A empresa catarinense WEG iniciou um projeto para converter carros comuns em veículos elétricos.
A WEG trabalha com a produção de motores elétricos, além de componentes para veículos eletrificados.
Seu principal trabalho está voltado a atender ônibus híbridos. Esses ônibus desempenham suas funções nas ruas de São Paulo e Grande ABC.
Para atingir seu objetivo de converter veículos comuns em elétricos, muitas parcerias foram fechadas.
A FuelTech é uma das colaboradoras nesse projeto. Sua principal linha de produto é a injeção eletrônica. Porém, em vista do objetivo da WEG, passará a concentrar seus esforços nos kits de conversão.
Mesmo sendo um mercado inexistente hoje, a FuelTech está confiante quanto ao mercado futuro.
Devido à crescente eletrificação de veículos, o investimento nesta tecnologia certamente irá colocá-la um passo à frente de seus concorrentes. Para aumentar a confiança nesse ponto, o projeto da WEG tem se mostrado muito promissor.
O principal motivo disso está no preço dessa tecnologia. Um carro elétrico, no Brasil, chega facilmente ao valor de 150 mil reais.
Já a tecnologia de conversão ficaria em torno de 60 mil reais. Ou seja, seria muito mais barato converter seu veículo em elétrico do que comprar um novo.
Como carros elétricos são rápidos, a WEG e a FuelTech estão planejando lançar carros de competição.
Por exemplo, é muito comum veículos esportivos elétricos atingirem 100 km/h em menos de 5 segundos segundos, demonstrando todo o potencial desta tecnologia para competições.
No entanto, como afirmam especialistas do ramo, o potencial de mercado está na conversão de veículos.
A ideia é atingir pessoas que querem manter seus carros, ao passo que pretendem aderir ao mundo dos veículos elétricos.
WEG irá instalar 35 estações de recarga para carros elétricos
Com o intuito de incentivar o uso de veículos elétricos, a WEG irá instalar 35 estações de abastecimento públicas no Distrito Federal.
Elas serão disponibilizadas para toda a população, e qualquer carro elétrico, de qualquer empresa, irá poder utilizá-las.
Essa implementação de postos de recarga veio ao lado do fornecimento de 16 carros elétricos para funcionários públicos.
O principal interesse é diminuir os gastos com a frota oficial. O modelo disponibilizado pela empresa é o Renault Twizy. O investimento por parte da empresa foi de 2,3 milhões de reais.
De acordo com a WEG, as instalações estarão completamente entregues para uso até o final de 2019.
No entanto, elas serão instaladas de forma escalonada. Além disso, cada estação pode atender 2 carros ao mesmo tempo, sendo possível recarregar até 70 carros simultaneamente em todo o DF.
A linha de Estações de Recarga WEMOB está disponível em três modelos: Wall, Parking e Station.
As estações Wall visam contemplar o uso em residências e prédios. A Parking é voltada para estacionamentos públicos ou privados. Já o modelo Station são postos de abastecimento rápido.
Além disso, estão disponíveis entre potências de 7,4 kW até 150 kW.
O que podemos esperar nos próximos anos?
A iniciativa da WEG é muito interessante para o Brasil. Porém, como todos sabem, muitas cidades não possuem infraestrutura para esse tipo de tecnologia.
Assim, a não ser que a distribuição de energia elétrica melhore, os carros elétricos só serão vistos nas regiões mais desenvolvidas do país.
No entanto, mesmo com esse problema, ainda assim é um grande avanço para o mercado nacional.
A redução do consumo de combustível fóssil irá diminuir muitos custos de produção e transporte de mercadorias.
A possibilidade de converter um veículo convencional em elétrico foi uma ideia genial. Desse modo, para usufruir da tecnologia de eletrização, o consumidor só precisará comprar um kit para seu veículo. Ou seja, não terá que trocar de carro como é feito hoje em dia.
A energia elétrica é muito mais acessível do que o combustível fóssil. Podemos retirar energia elétrica até mesmo do vento.
Além disso, ela conta com a vantagem de ser renovável e de ter muitas fontes em potencial. O mercado automobilístico do futuro pertence a quem dominar a tecnologia de veículos elétricos, e a WEG está no caminho certo para isso.
Se gostou desse artigo, aproveite para ver sobre aviões elétricos e sobre carros autônomos da Optimus.