Centro Tecnológico de Veículos Híbridos e Elétricos é inaugurado em Curitiba

Curitiba recebe primeiro Centro Tecnológico de Veículos Híbridos e Elétricos do país

Foi inaugurado o Primeiro Centro Tecnológico de Veículos Híbridos e Elétricos do país pela Federação das indústrias do Estado do Paraná (Fiep) por meio do Instituto Senai de Inovação (ISI). A inauguração foi realizada no dia 09 de outubro (terça-feira).

O Centro, aberto no Campus da Indústria, contará com cursos de graduação e pós-graduação. Eles serão voltados para o desenvolvimento de tecnologias para carros elétricos e híbridos.

O lançamento do Centro Tecnológico de Veículos Híbridos e Elétricos ocorreu durante o Encontro de Inovação em Eletromobilidade 2018, que contou com exposições, painéis e test-drives de carros elétricos. 

Saiba tudo sobre o Centro Tecnológico de Veículos Híbridos e Elétricos, inaugurado no Paraná!

Curitiba aposta em carros híbridos e elétricos com criação de Primeiro Centro Tecnológico da área

Charging

O Primeiro Centro Tecnológico de Veículos Híbridos e Elétricos está localizado no Campus da Indústria. A Fiep e o ISI são os responsáveis pelo projeto, que tem o apoio do BNDES.

O objetivo do Centro Tecnológico é para treinar mão de obra especializada na área, com realização de cursos. Além disso, ajuda no desenvolvimento de projetos de inovação.

O Instituto Senai de inovação (ISI) tem como função principal aumentar a produtividade e competitividade industrial no Brasil. A Federação das indústrias do Estado do Paraná é a responsável por representar a indústria na região.

Centro Tecnológico irá oferecer cursos na área de Engenharia

Em 2019, o Centro Tecnológico irá oferecer dois cursos de graduação: Engenharia Automotiva e Engenharia de Energias. Há também a pós-graduação em Engenharia de Veículos Híbridos e Elétricos, com duas turmas de 30 alunos.

O Centro conta com oito laboratórios e uma área total de 900 metros quadrados de instalações.

Todos os cursos foram abertos à comunidade provando assim que todo esse projeto, que custou 13,7 milhões de reais, é para o avanço qualitativo de mão de obra na área de carros elétricos, sem fins lucrativos.

Já começamos uma parceria para o estudo de hibridização de pequenos caminhões a diesel”, declara o gerente de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep, Rafael Cury”

O Centro de tecnologia também executará trabalhos ligados sistemas de energia e estações de carregamento com painéis solares. 

No dia da inauguração, montadoras como Toyota, Nissan, Renault, Volvo e Volkswagen estavam presentes.

Além de formar profissionais técnicos qualificados para a atuação, o Centro Tecnológico de Veículos Híbridos e Elétricos tem o objetivo de desenvolver um ecossistema tecnológico que envolva diferentes destinos, como indústrias e startups

Em entrevista ao site agenciafiep, Felipe Couto, menciona:

Queremos desenvolver novas tecnologias, adaptando para nossa realidade, conectando startups ligadas ao tema de mobilidade. Investimos em laboratórios com tecnologia de ponta, com atuação no desenvolvimento de baterias, utilizando simuladores, sistemas de dados veiculares on road”

Inauguração do Centro Tecnológico de Veículos Híbridos e Elétricos acontece junto com Encontro de Inovação em Eletromobilidade

A inauguração aconteceu junto com o Encontro de Inovação em Eletromobilidade. O evento teve como princípio palestras sobre os desafios para eletrificação veicular no Brasil. Além disso, contou com painéis sobre tecnologias disponíveis, pitches de startups, exposições e test-drive de veículos elétricos. O evento foi aberto ao público. Um dos veículos em exposição era o compacto Mobilis Li, criado pela montadora Mobilis. 

Mobilis Li VS Hitech A00 e e.coTech

O Coordenador de Educação do Sistema Fiep no Campus da Indústria, Otávio Derenievicki Filho, declara positivamente:

Com lançamento do centro e uma programação de exposições e palestras, queremos promover um dia de relacionamento e engajar cada vez mais as pessoas sobre o assunto, apresentando as empresas que já estão trabalhando com o tema, como é o caso da Copel, Itaipu, Renault e Bosch

Paraná acelera na popularização de carros híbridos e elétricos

Segundo a pesquisa do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), nos últimos dois anos, o estado registrou aumento de 146% no número de emplacamentos de carros movidos a eletricidade.

Em entrevista ao site agenciafiep, Couro afirma que o projeto da Fiep foi realizado com foco em eletro pontos:

Hoje nós dispomos em mais infraestrutura do que em quantidade de veículos. Por exemplo, o Paraná foi o primeiro Estado a inaugurar toda uma via de conexão de Curitiba até a Foz do Iguaçu. É possível, pois tem vários pontos de eletro pontos ao longo desse trajeto.”

O gerente ainda declara que existem dois milhões de carros elétricos, sem contar os híbridos. Uma pesquisa elaborada pela Agência Internacional de Energia (AIE) calcula que em 2030, o número de carros elétricos pode chegar a 125 milhões. Essas informações comprovam que até 2030 a produção de veículos elétricos pode chegar a 10 milhões por ano.