ISO 14000 logo

Conheça as normas ISO 14000

As normas ISO 14000, da Organização Internacional de Normatização (International Organization for Standardization), composta pela ISO 14.001 e um conjunto de normas complementares, é mais uma série de propostas da ISO para promover e desenvolver um consenso mundial acerca da preocupação eminente com o meio ambiente, visando facilitar e criar um diferencial competitivo no mercado para as empresas privadas signatárias.

Ela é uma norma de gerenciamento, que visa criar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) colaborativo, onde haja um ambiente em que todos possam ajudar.

O objetivo é controlar todos os requisitos inerentes aos possíveis impactos ambientais provocados pela atividade fim de determinada corporação/indústria/empresa de qualquer tamanho e tipificação de atividade e tomar as devidas providências para saná-lo/mitigá-lo.

O que compõe a norma ISO 14000?

Dentre os principais elementos que compõe a norma, podemos citar como os principais:

  1. Política ambiental bem definida e suportada pela alta administração;
  2. Identificação dos aspectos e impactos ambientais inerentes ao negócio;
  3. Identificação dos requisitos, dentre eles os legais;
  4. Estabelecimento dos objetivos e metas;
  5. Programa de gerenciamento ambiental;
  6. Auditorias internas e externas;
  7. Treinamentos.

Obter um certificado como a ISO 14000 significa que o Sistema de Gerenciamento Ambiental implantado por determinada Empresa ou Corporação foi avaliado por uma entidade independente reconhecida por um organismo nacional de acreditação (INMETRO), e considerado de acordo com os requisitos da norma ISO 14001.

Apesar de ser uma norma voluntária, a ISO 14000 permite a empresa demonstrar sua preocupação com a temática ambiental. Este é um diferencial que o mercado tem exigido e irá cada vez mais exigir.

A partir de um sistema de gestão bem elaborado e apoiado no ciclo PDCA, sempre enfatizando o melhoramento contínuo, a tendência é que as empresas comecem a ter economia com a melhor eficiência no uso de recursos naturais e principalmente pela redução dos desperdícios.

ISO 14.064: emissões atmosféricas emitidas por corporações 

ISO 14000 3

Dentre as várias normas da série, uma que podemos citar é a ISO 14064. Ela é voltada para um grande requisito a ser considerado nos SGA’s:  as emissões atmosféricas geradas por uma corporação/empresa. Esta é dividida em até 3 partes:

  • Parte 1 – especifica os requisitos para a concepção e desenvolvimento de inventários de organizações ou em agências de GEE (Gases de Efeito Estufa);
  • Parte 2 – requisitos detalhados para a quantificação, monitoramento e emissão de relatórios sobre reduções de emissões e melhorias na redução de projetos de GEE, e
  • Parte 3 – fornece os requisitos e orientações para a condução da validação e verificação de informações sobre GEE.

Carro elétrico: uma solução para redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE) 

ISO 14000 4

Muitas empresas vêm buscando mitigar as suas emissões de gases de efeito estufa investindo em vários tipos de tecnologia.

Estas vão desde o princípio da não geração e mitigação como também os princípios de compensação.

Muito se tem feito para se adequar as políticas ambientais do país, ou em uma busca de uma certificação como a ISO.

Também pela maior preocupação das empresas com a parte ambiental de nosso planeta. Uma das tecnologias que podemos citar e que já está no mercado são os veículos movidos a energia elétrica.

Os veículos elétricos são os que se utilizam da propulsão por meio de motores elétricos, ao contrário dos mais utilizados hoje, movidos a motores de combustão.

Os veículos elétricos são considerados veículos de emissão de GEE’s zero. Porém, se formos considerar todo o ciclo de vida de fabricação do veículo, conforme umas das normas ISO 14.040 (Análise do Ciclo de Vida), a história seria outra.

Esses veículos poderão ser uma das soluções para diminuição da emissão de GEE’s na atmosfera.

Redução da emissão de GEE’s: além dos carros elétricos

Quando se pensa em carros elétricos, pensamos primeiramente nas soluções voltadas para os carros urbanos.  

Este é o grande foco do mercado devido à contribuição para as emissões de GEE’s desse segmento. É também onde se pode obter um melhor resultado econômico.

Porém, hoje já existem diversas soluções de equipamentos elétricos para indústria que podem diminuir suas emissões.

Empilhadeiras elétricas, carros de transporte interno e plataformas elétricas são algumas delas.   

ISO 14000 5

Um grande exemplo que podemos citar é a fábrica da Guararapes/Riachuelo localizada em São Gonçalo do Amarante/RN. Por ser uma fábrica muito grande, os gerentes e supervisores utilizam carros e motocicletas elétricas para se locomoverem internamente.

Desse modo, é possível agilizar o transporte e diminuir as emissões atmosféricas em relação a utilização de um veículo que utiliza a combustão de combustíveis para a sua movimentação.

O estabelecimento de uma boa equipe com profissionais de diversas áreas, aliado a elaboração de uma boa política ambiental com alto comprometimento da alta administração, preocupando-se sempre com o engajamento de todos os funcionários, é o segredo para o sucesso da implantação de um bom SGA.

O intuito é alcançar os requisitos para a certificação ISO 14000. Para conseguir esta certificação, muitos requisitos terão que ser cumpridos. Dentre eles está a diminuição das emissões de GEE’s.

O mundo tem investido ada vez mais em tecnologias para aumentar a eficiência e eficácia de processos e produtos.  Nesse contexto, os veículos elétricos surgem como alternativa eficaz. Isso tanto em custo, como longevidade e principalmente, diminuição da emissão de poluentes na atmosfera.