O Mobilis Li é considerado o primeiro carro elétrico genuinamente brasileiro. Compacto e barato, o carro da Mobilis pode ser uma ótima solução para problemas de mobilidade urbana.
Inicialmente projetado para uso em condomínios, resorts e outros locais fechados, o Mobilis Li deverá ser homologado para uso nas ruas.
O carro da Mobilis está disponível em três versões: Confort, Trail e Work. Os três modelos do Mobilis Li são, respectivamente, para passeio, para uso em terrenos off-road e para carregamento de carga.
Para que possa produzir mais unidades do carro, a montadora pretende angariar um investimento milionário.
Com o lançamento do Mobilis Li, a montadora pretende tornar os carros elétricos mais acessíveis no Brasil.
O que você vai ver aqui:
O início da Mobilis
Fundada no final de 2013, a Mobilis tem sua micro fábrica em Palhoça, Santa Catarina. A montadora foi criada pelos engenheiros Thiago Hoeltgebaum, Mahatma Marostica e Paulo Bosquieiro Zanetti.
Apesar do pouco tempo de estrada, a Mobilis já se mostra uma montadora com grande potencial.
O objetivo principal da empresa é trazer a tecnologia dos carros elétricos para a população, ou seja tornar o carro elétrico um bem de consumo mais acessível.
A Mobilis não lançou nenhum carro logo de cara. A empresa passou 3 anos somente realizando pesquisas e desenvolvendo suas ideias.
Após receber o investimento necessário, a montadora pôde expandir sua estrutura e finalmente apresentar seu primeiro modelo de carro elétrico, o Li.
Mobilis Li: o carro elétrico feito no Brasil
É certo que o Brasil ainda está engatinhando no segmento dos carros elétricos. A Mobilis, através do lançamento do Li, acaba de dar mais um passo rumo à popularização desse tipo de veículo.
Após 4 anos de desenvolvimento, em agosto de 2017 a empresa finalmente revelou seu primeiro modelo, o Mobilis Li. O carro foi apresentado durante a Campus Party de Salvador.
O Li é vendido pela Mobilis em três diferentes versões: Confort, Trail e Work. Conheça as principais informações sobre cada versão.
Mobilis Li Confort
Perfeito para uso em resorts, condomínios e outros locais privados, o Mobilis Li conta com boas especificações.
Design e tecnologia
Se destacando por ser um carro compacto, o Moblis Li tem 2,6 m de comprimento e 1,5 de largura.
A aparência do carro lembra aos carrinhos elétricos de golfe. O Li é todo aberto nas laterais, contanto apenas com um vidro laminado que vai até o teto. No geral, o Li tem um design mais arredondado, sem traços geométricos muito marcantes.
O Mobilis Li pode acomodar 2 pessoas, com extensão para 4 passageiros.
Apesar de ser um carro mais acessível, o Mobilis Li conta com um sistema chamado head-up display, em que algumas informações como velocidade são espelhadas no para-brisa.
Além disso, o carro conta com um tablet multimídia e com o Li Card, um cartão que permite ligar o carro. Com o Li Card conectado, o carro é capaz de reconhecer as preferências salvas do motorista.
Potência
Por ser um carro para uso em propriedades privadas, o Mobilis Li não tem uma potência que pode ser comparada a modelos de alta perfomance, como os carros da Tesla, por exemplo.
O Mobilis Li Confort pode ser comprado em duas versões diferentes, uma com motor de 4,5 kW e outra com motor de 7,5 kW de potência.
A versão mais potente pode chegar a uma velocidade máxima de 60 km/h. Já o Li Confort com motor de 4,5 kW chega a 45 Km/h.
A empresa planeja lançar uma versão do Li adaptada para as ruas. Esse modelo poderá correr a uma velocidade máxima de 100 km/h.
Autonomia
Um dos maiores diferenciais de todas as versões do Mobilis Li é sua bateria. Diferente da maioria dos carrinhos elétricos que usam bateria de chumbo ácido, o Li conta com um conjunto de baterias de lítio.
Ao contrário das populares baterias de chumbo ácido, as de lítio tem maior capacidade energética, além de durarem por muito mais tempo.
O Mobilis Li confort conta com um conjunto de baterias de lítio de 4,1 kWh, dando ao carro 50 Km de autonomia.
O tempo de carregamento do Mobilis Li é de 6 horas em uma tomada comum. Mas com a compra de um sistema de carga opcional, esse tempo pode ser reduzido para 3 horas.
Segurança
O Mobilis Li vem com um kit de sinalização completo. O carro conta com faróis automotivos de série, luz de ré, luz de freio e setas.
Além disso, o carro conta com freios a disco nas quatro rodas. O Mobilis Li vem com rodas de liga leve na versão Plus.
Por ainda ser uma montadora de pequena série, a Mobilis ainda não precisa se encaixar em alguns padrões de segurança.
Enquanto a montadora produzir até 100 unidades do carro por ano, não precisará incluir sistema ABS e airbags em seus modelos.
Mobilis Li Trail
Além da versão para uso em resorts e condomínios, a Mobilis está vendendo o Li Trail, modelo perfeito para uso off-road.
Design
O visual do Mobilis Li Trail se mantém quase o mesmo da versão Confort. As principais diferenças estão na presença de um quebra mato (disponível na versão plus), faróis de trabalho e de pneus off-road.
Outro item adicional que pode ser comprado na versão plus é o kit reboque.
Potência
Apesar de ser um carro para estradas acidentadas, com lama, declives e buracos, a performance do Trail é a mesma da versão Confort.
Há a opção do Mobilis Li com motor de 4,5 kW, com velocidade máxima de 45 km/h e a opção de 7,5 kW, chegando a 60 Km/h.
Para que sua performance em terrenos off-road seja otimizada, o Trail conta com duas suspensões independentes em cada roda, totalizando oito suspensões.
Autonomia
O Mobilis Li Trail vem com um conjunto de baterias de lítio de 4,1 kWh. O carro pode correr 50 Km até que precise de uma recarga.
Em uma tomada comum, o Mobilis Li é carregado em 6 horas.
Mobilis Li Work
A versão Work do Mobilis Li segue praticamente as mesmas especificações das duas versões anteriores.
A motorização de 4,5 ou 7,5 kW continua. A autonomia também é a mesma: 50 Km.
A principal diferença está em sua traseira, onde há uma caçamba ou módulo de carga com os bancos rebatíveis.
O Mobilis Li Work pode carregar até 300 Kg de carga.
Não só o Mobilis Work como as outras versões também contam com o Mobile Fleet, um sistema conectado com a central da montadora, que monitora o estado do carro.
Preço e produção do Mobilis Li
O Mobilis Li é vendido em nosso país por R$ 45 mil.
Para que possa realizar a produção do veículo, a montadora pretende angariar 2,5 milhões de reais em uma rodada de investimentos.
Com o investimento em mãos, a Mobilis poderá produzir o Li. A empresa pretende construir diversas micro fábricas, que serão espalhadas pelo Brasil.
Cada micro fábrica será responsável por produzir, vender e realizar o pós venda em sua região.
Dessa forma, a empresa pode descentralizar a produção, otimizando a logística e o custo.
Mobilis Li será homologado para uso nas ruas
A montadora do Li planeja homologar o carro para que ele possa ser usados nas ruas. Para que possam realizar a homologação, a montadora deverá adequar o veículo a algumas normas.
O carro da Mobilis ainda não contam com freios ABS e airbags. Para que possa ser homologado, é necessário que ele apresente esses dois importantes componentes de segurança.
Quando for homologado, a empresa pretende principalmente vender o Mobilis Li para locadoras e empresas de carsharing.
Para saber mais sobre a Mobilis e seu primeiro carro elétrico, acesse o site da montadora.
Por mais que ainda não seja homologado para uso nas ruas, espera-se que daqui a algum tempo seja possível ver o Mobilis Li rodando por todo o Brasil. Com a popularização do carro, a população terá acesso à incrível tecnologia dos carros elétricos.