O primeiro ônibus elétrico articulado do Brasil, o D9F, foi lançado pela BYD. O veículo visa fretamento de média e curta distâncias, e já pode ser adquirido por aqui.
Algo que chamou bastante atenção foi a capacidade das baterias do ônibus elétrico: ele consegue rodar por 400 km com uma única recarga. Esse valor é superior a alguns carros elétricos do mercado.
O BYD D9F vem equipado com dois motores da própria marca, o potente BYD – 2912TZ-XY-A. Além disso, foi relatado pela empresa que esse motor por entregar até 402 cv de potência.
Os motores do primeiro ônibus elétrico articulado do Brasil são integrados com os eixos do veículo. Já sua carroceria é Vaggio 1050 e seu chassi é da própria BYD.
Veja também: Lyft terá somente carros elétricos até 2030!
Primeiro ônibus elétrico articulado do Brasil é inédito no mercado
Marcello Schneider, diretor da marca, revela que o veículo é zero emissão. Isso é de longe um dos grandes diferenciais desse ônibus.
Além disso, Schneider chama a atenção para os incríveis 400 km de autonomia e sua necessidade de apenas 4 horas para uma recarga completa.
“As operadoras de curta e média distâncias passam a contar com uma ótima opção em termos de desempenho e economia.”, comentou o executivo.
Por fim, outro ponto importante a ser notado é a disponibilidade desse ônibus. De fato, ao contrário dos movidos a combustão, os ônibus elétricos possuem menos peças.
Veja também: Recarga gratuita: Ipatinga inaugura ponto de recarga para elétricos!
Custo operacional baixo
Schneider destaca outro diferencial competitivo do primeiro ônibus elétrico articulado do Brasil: sua economia. São estimados até 70% de economia ao se utilizar esse veículo quando comparado aos ônibus convencionais.
Essa informação é de extrema importância para o mercado atual, pois há uma forte busca por economia de custo devido à crise em que vivemos.
O primeiro ônibus elétrico articulado do Brasil também é silencioso, e vem equipado de fábrica com um ótimo conjunto de freios.
Seus freios são a disco, possuindo controle de tração e ABS. Além disso, sua suspensão é a ar e integral.
Quando falamos em economia, pensamos logo em corte de custos e despesas e, consequentemente, diminuição do conforto. Porém, o BYD D9F veio para quebrar com esse pensamento.
O ônibus é extremamente confortável, contando com ar-condicionado, entradas USB em todos os assentos e até poltrona móvel. Ele também vem com sistemas de entretenimento e som no pacote.
Veja também: Veículos elétricos dominarão vendas globais, segundo estudo!
Pode ser novo no Brasil, mas não na Suécia
Embora o ônibus 100% elétrico da BYD seja uma ótima notícia para nós, a Suécia já recebeu uma frota para operar no país.
No dia 15 de junho, foram entregues 34 veículos no país nórdico, dos quais 18 foram ônibus elétricos articulados 100% elétricos, mesmo com a pandemia assolando o mundo.
Os modelos articulados oferecem acentos para 105 passageiros, contando com 18,6 metros de comprimento e 37 assentos.
“Apesar da pandemia de coronavírus, permanecemos firmes em nosso compromisso de apoiar os operadores de transporte público com nossos produtos e serviços”, comentou o direto da BYD Europa.
Esse novo modelo de ônibus irá ajudar a reduzir muito a emissão de poluentes como o CO2, aumentando a qualidade de vida da população ao passo que diminui custos de operação.
Certamente trará vários benefícios para a sociedade como um todo, ajudando a enfrentar diversos desafios atuais.
E você, o que achou dessa notícia? Não deixe de comentar!