A Tesla continua apresentando novos aprimoramentos ao seu sistema de piloto automático, o Autopilot.
Não há dúvida de que o piloto automático da Tesla é extremamente avançado, de fato, um sistema de ponta neste segmento.
Nas novas versões, com inúmeras facilidades, a navegação torna-se muito mais fácil, permitindo que o veículo escolha inclusive a melhor faixa de rolamento.
Para o Autopilot não vai mais ser preciso informar para onde se quer ir. Se nada for informado, ele assume o que a agenda registrou e se dirige para o local.
Além de tudo isso, Elon Musk, CEO da Tesla anunciou que os modelos da montadora serão 100% autônomos ainda neste ano!
São muitas as facilidades apresentadas. Conheça tudo sobre o piloto automático da Tesla, o AutoPilot.
O que você vai ver aqui:
- 1 Carros da Tesla contam com piloto automático de ponta
- 2 Autopilot conta com oito câmeras, além de radar e outros sensores
- 3 Tesla adiciona novas funcionalidades ao Autopilot
- 4 Piloto automático Tesla checa agenda do motorista e dirige sozinho ao destino
- 5 Autopilot pode estacionar carros da Tesla na garagem sozinho
- 6 Carros da Tesla poderão ser 100% autônomos, afirma Elon Musk
Carros da Tesla contam com piloto automático de ponta
A Tesla proporciona uma nova sensação no tocante aos pilotos automáticos. Embora haja correntes em sentido contrário e a favor do uso deste tipo de equipamento, não há dúvida de que se trata de um grande avanço tecnológico.
O Autopilot, em uma análise rápida, é um sistema de condução semi autônoma desenvolvido pela Tesla.
Essa tecnologia passou a fazer parte dos modelos da Tesla em 2014, vindo a contar com inúmeras atualizações desde então.
Trata-se de um hardware de alta capacidade, colocando o modelo entre os mais avançados neste sentido.
Ele integra-se aos sensores do veículo para aumentar consideravelmente a segurança da condução.
Autopilot conta com oito câmeras, além de radar e outros sensores
O sistema Autopilot disponibiliza vários recursos com intuito de proporcionar cada vez mais a experiência de se dirigir a seu destino praticamente sem a sua intervenção.
O autopilot conta com oito câmeras que proporcionam visibilidade em 360 graus com um alcance de até 250 metros.
Além disso, estão ainda à disposição do sistema 12 sensores, capazes de detectar objetos, informando inclusive o quão sólidos são.
Essa capacidade atual do sistema representa duas vezes o que apresentava a versão anterior, mais uma vez em nome da segurança.
O sistema é dotado ainda de um radar frontal de processamento específico que permite a informação sobre vários dados. Assim, pode“enxergar” através de chuva, poeira, neblina e até mesmo outros veículos.
Tesla adiciona novas funcionalidades ao Autopilot
A Tesla incluiu ao Autopilot novas funcionalidades com a intenção de tornar a direção mais segura e confortável.
Faz parte do sistema Autopilot a funcionalidade Navigate, que oferece grandes novidades na automação da direção.
O próprio sistema terá condições de associar as condições de trânsito com a velocidade, no sentido de optar pelo melhor caminho com base no destino informado.
O Navigate permite inclusive a troca de faixa, sem que seja necessária qualquer intervenção por parte do motorista. Esta funcionalidade impedirá que haja um engessamento do trajeto atrelado à rota.
Isso fará com que seja evitada perda de tempo causada por veículos que trafegam de maneira muito mais lenta, como caminhões e outros veículos pesados.
Outro ponto é a utilização do Autosteer +. Ele torna possível a utilização do sistema em estradas de traçados mais complexos e de trechos mais estreitos.
O componente Smart Summon permite que o veículo transite além de estradas simples. Ele se mostra apropriado a lugares apertados, possibilitando até mesmo que o veículo estacione sozinho.
Piloto automático Tesla checa agenda do motorista e dirige sozinho ao destino
Para se dirigir a um determinado local basta dizer para onde quer ir. Mas também é possível que o Autopilot faça isso por você.
A autonomia que o veículo ganha com o Autopilot chega ao ponto de que não é preciso informar nada a ele para que você chegue a seu destino.
Caso o motorista entre no carro e não informe seu destino, o carro busca automaticamente, na agenda do motorista, o compromisso agendado e se dirige para lá.
Autopilot pode estacionar carros da Tesla na garagem sozinho
Com o Smart Summon não há mais necessidade de qualquer preocupação em colocar ou retirar o carro da garagem.
Ele pode fazer isso tudo sozinho. Sem que o motorista sequer esteja dentro do veículo.
Simplesmente através de um aplicativo instalado no celular é possível determinar que o veículo entre (ou saia) da garagem. Não é um exercício de futurologia, é uma realidade.
Mas a tecnologia vai ainda mais longe. Não seria grande vantagem se o veículo entrasse e saísse da garagem sozinho, mas você tivesse que abrir o portão para ele.
Para o Summon isso não é problema. Ele traz a possibilidade de integrar também o sistema para abertura de garagem (caso seja compatível).
Próxima geração do Summon poderá ler placas de estacionamento
Embora todo o sistema de piloto automático seja a parte principal de uma categoria de veículos consideradas autônomas, o sistema Summon pode ser o que mais se aproxime de um outro patamar.
A ferramenta facilitadora que já permite que o veículo entre e saia da garagem sozinho, passará a fazer a leitura de placas de estacionamento permitindo encontrar vagas.
Por enquanto é preciso estar no veículo e ter o controle para a parada se necessário. Entretanto, a intenção é que isso também desapareça.
Com a possibilidade de identificação de placas, a segurança do sistema, segundo a empresa, dispensará totalmente a intervenção do motorista e até sua presença para essas situações.
Carros da Tesla poderão ser 100% autônomos, afirma Elon Musk
O famoso – e polêmico – CEO da Tesla, Elon Musk, anunciou que os carros da montadora poderão ganhar direção 100% autônoma ainda este ano.
A declaração foi dada em um episódio de podcast da ARK. Durante o episódio, Musk declarou:
Acho que poderemos ter um recurso completo – completamente autônomo – neste ano”
Musk completa: “ (…) significando que o carro será capaz de te encontrar em um estacionamento, te pegar e levar por todo o caminho até seu destino sem intervenções, neste ano. Eu diria que estou certo disso. Isso não é um questionamento.”
Com isso, poderemos ter um carro elétrico que dirige completamente sozinho. Mas a tecnologia ainda tem ressalvas:
No entanto, as pessoas às vezes as pessoas irão extrapolar isso dizendo que isso agora vai funcionar com 100% de certeza, sem requerer qualquer observação, perfeitamente. Este não é o caso.”
Ainda não se sabe quando o Autopilot totalmente autônomo estará disponível. Por enquanto espera-se a atualização que permite a leitura de placas.
De qualquer forma, o Autopilot continua permanecendo na vanguarda quando o assunto é direção autônoma. Quer saber mais sobre a Tesla, a mais famosa fabricante de carros elétricos do mundo? Clique aqui!