A montadora francesa Peugeot, internacionalmente reconhecida na fabricação de veículos à combustão, declarou que, a partir de 2030 pretende investir, exclusivamente, na criação de modelos eletrificados.
A proposta ousada se iniciará na Europa, mercado de nascimento da marca. Mas, a expectativa é que isso se expanda rapidamente para os outros locais onde possui pontos de venda. Nesse caso, podemos incluir o Brasil, que é um grande consumidor de produtos da Peugeot.
O que você vai ver aqui:
A transição da Peugeot já está em andamento
Apesar de ainda termos um tempinho até 2030, a montadora francesa já está com o plano de transição em prática.
Sua expectativa é de que, até 2024, todos os modelos da marca já sejam, no mínimo, híbridos.
Isso deverá estimular os mercados que ainda não estão totalmente preparados para assumir os modelos elétricos, como é o caso do Brasil.
Para esses, o plano ainda é um pouco mais longo. Ainda não há uma definição concreta de consolidação dos elétricos da francesa assumindo, exclusivamente, os números de vendas.
O Peugeot elétrico demora a chegar no Brasil?
Na realidade, a Peugeot já possui um veículo elétrico em comercialização no mercado brasileiro.
É o Peugeot e-208 GT. Um simpático modelo hatch, de 100 kW, alimentado por uma bateria de 50 kWh.
Ele foi lançado no fim de setembro deste ano e já está em circulação por aí. Uma quantidade de interessante de peças foram vendidas, impressionando a expectativa da montadora.
Dois motivos podem justificar o interesse brasileiro pelo e-208. O primeiro, é o seu valor. Ele está sendo vendido por cerca de R$ 250 mil. É um custo alto, mas dentro dos padrões de carros elétricos.
Já o segundo motivo nos faz pensar um pouco mais em termos de estrutura. A grande sacada da Peugeot, com o e-208, foi a de comercializar, juntamente com o carro, a estação de carregamento doméstica.
Isso interfere diretamente na capacidade real das pessoas “terem” um veículo eletrificado.
Ter a sua própria capacidade de recarregar torna o sonho mais fácil de ser alcançado. Afinal, ainda não há muitos pontos de carregamento espalhados pelas cidades.
Não será difícil para a Peugeot alcançar a proposta de 100% de elétricos até 2030
A Peugeot é controlada pela Stellantis, que também é a detentora de outras marcas famosas, como a DS, Opel e Alfa Romeo.
Todas elas já estão passando pela transição completa de motores à combustão para eletrificados, também começando pelo mercado europeu.
E não será tão difícil alcançar a marca. Considerando o cenário atual, cerca de 70% dos veículos Peugeot em circulação na Europa já são totalmente eletrificados ou, no mínimo, híbridos.
Os únicos modelos que ainda restam com motores à queima de combustíveis fósseis, são o 108 e o 5008. Entretanto, a montadora já declarou que ambos sairão de cena em breve. Ou que, pelo menos, eles terão uma versão híbrida à disposição.
E como ficam os mercados que ainda não estão preparados para a mudança?
O Brasil não é o único mercado onde a Peugeot está inserido e que não possui estrutura para absorver toda a sua oferta de elétricos.
Por isso, a montadora ainda não abandonou os projetos de motor à combustão. Ou, então, deverá sofrer com a perda de interesse em seus modelos.
Mas, isso não modifica os seus planos de eletrificação total da frota.
Portanto, podemos esperar que os próximos veículos Peugeot lançados por aqui tenham, pelo menos, a opção da versão híbrida.
Afinal, essa é uma maneira de estimular o contato inicial dos donos de carros com a alternativa do elétrico.