A Toyota é uma das montadoras com maior alcance em nível mundial. Ela tem se consolidado como uma alternativa potente, ainda que os seus valores sejam atraentes até para o público menos preocupado com eficiência e ganho.
No entanto, com a necessidade de encontrar alternativas sustentáveis – e para não ficar atrás na produção dos veículos elétricos – a Toyota trouxe um plano ousado de negócios: a criação massiva e inserção agressiva de uma linha exclusiva de carros elétricos no mercado mundial.
É um plano bastante ambicioso, mas que tem a marca registrada do serviço da montadora japonesa: inteligência à serviço da inovação.
A montadora tem previsão de lançar, até 2025, dez novos modelos de carros elétricos no mercado.
Vamos entender melhor como a Toyota pretende dar esse passo gigantesco em serviço da sustentabilidade.
O que você vai ver aqui:
Toyota quer lançar 10 modelos de carro elétrico – sem abandonar os híbridos
O plano é de fácil entendimento: lançar, até 2025, dez novos modelos de carros 100% elétricos. Fácil de entender, realmente. Mas, é fácil de executar? Bom, estamos falando da Toyota e de todo o seu aparato de inteligência e tecnologia.
O que mais chama a atenção na divulgação dada pela montadora japonesa é o prazo que ela definiu.
Mesmo que a sua intenção não seja abrir mão completamente de seus modelos híbridos, já que ela não irá abandonar essa linha, ainda assim a criação de dez modelos em tão pouco tempo é o que nos faz chamar o plano da Toyota de ousado.
Será rápido. A expectativa é que os números das vendas dos elétricos Toyota cheguem na casa dos milhões. Eles esperam – e estão buscando – mais de 4,5 milhões de seus híbridos pela rua, somando a esses, mais de 1 milhão de elétricos.
O motivo dessa “pressa” pode ser entendido pela queda de sua participação no mercado de veículos elétricos e híbridos. Sendo assim, podemos compreender que esse plano agressivo visa recuperar uma participação da japonesa, que já foi referência no segmento com o adorado Prius.
Toyota fecha parceria com Panasonic, BYD e outras para criação de carros elétricos
É claro que essa ousadia da Toyota tem embasamento e, principalmente, parceria. Para uma montadora que deseja inserir dez novos modelos no mercado em tão pouco tempo, há de se esperar que os núcleos de bateria de seus veículos já estejam à disposição. E realmente estão.
Além de seus parceiros comuns, a Panasonic e a PEVE, também estão se incorporando à Toyota os fabricantes de bateria CATL e BYD. Serão eles que darão suporte para a fabricação da quantidade de novos modelos que a montadora japonesa intenciona lançar.
Eles estão buscando maneiras de reutilizar as baterias incorporadas em elétricos e que já alcançaram o fim de sua vida útil.
Essa novidade pode gerar uma redução considerável de custos, além de colaborar com a sustentabilidade, que é o principal argumento que embasa a produção massiva de veículos elétricos.
A Toyota está buscando incorporar nos carros a tecnologia da superbateria, já utilizada nos smartphones. A bateria em estado sólido, menos agressiva ao ambiente do que as de íon de lítio, promete um carregamento mais rápido.
Esse também é um ponto onde a Toyota está investindo, a fim de popularizar a utilização dos carros elétricos. Afinal, o tempo de carregamento é um dos motivos para os modelos não serem tão atraentes ao público.
Toyota fecha parceria com a Subaru para criação de powertrain flexível
A estrutura básica dos modelos já foi divulgada, ainda que não tenhamos uma ideia completa sobre o design que a Toyota criará para cada um deles.
O que já podemos esperar é que ela diversifique os tipos de veículos, a fim de conquistar diferentes tipos de público. Serão crossovers, minivans, sedãs e hatchs, etc.
Outro detalhe que podemos inserir aqui, ainda sobre o design dos veículos elétricos que a Toyota pretende lançar, é sobre a parceria com a Subaru.
A intenção é que, juntos, eles consigam desenvolver um powertrain com uma arquitetura mais inteligente, flexível. Dessa forma, a montadora poderá usar o mesmo powertrain para seus modelos, com apenas algumas modificações para cada modelo.
Para o Japão, a Toyota tem um adendo ao plano original: lançar uma série de modelos ultra-compactos, que correspondem às necessidades diárias de locomoção em um local abarrotado de carros.
A intenção é satisfazer os motoristas urbanos, ao mesmo tempo diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera.
Prius: primeira aposta da montadora japonesa no mundo dos híbridos
A Toyota já está no ramo dos híbridos há algum tempo, com o seu famoso e já consolidado Prius.
Mesmo que ele tenha surgido com o esquema de hibridismo envolvendo gasolina e elétrico, ainda assim podemos dizer que foi um dos sustentáveis que mais se ancorou no mercado.
No entanto, com o aumento desse segmento e com a criação de novos modelos por outras montadoras, a japonesa ficou um pouco para trás no quesito carros elétricos.
É por isso que o plano atual, agressivo se pensarmos bem, é uma maneira de retomar o seu lugar no meio do nicho dos elétricos.
A expectativa da montadora é focar nos elétricos puros – que são os que têm tido mais alcance de vendas – sem acabar com os modelos híbridos.