setor logístico

Setor logístico está aderindo aos veículos elétricos

O setor logístico tem aderido cada vez mais às vantagens que os veículos elétricos podem oferecer para as operações de transporte.

Apostando em modelos de pequeno, médio e grande porte, muitas transportadoras já tem modificado suas frotas, investindo em carros, furgões e caminhões que possuem motores eletrificados.

Essa mudança tem garantido vantagens que vão além da redução na emissão de cargas de carbono ao meio ambiente. Elas têm levado benefícios, também, para a economia das empresas, de modo geral.

Se você faz parte do setor logístico, vale a pena saber mais sobre os impactos positivos que a eletrificação da frota pode oferecer ao seu trabalho.

Confira mais nesse post especial que preparamos!

Qual o impacto que uma frota elétrica pode apresentar ao setor logístico das empresas?

De modo geral, sabemos que os veículos elétricos são positivos para o meio ambiente. Quando levamos esse pensamento a uma análise mais abrangente, pensando no setor logístico, essa avaliação se torna ainda mais impactante.

Isso porque, são milhares de veículos nas ruas e estradas brasileiras todos os dias, transportando os mais diversos produtos para todo o país.

Sendo assim, é inegável que a emissão de carbono seria drasticamente minimizada, caso as empresas do setor logístico aderissem em massa à eletrificação de suas frotas.

Entretanto, o que tem levado muitos negócios do segmento de transportes a adotar os veículos elétricos, são questões que vão além da sustentabilidade e do impacto ambiental.

É conhecida a relação que os veículos elétricos tem com a redução em custos de manutenção e operação.

Esse tipo de caminhão, carro, ônibus, furgão e mesmo veículos de mini e pequeno porte, como bicicletas e motocicletas, possuem uma manutenção muito mais barata. Ao mesmo tempo, tem menor incidência de quebra e troca de peças.

Empresas do setor logístico possuem, na manutenção de sua frota, um dos maiores custos operacionais. Por isso, a troca dos veículos à combustão por modelos elétricos tem reduzido consideravelmente os seus custos fixos.

A adoção desse tipo de veículo está crescendo. Inclusive, isso pode ser observado pelo balanço que a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a Anfavea, publicou a respeito da venda de modelos elétricos em abril. Houve um aumento de 55% no emplacamento de peças que possuem a exclusividade da alimentação via eletricidade.

Essa medida pode ser adotada em massa

Empresas do setor logístico que já estão aderindo aos modelos eletrificados afirmam que a mudança, apesar de exigir um alto investimento inicial, possui uma relação custo-benefício bastante positiva.

Quem opera nesse segmento, pode se beneficiar na redução considerável dos custos mensais, o que geraria um “pagamento” rápido pelo investimento.

Depois disso, as vantagens serão obtidas mensalmente, considerando que não será necessário realizar pagamentos de outros tipos de manutenção e reposição de peças.

E a alimentação das frotas no setor logístico?

Se você se preocupa com a viabilidade de eletrificar sua frota, devido a pequena quantidade de eletropostos na estrutura brasileira, saiba que há opções de carregadores particulares, que podem ser instalados diretamente nos pátios das empresas do setor logístico.

Agora, se está pensando nos custos que isso trará para a sua operação, essa análise também já foi realizada. Mesmo com o abastecimento elétricos de uma frota de grande porte, os custos ainda são bem mais baixos do que o considerado para encher um tanque com diesel. Sendo assim, o processo se qualifica como rentável em diferentes aspectos.

O que acha dessa ideia? Se você faz parte do setor logístico e tem apostado na eletrificação de sua frota, deixe um depoimento nos comentários!