Carros autônomo Optimus são testados em NY

Carros autônomos Optimus começam testes em NY

Os primeiros testes com os carros autônomos Optimus começaram a serem realizados na cidade de Nova York, sendo um marco para esta tecnologia.

Nos últimos tempos, os carros têm sofrido muitas mudanças, seja na tecnologia empregada para sua fabricação, seja na tecnologia que fazem uso ou na tecnologia de software implantadas neles.

Com o crescente interesse por inteligência artificial, não era de se esperar que demoraria muito para esta tecnologia ser usada nos veículos, e é exatamente isso que está acontecendo agora.

Várias empresas desenvolveram seus carros autônomos, mas poucas conseguiram obter algum sucesso real nesta empreitada.

Hoje em dia muita coisa mudou, e após muitos testes, finalmente temos carros autônomos que parecem funcionar dentro dos conformes.

Um exemplo disso são os carros da Optimus, já em funcionamento em um estaleiro em NY. Saiba mais a seguir!

Testes de carros autônomos em Nova Iorque são realizados 

A empresa responsável por este grande passo foi a Startup Optimus, e seus carros autônomos estão sendo testados na cidade de Nova York.

Não pense que os desenvolvedores seriam loucos a ponto de colocar uma tecnologia experimental no trânsito agressivo de NY.

Para não cometerem este erro, os testes estão sendo realizados em uma antiga base naval da cidade, e os veículos autônomos estão servindo para transportar passageiros que chegam ao estaleiro por via de balsa.

O serviço é gratuito, pelo menos no estágio inicial em que se encontra, e funciona sete dias por semana.

Este não é o primeiro serviço do gênero prestado pela empresa, pois ela já forneceu cerca de 20 mil carros autônomos Optimus para auxiliar o transporte de passageiros juntamente com os trens e ônibus nos EUA.

Vale ressaltar que os veículos, embora autônomos, nunca são deixados de fato sozinhos, pois uma equipe formada por um motorista e um especialista em software sempre estão nos passeios, prontos para atender qualquer problema.

O cofundador da empresa responsável pelos veículos autônomos garante que eles são seguros, e que passaram em muitos testes de segurança até chegarem onde estão agora.

Testes com carro autônomo são realizados no Brooklyn Navy Yard

Carros autônomos Optimus NY
Imagem: Divulgação

O estaleiro onde os veículos estão sendo empregados é uma área gigantesca, contendo 400 empresas e cerca de 10 mil trabalhadores.

Ele é descrito como uma cidade dentro de outra cidade, por causa de seu tamanho.

A critério de comparação, ele é muito maior que algumas cidades de interior de diversos países.

O estaleiro conta com 1 214 057 m² de área, e seu nome é Brooklyn Navy Yard, e foi utilizado durante muito tempo pela marinha americana.

Até o momento, nenhum acidente no estaleiro envolvendo os carros autônomos Optimus, por parte dos veículos, foi relatado pela empresa, que ganha cada vez mais a confiança do mercado.

Essa confiança nos veículos autônomos Optimus vem da qualidade dos equipamentos usados pelo carro, que possui diversos sensores, lasers e demais mecanismos de detecção.

Além disso, ele é plenamente programado para seguir todas as regras de trânsito imposta em seu sistema, fazendo dele um “motorista” exemplar para todos.

Por exemplo, quando uma faixa de pare aparece em seus sensores, sua programação faz com que pare por completo.

Além disso, caso a visibilidade seja ruim no local onde está, ele toma todo o cuidado para colher informações dos arredores, aumentando a segurança tanto de seus passageiros quanto dos demais veículos ao seu redor.

Por enquanto sua velocidade máxima é fixada em 24 km/h, pois ainda está em fase de testes e essa velocidade garante segurança aos passageiros.

Os carros autônomos Optimus são o futuro do trânsito das grandes cidades, mas por enquanto são apenas testes em pequena escala, assim como as lâmpadas eram no laboratório de Thomas Edison.

Conheça também os carros autônomos testados pelo Uber e pela Waymo!