro é potente?
O poder dos motores elétricos do e-tron
Para garantir seu desempenho, o Audi e-tron conta com um motor elétrico em cada eixo. O dianteiro consegue entregar 170 cv e 25,2 kgfm, já o traseiro 190 cv e 17,3 kgfm.
Durante a maior parte do tempo, quem faz todo o serviço é o motor traseiro. Assim, o dianteiro só é acionado quando se precisa de mais força.
No entanto, somando tudo, temos apenas 360 cv, sendo que foram anunciados 408 cv. Onde foi parar o resto da potência? Na função Boost do e-tron.
A função Boost consegue fazer com que os motores entreguem 408 cv e 67,7 kgfm. No entanto, esse modo só dura 8 segundos.
Além disso, o Audi e-tron consegue ir de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos. Se o modo Boost estiver acionado, esse tempo é reduzido para 5,7 segundos.
De acordo com o anunciado pela Audi, sua velocidade máxima é de 200 km/h.
Mas afinal, quanto custa esse carro?
Veja mais: Rivian: a montadora de carros elétricos off-road
Quanto custa um elétrico da Audi?
Para quem gosta de elétricos, já sabe que os preços são salgados. No entanto, a Audi surpreendeu a todos com o preço de seu e-tron.
No Brasil, o veículo sairá por R$ 459,990. A Audi anunciou que venderá mais uma versão do carro por aqui, sem preço revelado por enquanto.
Quando comparamos o e-tron com outros carros do mesmo estilo, temos que o preço está equilibrado.
No entanto, por um preço menor é possível levar um Tesla Model X, elétrico que apresenta melhor desempenho do que o e-tron. Isso se o veículo da Tesla estivesse disponível no Brasil.
Em relação ao mercado nacional, o e-tron chegará no primeiro semestre 2020 e contará com concorrentes como o Jaguar I-Pace e o Mercedes EQC.
Especificações técnicas do e-tron
Conheça agora as especificações técnicas do Audi e-tron:
- Motor: dois motores elétricos, um em cada eixo;
- Bateria: tecnologia Íon-lítio de 95 kWh;
- Autonomia: consegue fazer 408 km, mas está sofrendo alterações;
- Tempo de Recarga: recarga rápida 150 kW: 45 minutos / 50 kW: 1h15;
- Potência: sem Boost: 360 cv / 57,2 kgfm;
- Aceleração: 0 A 100 km/h em 6,6 segundos;
- Peso total: 2490 kg;
- Volume do porta-malas: 660 (Normal) a 1725 (bancos alterados) litros;
- Número de assentos: 5;
Veja mais: Cybertruck: picape elétrica da Tesla é apresentada!