Isenção IPVA e programa VEM DF

Brasília terá isenção de IPVA para carros elétricos e serviço de compartilhamento VEM DF

O Governador de Brasília, Ibaneis Rocha, anunciou, nesta segunda (07), que carros elétricos poderão ter isenção do IPVA no DF. 

A declaração do governador foi feita durante o lançamento do programa VEM DF, que prevê o compartilhamento de carros elétricos pela região. 

O projeto de isenção do IPVA para carros elétricos será encaminhado à Câmara Legislativa (CLDF). 

Caso seja aprovado, o projeto de lei da isenção garantirá aos compradores de carros elétricos no Distrito Federal a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores por um período de cinco anos. 

Além dos elétricos, o governador do DF declarou que o governo também está estudando a inclusão de veículos híbridos no incentivo. 

Caso o projeto seja aprovado pela Câmara Legislativa, Brasília se juntará a São Paulo, que conta com um incentivo de 50% de desconto no imposto para veículos “verdes”. Saiba como conseguir o desconto em São Paulo clicando aqui. 

Além de São Paulo e Brasília, o Governo do Paraná está com um projeto em trâmite que isenta o imposto para elétricos até 2022. 

A decisão de zerar o imposto em Brasília faz parte de um ambicioso projeto de transformar a região em uma cidade inteligente. 

DF terá compartilhamento de carros elétricos

Carros elétricos Twizy Brasília
Imagem: Divulgação – Agência Brasília

O anúncio da isenção do IPVA para carros elétricos foi feito durante o lançamento do projeto VEM DF.

O projeto é uma iniciativa do governo em incluir cada vez mais veículos elétricos na cidade.

No total, o projeto contará com 16 unidades do carro elétrico Twizy, da Renault. Os veículos serão oferecidos no sistema de compartilhamento e poderão ser usados por servidores. 

O serviço de compartilhamento VEM DF será realizado através do Aplicativo Mobi-e, desenvolvido pelo Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). 

Através do app, será possível reservar uma unidade do Twizy, além de acompanhar sua localização, velocidade, rotas, nível de carga, etc. 

O projeto é realizado em parceria entre o governo e a Renault, que disponibilizará os veículos elétricos em regime de comodato, uma modalidade de empréstimo de forma gratuita. 

Além disso, o projeto conta com a parceria com PTI e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). No total, a agência irá investir R$ 2,1 milhões no projeto. 

Os veículos usados no programa poderão realizar rotas na Esplanada dos Ministérios e sede dos órgãos de administração do Distrito Federal. 

Compactos, os carros elétricos da Renault acomodam até duas pessoas, têm autonomia de 100 km e correm a até 80 kmh. 

WEG irá instalar eletropostos por Brasília como parte do projeto VEM DF

Além do serviço de compartilhamento, o projeto também contará com a instalação da WEG de 35 eletropostos espalhados pela capital.

Os eletropostos não ficarão restritos aos carros do VEM DF. Qualquer veículo de qualquer montadora poderá usar o serviço, que será gratuito. 

Com o lançamento do VEM DF e possível isenção do IPVA para carros elétricos, Brasília entra em um novo estágio de evolução, trazendo soluções mais sustentáveis.