Com a alta demanda por carros mais eficientes e menos poluentes, surgem os híbridos, um meio termo entre os veículos comuns e os elétricos.
Nessa categoria, o maior destaque fica com o Toyota Prius, que custa R$ 123.000 que é considerado o carro híbrido mais econômico do Brasil.
Com 123 cavalos de potência, pode chegar aos 165 Km/h e vai de 0 a 100 Km/h em apenas 11 segundos. Motor 1.8 com consumo de 1.0, tem o quilômetro mais barato do mercado.
No comparativo Toyota Prius faz 19km/l na cidade e o Ford Fusion 16 km/l. Ford Fusion Híbrido custa R$163.000
Neste texto, você conhecerá um pouco mais sobre o veículo da Toyota e sobre seu baixo consumo de combustível.
O que você vai ver aqui:
Prius: o campeão dos híbridos
Atualmente, é possível encontrar um número até que significativo de carros híbridos rodando pelas ruas brasileiras. Se você parasse para conta-los e separa-los por modelo, com certeza o mais encontrado seria o Toyota Prius.
Isso porque o veículo caiu no gosto do brasileiro por seu design, potencia, segurança e principalmente por sua eficiência energética.
Em um país em que o litro da gasolina custa quase 4 reais, ter um veículo que não gaste muito é quase uma obrigatoriedade. Por isso, o Prius é tão requisitado e desejado.
O carro híbrido da Toyota chegou em nossa terra em 2003, em sua terceira geração (XW30), com um preço aproximado de R$ 120 mil. Obviamente, o carro ainda era inacessível para boa parte da população.
Além disso, ainda não havia um conhecimento da tecnologia híbrida e de quanto é importante dirigir carros que emitem menos poluentes na atmosfera.
Com o tempo, o Prius começou a se tornar mais popular no Brasil, e hoje em dia, é o carro híbrido mais vendido do país.
O Toyota Prius é o campeão dos híbridos, pois possui um preço razoável, é bonito, potente e muito econômico. O que mais se pode querer de um carro?
Antes de falarmos sobre a economia do Prius, passaremos algumas informações breves sobre potência, segurança e design para que você possa entender todos os aspectos desse incrível veículo.
Potência do Prius
Com 123 cavalos de potência, combinados entre os motores de combustão e elétrico, o Prius pode chegar a até 165 Km/h. Além disso, ele vai de 0 a 100 Km/h em apenas 11 segundos.
Segurança
O Toyota Prius recebeu 5 estrelas no Euro NCAP – New Car Assessment Programme – uma instituição que realiza teste a fim de avaliar se um veículo é seguro ou não.
A nota máxima obtida no teste confirma que o Prius não deixa a desejar no quesito segurança. Também, não é para menos; o carro conta com 7 airbags, controle eletrônico de estabilidade e controle eletrônico de tração.
Design
O modelo vendido atualmente no Brasil faz parte da quarta geração do Prius. Desde a primeira geração até essa última, o veículo tem sofrido diversas mudanças radicais em seu design para torna-lo cada vez mais atraente ao público, e para melhorar seu coeficiente aerodinâmico.
O Prius da quarta geração apresenta um design futurista, com traços fortes e muito marcantes.
Quanto melhor for o coeficiente aerodinâmico de um carro, menos resistente ao ar ele será, e mais rápido ele rodará. O design de um veículo interfere diretamente nesse coeficiente, e o novo Prius foi desenvolvido de forma a melhorar esse número o máximo possível.
Toyota Prius: motor 1.8 com consumo de 1.0
Se você é daqueles que tem ou quer ter um carro potente, com motor 1.8, mas reclama do alto consumo de combustível, o Prius seria uma ótima opção.
Segundo o Inmetro, responsável por avaliar produtos tecnológicos, inclusive carros, o Prius é o carro híbrido mais econômico do Brasil.
Isso significa que dirigir um Prius é ter tudo o que um motor 1.8 oferece, com o consumo de um 1.0. Esse é o sonho de todos os motoristas, não é mesmo?
Avaliando o último modelo lançado, o Prius XW50, temos um veículo que faz quase 19 Km/l na cidade e 17Km/l em estradas.
Comparando à terceira geração do veículo, a eficiência energética melhorou em 10%.
Autonomia
Por conta do baixo consumo de combustível, consequentemente, não é preciso abastecer o carro com tanta frequência como em outros modelos de outras montadoras.
A autonomia do Prius chega a mais de 810 Km, considerando o uso do motor elétrico e de combustão. Usando apenas o motor movido a eletricidade, a autonomia cai para no máximo 24 Km.
Isso ocorre porque o motor elétrico é mais utilizado para a partida do carro e para auxiliar o motor de combustão, agindo como uma fonte de propulsão secundária.
Funcionamento dos motores
Como explicamos acima, o motor elétrico não é a principal fonte de propulsão do Prius. O motor de combustão é aquele que faz com que o carro se desloque com sua máxima potência.
O carro pode utilizar os dois motores ao mesmo tempo, ou separadamente, dependendo das condições de direção.
Pela pequena (mas importante) participação do motor elétrico no funcionamento do carro, é utilizada uma bateria auxiliar, que não necessita ser carregada manualmente.
Quem dá conta da recarga é o próprio carro, que utiliza a energia dissipada nas frenagens para fazer com a bateria se mantenha sempre carregada.
A combinação inteligente dos dois motores faz com que este carro híbrido seja rápido e econômico ao mesmo tempo.
O quilômetro mais barato do mercado
Com o lançamento da quarta geração do Toyota Prius, percebeu-se em testes que o veículo melhorou consideravelmente em sua economia de combustível.
Por ser considerado o carro híbrido mais econômico, ele possui o quilômetro rodado mais barato do mercado.
O gasto do Prius com combustível a cada Km é de aproximadamente 17 centavos.
Esse valor foi calculado com base no preço da gasolina de dezembro de 2017, que é de R$ 3,40 na maioria dos postos.
Isso mostra que o Prius é realmente um ótimo investimento quando o assunto é gastar menos com gasolina.
Prius Prime promete fazer 70 quilômetros por litro
A Toyota lançará outra versão do Prius, chamada de Prime. Diferente da anterior, que está sendo comercializada no Brasil, a versão Prime tem um motor elétrico mais presente, que pode ser carregado através de um plug-in.
Com isso, o motor de combustão e o elétrico em conjunto podem fazer com que o Prius Prime rode 70 Km/l.
Por conta dessa economia, o veículo percorre até 965 Km sem precisar ser abastecido.
Ainda não há previsão do lançamento do veículo no Brasil. Por enquanto, a Toyota está promovendo o modelo anterior, o Prius quarta geração.
Toyota Prius X Ford Fusion Hybrid: um comparativo entre os dos modelos
Por mais que seja o carro híbrido mais vendido do Brasil, o Prius tem um forte concorrente: o Ford Fusion Hybrid.
Faremos um comparativo dos dois modelos, mostrando algumas diferenças na potência, autonomia, design e espaço interno.
Potência
Quando alguém vai comprar um carro, uma das primeiras coisas que quer saber é sobre a potência do veículo. Isso é natural, afinal, ninguém quer comprar um automóvel lento.
No caso desses dois modelos, não há com que se preocupar; os dois mostram uma ótima potência.
Como já vimos acima, o Prius tem um motor de 123 cavalos, que o permite chegar a uma velocidade máxima de 165 Km/h.
Enquanto isso, o Ford Fusion Hybrid conta com uma potência de 190 cavalos, divididos entre os dois motores. Sua velocidade máxima chega a 180 Km/h.
Design e espaço interno
Com traços fortes e agressivos, o Prius aposta em um visual mais futurístico e marcante, sempre valorizando a melhora do coeficiente aerodinâmico.
Enquanto isso, o Ford Fusion Hybrid aposta em um design um pouco mais clássico, sem fugir muito do convencional que todos gostam.
A única parte que se sobressai mais no design do Fusion é o capô, que conta com um desenho com linhas fortes e marcantes.
Quando o assunto é espaço interno, o Prius sai ganhando. Por mais que os dois modelos acomodem 5 pessoas, a grande diferença está no espaço do porta-malas.
O Prius possui um porta-malas de 412 litros, enquanto o Fusion, de apenas 392 L. A diferença ocorre por uma questão de localização das baterias, já que as do Prius ficam embaixo dos bancos traseiros, enquanto as do Fusion não.
Resumindo, o design é uma questão muito subjetiva, mas quanto ao espaço interno, o Prius sai na frente.
Economia
Por fim, uma das partes mais importantes, a economia de combustível. Após as informações passadas desde o início do texto, não resta dúvidas que o Prius é muito econômico.
Enquanto o modelo da Toyota registra 19 Km/l na cidade, o Ford Fusion Hybrid roda cerca de 16 Km/l.
A diferença é grande, considerando que a gasolina não está muito barata em nosso país, fazendo com que cada litro conte.
Preço
A quarta geração do Prius está sendo vendida em terras brasileiras por cerca de R$ 126 mil reais, já o Ford Fusion sai por R$ 163 mil.
A diferença de preço está nas especificações e no status que cada um oferece. Por ser um carro luxuoso, o Ford Fusion Hybrid obviamente sai mais caro que o Prius.
Portanto, os dois modelos possuem suas características que os fazem únicos. Porém, na maioria dos quesitos, o Prius sai na frente mostrando que não quer perder seu posto de carro híbrido mais vendido do Brasil.
A expectativa é que a Toyota continue mandando sempre novas versões do veículo para o nosso país, com preço cada vez mais acessível. Assim, todos poderão desfrutar da incrível tecnologia híbrida presente no Prius.