ônibus elétricos

Ônibus elétricos começam a ser testados em Curitiba

A cidade de Curitiba, capital do Paraná, começará a testar ônibus elétricos articulados em suas ruas. Essa é uma iniciativa da prefeitura municipal em parceria com a BYD, uma das maiores montadoras e disseminadoras da mobilidade elétrica pelo mundo.

Uma unidade da linha de ônibus elétricos BYD já está em atividade na capital paranaense, circulando por rotas interbairros.

Durante 30 dias esse veículo estará rodando por Curitiba, sendo que esse será o período de testes sobre a viabilidade de uma frota totalmente eletrificada.

Curitiba se destaca como uma cidade tecnológica e com investimentos bem expressivos em qualidade de vida. A adoção de ônibus elétricos, portanto, vai de acordo com as medidas apoiadas pelo governo municipal, que pretende expandir o uso dos elétricos para toda a linha de ônibus urbanos.

Dentro do plano de mobilidade elétrica que está sendo implementado em Curitiba, estão relacionadas outras montadoras que poderiam fornecer ônibus elétricos para a cidade. Entre elas, podemos citar a Volvo, Mercedes, Marcopolo, Higer e Eletra, além da própria BYD. Algumas delas, como a Volvo e a Mercedes, possuem uma expressiva participação no mercado de veículos elétricos.

Com os resultados do teste de 30 dias que está sendo aplicado sobre a mobilidade urbana elétrica, será prevista a compra de mais modelos de ônibus estritamente alimentados por baterias.

A previsão da cidade é de que em 2024 toda a frota de ônibus urbano seja composto por unidades eletrificadas, transportando cerca de 370 mil pessoas por dia.

A medida vai de acordo com as propostas de melhorias climáticas

A adoção de uma política de mobilidade urbana mais sustentável é o que incentiva Curitiba a investir em ônibus elétricos.

A prefeitura da cidade prevê que até 2030 pelo menos um terço da frota de ônibus seja composta exclusivamente por modelos com zero emissão de carbono. A expectativa para a troca total para ônibus elétricos é de acontecer até 2050. Esse projeto está alinhado com o Plano de Ação Climática indicado como meta global.

Apesar de já estar rodando nas ruas de Curitiba, o ônibus elétrico da BYD circula sem passageiros nessa fase de testes. Isso está acontecendo devido a um detalhe técnico, mas de enorme importância: o ônibus da BYD possui portas de entrada do lado esquerdo, algo contrário aos modelos tradicionais que conhecemos. Caso seja aprovado, as montadoras deverão adequar os seus ônibus elétricos às nossas especificações.

Contudo, há um segundo ônibus elétrico que foi testado nas ruas da capital paranaense, da montadora Higer Bus. Esse foi utilizado por quase 4 mil pessoas, mas não foram divulgados os resultados dessa experiência.

Entretanto, como a Higer está listada entre as possíveis montadoras que forneceriam modelos de ônibus elétricos para Curitiba, acredita-se que o teste tenha oferecido bons prognósticos.

E outras cidades do Brasil?

Por enquanto, apenas Curitiba divulgou a transição de frota para ônibus eletrificados. Mas, como essa é uma prática que vem sendo incentivada em um nível global, é possível que nos próximos meses possamos ver outras cidades adotando essas práticas.

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