A startup fundada por ex-gerentes da BMW, BYTON, anunciou seu primeiro veículo que será produzido em série, o M-Byte.
Ele é um SUV elétrico que veio para disputar mercado. O carro conta com uma inovadora tela de 48 polegadas que cobre todo o painel. Além disso, ela pode ser acessada de diversas formas pelos usuários.
O M-Byte está previsto para iniciar sua produção em 2020, mas só estará disponível na China. A previsão é de chegar nos EUA e Europa em 2021. Para nossa tristeza, não foi informado quanto à chegada do veículo na América do Sul.
A empresa fez um belo trabalho produzindo o M-Byte. Ele é capaz de ir de zero a 100 km/h em 7,5 segundos. Além disso, suas baterias levam 35 minutos para serem recarregadas em 80%. Em WLPT, consegue uma autonomia de até 460 km.
O que mais surpreende no carro é seu preço. Custando apenas US$ 45 mil na versão inicial, e US$ 70 mil na versão completa, é um dos carros elétricos mais em conta do mercado.
Porém, o baixo preço não é o foco da montadora. Com diversas sedes ao redor do mundo, a BYTON visa um carro que garanta uma boa experiência para o usuário. Além disso, sua intenção é disputar com a Tesla no quesito carro elétrico.
Continue lendo para obter mais informações tanto sobre o M-Byte quanto sobre a BYTON!
Veja também: Carros elétricos no Brasil!
M-Byte deve chegar ao mercado em 2020
O veículo M-Byte, produzido pela startup BYTON , foi apresentado em setembro de 2019 na IAA de Frankfurt. A promessa da empresa é um carro voltado ao usuário, e isso ficou bastante claro com sua tela de 48 polegadas. Esta é a maior tela já implementada em um carro.
Há a possibilidade de interação com a tela tanto pelo tablet do motorista quanto pelo tablet do carona. Além disso, existe a possibilidade de utilizar comandos de voz, gestos e botões convencionais para isso. Para o comando de voz, uma parceria entre a BYTON e a Amazon foi criada, incluindo a Alexa no sistema do veículo.
Foi revelado, ainda, que a BYTON planeja lançar seu M-Byte no mercado chinês em 2020. São previstos cerca de 3 mil veículos já em 2020. Porém, na Europa e América do Norte, as pré-encomendas começam em 2020, mas o carro só entrará no mercado em 2021.
No que diz respeito à América do Sul, nada foi declarado pela empresa. No entanto, dado a grande expansão no mercado de carro elétrico que está prevista para ocorrer por aqui, ele não deve demorar para vir.
Vejamos algumas especificações deste veículo.
Carro elétrico da Byton carrega 80% em 35 minutos!
O M-Byte é um carro bem planejado, possuindo duas versões de bateria: uma de 72 kWh e outra de 95 kWh. A primeira versão, no ciclo WLPT, consegue um alcance de 360 km ou 224 milhas. Já a versão ampliada, nas mesmas condições, tem um alcance de 460 km ou 286 milhas.
A versão do M-Byte apenas com tração traseira entrega 200 kW de potência. No entanto, a versão 4WD possui um motor elétrico frontal de 150 kW.
O veículo ainda conta com duas formas de recarga: CA e CC. A recarga CA é de 22 kW, enquanto a CC (rápida) é de 150 kW. O modo de recarga rápida permite recarregar 100 km em 10 minutos.
Além disso, é possível recarregar 80% das baterias em 35 minutos. Temos ainda que o carro vai de zero a 100 km/h em 7,5 segundos.
Este é o primeiro carro que terá produção em série em sua planta localizada em Nanjing, China. Além disso, o preço de lançamento de US$ 45 mil torna este SUV elétrico um dos mais acessíveis do mercado.
Todas essas características do M-Byte fazem com que seja um carro elétrico muito competitivo a nível internacional. Ele não perde em praticamente nada em relação aos outros veículos, estando perfeitamente apto a disputar um espaço no mercado.
Byton: carros elétricos premium
A BYTON surgiu com uma proposta interessante: criar uma marca de carros premium com alcance global. Sua sede mundial está localizada em Nanjing, na China, onde ocorrem pesquisa e desenvolvimento tecnológico, assim como sua produção inteligente.
Também possui uma sede norte-americana, onde são tratados assuntos como direção autônoma, experiência do usuário e integração de tecnologias. Esta sede está localizada no Vale do Silício.
Quanto ao conceito e design dos veículos, o centro focado nestes assuntos fica em Munique. Para cuidar de assuntos externos, marketing e assuntos relacionados a investidores, a BYTON possui escritórios em Xangai, Hong Kong e Pequim.
Criada em 2017, a montadora foi feita para concorrer com a Tesla. Seus fundadores são ex-gerentes da BMW, como é o caso do CEO atual da empresa, que foi vice-presidente de marketing e vendas da BMW entre 2013 e 2017.
Veja também: Conectores para carro elétrico: veja todos os tipos!
E você, o que achou do M-Byte? Deixe sua opinião nos comentários!