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Moura irá montar módulos de bateria para carros elétricos

A Moura está de olho no mercado de carros elétricos no Brasil. Isso se deve aos vários projetos de montadoras que serão realizados no território nacional.

Em um contrato com a VW, ela ficou responsável por fornecer módulos de bateria para veículos elétricos. Além disso, cuidará do ciclo de vida dessas baterias.

No entanto, montar os módulos é um trabalho para os próximos anos, mas a produção dessas baterias no Brasil ainda não tem previsão.

Isso se deve ao grande investimento para isso. De acordo com alguns dados de fabricantes Européias, esse investimento chega à casa do bilhão.

Há um grande interesse por parte da Moura nesse negócio. As baterias para veículos elétricos só podem ser fornecidas em caso de acompanhamento do projeto do veículo.

A parceria entre VW e Moura irá render um grande aprendizado para a empresa Brasileira. Assim, pode ser o diferencial para ela entrar de vez nesse novo mercado em expansão.

A entrada da Moura no negócio de veículos elétricos

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Recentemente, a Moura realizou alguns contratos relacionados à veículos elétricos. Dessa forma, está buscando uma posição nesse mercado do futuro.

A criação de uma divisão especializada em tecnologia de lítio indica suas intenções. Além disso, a Moura foi escolhida para cuidar dos módulos de baterias importados da China.

Essas baterias serão utilizadas nos ônibus híbridos da Eletra e nos caminhões leves e-Delivery do e-Consórcio da VWCO, que serão fabricados até o fim de 2020.

A formalização da Moura ocorreu no Fenatran 2019. Sua função será realizar assistência técnica e reciclagem, cuidando do ciclo de vida das baterias. 

Brasil eletrificado

Segundo Fernando Castelão, do departamento de lítio da Moura, montar módulos de bateria se concretizará nos próximos anos. 

No entanto, produzir essa tecnologia de baterias é algo muito mais complexo.

Como visto recentemente, fabricantes da Europa estão investindo pesado nessa tecnologia. O valor chega a ser bilionário.

A Moura está visando o mercado de ônibus e caminhões elétricos do Brasil. 

Embora o preço da bateria seja quase o do veículo, o investimento se paga a longo prazo.

Além disso, segundo Castelão, a Moura poderá evoluir muito trabalhando em parceria com a VW. As baterias só podem ser fornecidas quando se acompanha o projeto do veículo.

Ter uma fábrica de montagem de módulos no Brasil só será viável quando atingir capacidade 1 GW por ano. Esse valor é suficiente para abastecer uma frota de 2,500 ônibus elétricos por ano.

Esse valor é pequeno quando comparado ao resto do mundo. Hoje ele chega a 250 GW por ano, e tem previsão de 1,250 GW por ano em 2025. Iniciar participando do projeto junto com VW é um bom começo para a Moura.