Mobilis Li VS Hitech A00 e e.coTech

Mobilis Li: o carro elétrico genuinamente brasileiro

O Mobilis Li é considerado o primeiro carro elétrico genuinamente brasileiro. Compacto e barato, o carro da Mobilis pode ser uma ótima solução para problemas de mobilidade urbana.

Inicialmente projetado para uso em condomínios, resorts e outros locais fechados, o Mobilis Li deverá ser homologado para uso nas ruas.

O carro da Mobilis está disponível em três versões: Confort, Trail e Work. Os três modelos do Mobilis Li são, respectivamente, para passeio, para uso em terrenos off-road e para carregamento de carga.

Para que possa produzir mais unidades do carro, a montadora pretende angariar um investimento milionário.

Com o lançamento do Mobilis Li, a montadora pretende tornar os carros elétricos mais acessíveis no Brasil.

O início da Mobilis

Fundada no final de 2013, a Mobilis tem sua micro fábrica em Palhoça, Santa Catarina. A montadora foi criada pelos engenheiros Thiago Hoeltgebaum, Mahatma Marostica e Paulo Bosquieiro Zanetti.

Apesar do pouco tempo de estrada, a Mobilis já se mostra uma montadora com grande potencial.

O objetivo principal da empresa é trazer a tecnologia dos carros elétricos para a população, ou seja tornar o carro elétrico um bem de consumo mais acessível.

A Mobilis não lançou nenhum carro logo de cara. A empresa passou 3 anos somente realizando pesquisas e desenvolvendo suas ideias.

Após receber o investimento necessário, a montadora pôde expandir sua estrutura e finalmente apresentar seu primeiro modelo de carro elétrico, o Li.

Mobilis Li: o carro elétrico feito no Brasil

É certo que o Brasil ainda está engatinhando no segmento dos carros elétricos. A Mobilis, através do lançamento do Li, acaba de dar mais um passo rumo à popularização desse tipo de veículo.

Após 4 anos de desenvolvimento, em agosto de 2017 a empresa finalmente revelou seu primeiro modelo, o Mobilis Li. O carro foi apresentado durante a Campus Party de Salvador.

O Li é vendido pela Mobilis em três diferentes versões: Confort, Trail e Work. Conheça as principais informações sobre cada versão.

Mobilis Li Confort 

Li-confort

Perfeito para uso em resorts, condomínios e outros locais privados, o Mobilis Li conta com boas especificações. 

Design e tecnologia

Se destacando por ser um carro compacto, o Moblis Li tem 2,6 m de comprimento e 1,5 de largura.

A aparência do carro lembra aos carrinhos elétricos de golfe. O Li é todo aberto nas laterais, contanto apenas com um vidro laminado que vai até o teto. No geral, o Li tem um design mais arredondado, sem traços geométricos muito marcantes.

O Mobilis Li pode acomodar 2 pessoas, com extensão para 4 passageiros.

Apesar de ser um carro mais acessível, o Mobilis Li conta com um sistema chamado head-up display, em que algumas informações como velocidade são espelhadas no para-brisa.

Além disso, o carro conta com um tablet multimídia e com o Li Card, um cartão que permite ligar o carro. Com o Li Card conectado, o carro é capaz de reconhecer as preferências salvas do motorista.

Potência

Por ser um carro para uso em propriedades privadas, o Mobilis Li não tem uma potência que pode ser comparada a modelos de alta perfomance, como os carros da Tesla, por exemplo.

O Mobilis Li Confort pode ser comprado em duas versões diferentes, uma com motor de 4,5 kW e outra com motor de 7,5 kW de potência.

A versão mais potente pode chegar a uma velocidade máxima de 60 km/h. Já o Li Confort com motor de 4,5 kW chega a 45 Km/h.

A empresa planeja lançar uma versão do Li adaptada para as ruas. Esse modelo poderá correr a uma velocidade máxima de 100 km/h.

Autonomia

Um dos maiores diferenciais de todas as versões do Mobilis Li é sua bateria. Diferente da maioria dos carrinhos elétricos que usam bateria de chumbo ácido, o Li conta com um conjunto de baterias de lítio.

Ao contrário das populares baterias de chumbo ácido, as de lítio tem maior capacidade energética, além de durarem por muito mais tempo.

O Mobilis Li confort conta com um conjunto de baterias de lítio de 4,1 kWh, dando ao carro 50 Km de autonomia.

O tempo de carregamento do Mobilis Li é de 6 horas em uma tomada comum. Mas com a compra de um sistema de carga opcional, esse tempo pode ser reduzido para 3 horas.

Segurança

O Mobilis Li vem com um kit de sinalização completo. O carro conta com faróis automotivos de série, luz de ré, luz de freio e setas.

Além disso, o carro conta com freios a disco nas quatro rodas. O Mobilis Li vem com rodas de liga leve na versão Plus.  

Por ainda ser uma montadora de pequena série, a Mobilis ainda não precisa se encaixar em alguns padrões de segurança.

Enquanto a montadora produzir até 100 unidades do carro por ano, não precisará incluir sistema ABS e airbags em seus modelos.

Mobilis Li Trail 

Li-Trail

Além da versão para uso em resorts e condomínios, a Mobilis está vendendo o Li Trail, modelo perfeito para uso off-road.

Design

O visual do Mobilis Li Trail  se mantém quase o mesmo da versão Confort. As principais diferenças estão na presença de um quebra mato (disponível na versão plus),  faróis de trabalho e de pneus off-road.

Outro item adicional que pode ser comprado na versão plus é o kit reboque.

Potência

Apesar de ser um carro para estradas acidentadas, com lama, declives e buracos, a performance do Trail é a mesma da versão Confort.

Há a opção do Mobilis Li com motor de 4,5 kW, com velocidade máxima de 45 km/h e a opção de 7,5 kW, chegando a 60 Km/h.

Para que sua performance em terrenos off-road seja otimizada, o Trail conta com duas suspensões independentes em cada roda, totalizando oito suspensões.

Autonomia

O Mobilis Li Trail vem com um conjunto de baterias de lítio de 4,1 kWh. O carro pode correr 50 Km até que precise de uma recarga.

Em uma tomada comum, o Mobilis Li é carregado em 6 horas. 

Mobilis Li Work 

 Li-Work

A versão Work do Mobilis Li segue praticamente as mesmas especificações das duas versões anteriores.

A motorização de 4,5 ou 7,5 kW continua. A autonomia também é a mesma: 50 Km.  

A principal diferença está em sua traseira, onde há uma caçamba ou módulo de carga com os bancos rebatíveis.

O Mobilis Li Work pode carregar até 300 Kg de carga.

Não só o Mobilis Work como as outras versões também contam com o Mobile Fleet, um sistema conectado com a central da montadora, que monitora o estado do carro.

Preço e produção do Mobilis Li

O Mobilis Li é vendido em nosso país por R$ 45 mil.

Para que possa realizar a produção do veículo, a montadora pretende angariar 2,5 milhões de reais em uma rodada de investimentos.

Com o investimento em mãos, a Mobilis poderá produzir o Li. A empresa pretende construir diversas micro fábricas, que serão espalhadas pelo Brasil.

Cada micro fábrica será responsável por produzir, vender e realizar o pós venda em sua região.

Dessa forma, a empresa pode descentralizar a produção, otimizando a logística e o custo.

Mobilis Li será homologado para uso nas ruas

A montadora do Li planeja homologar o carro para que ele possa ser usados nas ruas. Para que possam realizar a homologação, a montadora deverá adequar o veículo a algumas normas.

O carro da Mobilis ainda não contam com freios ABS e airbags. Para que possa ser homologado, é necessário que ele apresente esses dois importantes componentes de segurança.

Quando for homologado, a empresa pretende principalmente vender o Mobilis Li para locadoras e empresas de carsharing.

Para saber mais sobre a Mobilis e seu primeiro carro elétrico, acesse o site da montadora.

Por mais que ainda não seja homologado para uso nas ruas, espera-se que daqui a algum tempo seja possível ver o Mobilis Li rodando por todo o Brasil. Com a popularização do carro, a população terá acesso à incrível tecnologia dos carros elétricos.