Na última quinta-feira (13), uma notícia muito interessante sobre os Audi EVs do futuro foi liberada pela fabricante: um cérebro digital vai comandar toda a física dos carros.
Para que a eficiência mecânica seja alcançada com louvor, é importante haver harmonia entre as componentes do carro. No entanto, essa tarefa é muito complicada para peças independentes e, por isso, há necessidade de algo que una todas as informações.
Ter um ajuste na hora da frenagem ou aceleração, onde até mesmo a suspensão é compensada, é uma ótima forma de garantir mais performance. Porém, para que isso se torne realidade, é preciso de um movimento cronometrado e muito acurado. É justamente isso que os Audi EVs terão no futuro.
veja também: Lucid Air possui alcance insano acima de 800 km!
Audi EVs terão uma capacidade de computação incrível
Para que tudo aja de acordo com o esperado, a solução que imaginamos tem a ver com controladores independentes. No entanto, essa configuração não satisfaz as necessidades da fabricante, a qual pretende elevar o nível da plataforma eletrônica de seus carros.
Fontes da própria empresa afirmaram que a capacidade de computação dos próximos veículos será cerca de 10 vezes a do atual E-Tron. Uma abordagem holística será adotada para coordenar o sistema de segurança, frenagem, aceleração e assim por diante.
O sistema atual de eletrônica consegue tomar conta de até 24 componentes ao mesmo tempo. Já esta nova abordagem conseguirá até 90 componentes simultaneamente. Todo o processo será ordenado por uma unidade controladora central, ou seja, um cérebro administrador.
A central de processamento tem ainda mais uma surpresa: ela poderá ser aplicada em vários outros veículos da marca, pois sua instalação é flexível. Além disso, será muito fácil realizar atualizações no sistema – algo que é complicado nos sistemas atuais da empresa.
Segundo a própria fabricante, a ideia por trás do novo sistema é aproveitar ao máximo todo o potencial dos novos Audi EVs, assim como veículos com muita massa e até mesmo melhorar o E-Tron.
O responsável pela arquitetura de chassis, Klaus Diepold, afirmou que “no final das contas, poderemos até aumentar a eficiência do trem de força no processo”.
Veja também: Audi quer disputar mercado de carros elétricos com o seu e-tron – Veja em detalhes!
Sistema de reciclagem de energia único no mundo
O carro E-Tron já possui a capacidade de recuperar uma grande quantidade de energia através de seus motores elétricos, ou seja, sem o uso das pastilhas de frenagem para isso. Segundo a fabricante, essa “reciclagem” ocorre em quase 90% de todos os eventos de frenagem.
Para que isso seja feito, uma complexa mistura de sistemas eletro-hidráulicos é feita, permitindo tempos de respostas curtos – na ordem de 150 ms – e sem o uso da mecânica do pedal de freio. Esse sistema é único no mundo todo.
O uso de um cérebro administrador pode ser útil para escolher em qual eixo a reciclagem de energia vai acontecer. Essa otimização simples pode significar um grande aumento na quantidade de energia devolvida pelo sistema.
Quanto à aplicação deste sistema inteligente, a fabricante não explicitou em qual veículo ele será utilizado. É bem provável que ele seja empregado na nova geração de SUVs ou até mesmo em um E-Tron renovado. Há sempre a possibilidade de uma aposta arriscada da montadora, mas o que vai de fato ocorrer somente o tempo vai dizer.
Veja também: Model Y Ganha Versão com Tração Traseira!
O que achou da novidade? Você está preparado para carros inteligentes? Embora bata um frio na barriga, é inegável que se trata do futuro do mundo automobilístico.
Deixe nos comentários sua opinião!