Carros Autônomos Waymo

Carros autônomos Waymo ganham permissão para rodar na Califórnia

Os carros autônomos Waymo estão expandindo nos Estados Unidos. O estado da Califórnia acabou de permitir que esses veículos transportem passageiros. Como será que isso vai funcionar?

A Waymo já está realizando testes com seus carros autônomos nas ruas de Phoenix, através do programa Waymo One. 

Porém, agora os veículos que dirigem sozinhos poderão operar na Califórnia, desde que com um motorista acompanhando, caso seja necessário intervir por questões de segurança.

Saiba tudo sobre a permissão dada para a Waymo transportar passageiros na Califórnia. 

Waymo: o projeto de carros autônomos do Google

A Waymo é a antiga empresa conhecida como Projeto de Carro Autônomo do Google, cujo principal foco é a produção de tecnologia para o desenvolvimento de carros autônomos. 

A empresa surgiu há dez anos, em 2009 e era vista como um projeto ambicioso e de grande investimento por parte do Google. 

O primeiro passeio teste de um carro autônomo da empresa aconteceu em 2015. O passeio aconteceu em uma estrada pública em Austin, no estado do Texas. O automóvel foi testado por um passageiro cego, obtendo sucesso no seu objetivo. 

Já em 2016 o Google decidiu transferir seu projeto de carros autônomos para a Waymo. Sendo assim, Waymo é uma empresa que, atualmente, faz parte do conglomerado de Alphabet Inc. 

O executivo por trás desse trabalho é John Krafcik e seu principal objetivo é tornar os carros autônomos acessíveis para a pessoas até ano que vem.

Uma notícia já pode animar quem está esperando essa novidade no mercado: a Califórnia já liberou a utilização desses veículos para transporte de passageiros. Vamos entender melhor como isso vai funcionar. 

Waymo poderá transportar passageiros na Califórnia

carro autônomo Waymo

A Comissão de Serviços Públicos do estado da Califórnia autorizou no final de junho a unidade da Alphabet Inc. para participar do programa piloto de transporte de passageiros com veículos autônomos do estado

Esse programa não autoriza a cobrança dos passageiros pelas viagens. Ainda, obriga que a Waymo disponibilize um operador dentro dos carros em todos os passeios. 

A Waymo é a quarta empresa de veículos autônomos a participar do programa, juntamente com a Zoox Inc., a Autox Technologies Inc. e a Pony.ai Inc. 

Assim, a Waymo tem uma licença para rodar pelas ruas e estradas californianas. Porém, além da Waymo, cerca de 60 outras empresas também ganharam a aprovação do Departamento de Veículos Motorizados para isso.

Além disso, foi concedida à empresa uma isenção do estado que lhe permitirá usar motoristas de segurança de terceiros ao volante. 

Todavia, os motoristas terão que passar pelos mesmos programas de treinamento e estar sujeitos aos mesmos requisitos de segurança que os motoristas da Waymo fazem.

Isso poderia abrir a porta para Waymo, eventualmente, oferecendo um serviço de táxi autônomo semelhante ao que opera na cidade de Phoenix, no estado do Arizona. 

Ainda, em dezembro, o Waymo One – um serviço de auto-direção comercial – foi lançado lá, oferecendo passeios a mais de 400 testadores voluntários. 

E em maio, a Waymo disse que ofereceria passeios autônomos na área de Phoenix em parceria com a Lyft Inc. na qual implantaria 10 veículos autônomos nos próximos meses que estariam disponíveis através do aplicativo Lyft, com os motoristas ao volante.

Assim, um porta-voz da Waymo disse no final do mês de junho que não há um calendário para a implantação de um serviço autônomo de táxi na Califórnia e que, por enquanto, o serviço será limitado aos funcionários da Waymo e seus convidados no Vale do Silício.

Desse modo, o objetivo da Waymo é eventualmente expandir e oferecer aos californianos mais oportunidades de acesso à tecnologia autônoma, assim como a empresa fez gradualmente com o Waymo One em Phoenix.

Carros autônomos Waymo já rodaram mais de 1 milhão de km

De acordo com a DMV, os carros autônomos Waymo percorreram 1,3 milhão de quilômetros em estradas públicas na Califórnia em 2018. 

Além disso, analistas da Jefferies e da ISI Evercore, chocaram os números da DMV. E, assim, calcularam que desde fevereiro esses os carros da Waymo já percorreram uma média de 11.000 milhas na Califórnia antes de um desligamento, ou seja, casos em que o motorista de segurança teve que assumir o controle do veículo.

Desse modo, isso foi significativamente melhor do que a taxa para os carros autônomos concorrentes como é o caso da GM da General Motors, Chevy Cruise e Zoox. 

Embora os analistas tenham notado que essas empresas foram testadas em ruas de cidades mais movimentadas e por precaução o motorista de segurança teve que intervir em algum momento. 

Por enquanto, os carros autônomos Waymo estão fazendo sucesso apenas nos Estados Unidos. Infelizmente, não existe perspectiva ou prazo para que esses veículos cheguem ao Brasil. 

Então, vamos apenas observando os passos que a marca dá mês a mês, torcendo para que os testes na Califórnia dêem certo para que num futuro possamos usar dessa tecnologia.

Comente, quais são as suas impressões sobre os carros autônomos? Já teve a oportunidade de estar dentro de um? Conte para nós!