Primeiro carro híbrido a ser vendido no mercado brasileiro, o Ford Fusion Hybrid segue como um dos principais expoentes desse segmento. Saiba mais a respeito do pioneiro entre os híb ridos no Brasil
Não é possível falar de carros híbridos no Brasil sem citar o Ford Fusion Hybrid. Afinal, o modelo da montadora americana foi o primeiro desse tipo a ser vendido no país. O sedã de luxo segue como um dos principais expoentes do segmento no mercado brasileiro. No final do ano passado, a versão 2017 chegou ao território nacional.
Comparado aos concorrentes, o Fusion Hybrid se destaca pela potência maior oferecida. Apesar disso, o modelo ainda é um dos mais econômico dentro do mercado de carros que contam com motor elétrico e a combustão.
Líder de vendas entre os híbridos da Ford, o Fusion encabeça o catálogo nesse segmento da montadora americana. Como parte de uma estratégia de renovação da frota, a fabricante de Detroit pretende que 40% dos carros oferecidos sejam compostos por híbridos ou elétricos até o ano de 2020. Isso incluirá um investimento que supera os US$ 4 bilhões. Serão 13 novos modelos “eletrificados” lançados nesse período.
Conheça mais a respeito de um dos híbridos pioneiros no Brasil.
O que você vai ver aqui:
A história do Ford Fusion Hybrid
O Ford Fusion Hybrid foi anunciado em 2005 durante o Salão do Automóvel de Detroit. O modelo chegou ao mercado norte-americano em março de 2009. No primeiro ano em que esteve disponível, foram 15,554 unidades vendidas.
O carro foi anunciado para o mercado brasileiro em outubro de 2010, durante o Salão do Automóvel de São Paulo. No mês seguinte, em novembro, o modelo já estava disponível para vendas, pelo preço de R$ 133,900. Como novidade, o motor do carro já era adaptado às misturas de etanol do combustível nacional. O Brasil também foi o primeiro mercado fora dos Estados Unidos a receber a primeira geração do Fusion Hybrid.
Ao todo, no mercado americano, foram 7,780 modelos híbridos vendidos, equivalente a pouco mais de 5% do total de vendas do Fusion. No Brasil o modelo encontrou dificuldades no início, e vendeu somente dez unidades.
Com uma reformulação completa do design, a segunda geração foi anunciada em 2012, também durante o Salão de Detroit. A linha ganhou a introdução da tecnologia de recarga plug-in (por tomada), com a adição do Fusion Energi. A segunda geração chegou ao mercado norte-americano no mesmo ano. Foi durante essa geração que a Ford levou o modelo aos mercados europeu e asiático, sob a bandeira do Mondeo.
Comparada à geração inicial, a segunda contava com melhor consumo e substituía as baterias de níquel por lítio.
Fusion Hybrid 2017
Anunciada durante o Salão de Detroit de 2016, a mais nova versão do Fusion Hybrid apresenta ainda mais mudanças. Com o avanço da tecnologia híbrida, a Ford não ficou para trás e tratou de atualizar o modelo.
A carroceria foi re-estilizada, ganhando linhas mais fluídas e agressivas. Outras mudanças são os faróis e até mesmo a grade da entrada de ar, aproximando o visual do modelo convencional ao da versão Sport do Fusion. No Brasil, a versão 2017 passou a ser vendida em outubro de 2016, pelo preço de R$ 159,500.
Até o final de 2016, a linha híbrida do Fusion já havia alcançado o total de 285,093 unidades vendidas.
Detalhes técnicos do Fusion Hybrid
O grande destaque do Fusion Hybrid é, sem dúvidas, a potência, principalmente dentro do segmento de híbridos. O motor a combustão produz 143 cavalos, enquanto o elétrico produz outros 120. Em conjunto, no funcionamento híbrido, os dois chegam a 190 cavalos. A versão convencional recarrega as baterias por meio de um sistema de recuperação de energia, com autonomia de 3,2 quilômetros usando somente o motor elétrico. Já a linha Energi, com opção plug-in para recarga, tem autonomia de 35 quilômetros nas mesmas condições. Com o motor a combustão, o número aumenta significativamente para 981,7 quilômetros.
A tração é apenas dianteira, e a potência gerada pelo motor elétrico é direcionada para o eixo frontal. Em situações que necessitam de menor potência, o propulsor a eletricidade atua sozinho. Portanto, ao ligar o carro e sair da garagem, ao estacionar ou no trânsito pesado, o Ford Fusion Hybrid é movido exclusivamente pelo motor elétrico. Nas demais situações, o motor a combustão entra em ação para auxiliar o elétrico, sendo dominante conforme a a exigência por potência for maior. A central eletrônica do veículo, a partir da utilização e dosagem do pedal do acelerador, determina qual dos dois deverá agir em determinado momento, ou se ambos serão utilizados simultaneamente. Com isso, os dois propulsores ganham em eficiência e estendem a autonomia do veículo.
No Brasil, o preço de venda sugerido pela fabricante é de R$ 159,500.
O Fusion Hybrid e o futuro eletrificado da Ford
A Ford não é uma das cinco maiores montadoras do planeta à toa. A gigante norte-americana tem plena consciência da mudança ocorrida no mercado automotivo e da crescente demanda pelas opções verdes. Com o Fusion Hybrid sendo o principal expoente do catálogo de híbridos e elétricos, a montadora de Detroit planeja uma expansão significativa nesse segmento.
O plano, anunciado em janeiro deste ano, prevê o investimento de nada menos que US$ 4,5 bilhões na tecnologia elétrica. Como consequência, serão apresentados 13 novos modelos, entre híbridos e os primeiros carros totalmente elétricos da fabricante.
Atualmente, a Ford tem 13% de seu catálogo de veículos dedicados aos segmentos em questão. Com a forte investida nesse mercado, a previsão é que esse número chegue a 40% em 2020. Dentre esses estão uma versão híbrida do Mustang e outra da popular pickup F-150. Além disso, há planos para um novo SUV, esse totalmente elétrico e com autonomia de 480 quilômetros e voltado para os mercados norte-americano, europeu e asiático. Até mesmo as forças de segurança estão incluídas no plano, com duas novas viaturas híbridas para a polícia americana. A grande novidade, no entanto, é a proposta de criar estações de recarga wireless, que serão detalhadas no futuro. E o Fusion Hybrid, evidentemente, seguirá como o líder de vendas nesse mercado para a Ford.