Durante a divulgação trimestral dos resultados da Tesla, o CEO Elon Musk revelou que a montadora pretende lançar um programa de seguro próprio para seus carros.
Ainda segundo o CEO, a Tesla tem acesso à informação do perfil de risco dos motoristas baseado no carro. Isso ajudaria no cálculo do serviço.
Mas a notícia não foi recebida com muito entusiasmo por Warren Buffett, um dos maiores executivos da área de seguros.
Segundo Buffett, o segmento de seguros não é uma área fácil de obter sucesso. Mas parece que Musk não está muito preocupado e segue com seus planos.
Confira, a seguir, tudo o que já se sabe sobre a ousada ideia do seguro da Tesla.
Tesla aposta em seguro baseado nas informações coletadas em seus carros
Em abril de 2019, Elon Musk realizou a divulgação dos resultados da Tesla no primeiro trimestre de 2019.
Durante o evento, em resposta a uma pergunta sobre o lançamento de um seguro para carros da Tesla, Musk afirmou a Tesla está trabalhando no projeto.
Ainda segundo o CEO, a Tesla tem registro de dados dos carros vendidos. Dessa forma, a montadora consegue traçar o perfil do motorista e calcular o valor de seguro de forma mais precisa.
Mas ao mesmo tempo, Musk declarou que se os clientes “querem comprar um seguro Tesla, eles têm que concordar em não dirigir o carro de forma doida – ou eles podem, mas então o valor do seguro será mais alto.”
Warren Buffet responde aos planos da Tesla de forma negativa
Um dos maiores investidores do mundo e executivo da Berkshire Hathaway, Warren Buffett, reagiu de forma negativa aos planos da Tesla de criar um seguro próprio.
A empresa de Buffett também está presente no segmento de seguros. O executivo declarou, durante o encontro anual da Berkshire, que “Este não é um negócio fácil”.
Ainda sobre os planos da Tesla em criar um seguro, Buffett disse: “Eu apostaria contra qualquer empresa automobilística entrar no segmento de seguros”
Mas Elon Musk não deixou a declaração de Buffett passar.
Em uma sequência de Tweets sobre o Model 3 ser mais barato que o Honda Accord, Musk tweetou: “Mil vezes mais divertido também!”
Logo após, o CEO escreveu: “Essa é uma citação direta de Warren Buffet”, dando a entender que o executivo da Berkshire gosta dos carros da Tesla.
Afinal, um seguro Tesla é realmente algo que vale a pena
A ideia de uma montadora criar um programa de seguro para os próprios carros é algo intrigante – e empolgante ao mesmo tempo.
Isso porque a montadora já coleta dados de condução dos carros vendidos. A empresa sabe como cada motorista dirige, quais são as probabilidades de acidente, etc.
Dessa forma, a Tesla pode formar o perfil do cliente, entendendo suas características de direção.
Além disso, os veículos da Tesla contam com o Sentry Mode, capaz de identificar culpados por roubos e batidas.
Isso poderia tornar a precificação de cada seguro muito mais precisa e justa.
Para criar um sistema de seguro eficiente, a montadora também pode colocar seus carros com o Autopilot à disposição.
Caso algum motorista bata seu carro, um Tesla autônomo o busca e o Semi busca o carro batido para conserto.
Resumindo, o seguro Tesla é uma ideia ousada e arriscada, assim como tudo o que a Tesla faz. Porém, é muito inovadora.