Já pensou em pegar uma espécie de Uber sem motorista? Com a Zoox, em breve isso será possível!
A Zoox é uma nova startup responsável pela criação de um carro 100% autônomo. A intenção da empresa, que já alcançou um investimento de US$ 800 milhões, é usar os carros autônomos em um novo serviço de carona compartilhada.
Diferente de outros carros autônomos, como os do Uber, os veículos da Zoox foram projetados desde o início com tecnologia autônoma integrada.
O software de direção autônoma foi desenvolvido para que o carro possa prever e realizar ações complexas mesmo em densos centros urbanos.
Os veículos, então, poderão transportar pessoas sem a necessidade de um motorista.
Futurismo é a palavra que define o design exterior do carro. Porém, o que mais chama atenção é seu interior. Os veículos da Zoox não terão volante e os bancos serão posicionados um de frente para o outro!
A versão final do carro ainda não está pronta. Testes em circuito fechado estão sendo realizados com protótipos. Nas ruas, a empresa está testando o sistema de direção autônoma em um Toyota Highlander modificado.
A previsão é que os táxi-robôs totalmente autônomos da Zoox cheguem às ruas em 2020. Ele poderá ser solicitado através de um aplicativo, assim como o Uber.
O que você vai ver aqui:
Zoox consegue US$ 800 milhões em investimento
Fundada em 2014 por Tim Kently-Klay e Jesse Levinson, a Zoox começou pequena, com apenas 6 funcionários. Hoje, a empresa conta com 400 funcionários e vê seu potencial crescer cada vez mais.
Em julho de 2018, a empresa angariou um investimento de US$ 800 milhões – o equivalente a mais de R$ 3 bilhões.
Com esse dinheiro, a Zoox quer desenvolver ainda mais sua tecnologia autônoma e produzir seus carros.
Carro autônomo da Zoox não terá volante
Diferente de seus concorrentes, como Uber e GM Cruise – a Zoox está criando um carro do zero, totalmente integrado com o sistema de direção autônoma. As outras empresas normalmente usam carros adaptados com sensores.
Um dos grandes diferenciais do carro da Zoox é que não haverá volante!
Além disso, os bancos do carro não serão posicionados todos virados para frente, como de costume. Eles serão colocados um de frente para o outro. Dessa forma, enquanto o veículo dirige sozinho, os passageiros podem aproveitar a viagem.
Além disso, o veículo a Zoox terá um visual externo totalmente futurista.
Porém, por enquanto, somente os protótipos – VH4 e VH5 – foram produzidos.
Diferente do design do produto final, os protótipos se parecem mais como robôs. Em um vídeo, produzido pela Bloomberg, é possível ver o protótipo sendo testado.
Com apenas dois bancos e dois volantes, curiosamente colocados em lados opostos, o protótipo dirige sozinho e chega a 120 Km/h.
A motorização do carro é elétrica e ele pode se movimentar em todas as direções, inclusive na diagonal.
Por enquanto, a empresa está realizando testes com o protótipo em Menlo Park, Califórnia. O próximo passo é colocar os carros nas ruas de São Francisco.
A Zoox é umas das 50 empresas que têm permissão para testar carros autônomos no estado.
Sistema de direção autônoma da Zoox é um dos mais precisos
O táxi-robô da Zoox conta com câmeras, radares e sensor LiDAR, responsáveis pelo funcionamento preciso do sistema autônomo.
A empresa está investindo pesado em tecnologia autônoma, e afirma que seu carro poderá rodar sozinho em centros urbanos com tráfego denso e circulação de pessoas.
Sabe-se que esse é um dos grandes problemas de outros sistemas autônomos. Isso porque, na cidade, o software precisa lidar com diversas variáveis.
Um dos destaques do sistema de direção autônoma da Zoox é a tecnologia de identificação de objetos.
Com ela, o software do carro designa uma cor para cada tipo de objeto, facilitando a diferenciação entre cada um.
Carros são identificados pela cor azul; prédios, pela cor cinza; pedestres, pela cor laranja; e semáforos, pela cor rosa.
Além de identificar o objeto através de uma cor, o software de direção autônoma obtém a localização exata do objeto e sua velocidade.
Outra tecnologia usada é a inteligência artificial. Esta é responsável pelas tomadas de decisão do carro.
Por exemplo, em um cruzamento com grande volume de veículos, o software, combinado com os sensores, irá avaliar a velocidade de cada carro e decidir qual é o momento mais seguro para fazer o cruzamento.
Isso tudo sem a necessidade do motorista tomar controle da direção – afinal, não haverá volante.
A empresa está usando um Toyota Highlander modificado para testes em locais onde os protótipos não são permitidos.
Zoox lançará serviço de carona compartilhada
Os carros 100% autônomos da Zoox não serão vendidos para o público.
Eles foram projetados para serem uma espécie de táxi-robô, e farão parte de um serviço de carona compartilhada criado pela própria empresa.
O serviço funcionará de forma parecida ao Uber ou Lyft. O passageiro poderá solicitar o carro através do app, realizando o pagamento da viagem também pelo smartphone.
Uma possível concorrente que a Zoox poderá enfrentar é a Waymo, desenvolvedora de carros autônomos do Google.
Assim como a Zoox, o Google/Wayno também está construindo um veículo próprio para uso autônomo.
Segundo Kentley-kay, a empresa espera colocar seus veículos autônomos nas ruas e iniciar o serviço de carona em 2020.