Fato ou fake

Fato ou fake: 6 dúvidas sobre os elétricos

Com dois projetos de lei tramitando no Senado Federal, com a expectativa de aumentar o incentivo ao uso de carros elétricos, chegou a hora de tirar a dúvida sobre alguns detalhes desses veículos e confirmar se são fato ou fake.

Para tanto, nós trouxemos 6 situações que, frequentemente, estão relacionadas aos elétricos e que acabam deixando as pessoas curiosas, querendo saber se são verdade ou se não passam de mitos.

Se você tiver alguma dúvida sobre esses carros, pode ser que ela esteja respondida aqui. Mas, caso não esteja, basta entrar em contato conosco pelos comentários, que adoraremos responder sua pergunta! Vamos ao nosso fato ou fake!

1. A manutenção de um carro elétrico é mais barata

Fato. Como os motores elétricos são mais simples de serem “mexidos”, consequentemente o custo da mão de obra se torna menor. Isso faz com que a manutenção dele seja mais vantajosa financeiramente. Além disso, o sistema de rodagem de um carro elétrico possui bem menos componentes que um motor à combustão e isso também faz com que ele seja mais econômico.

2. Não é bom carregar 100% as baterias do elétrico

Fake. O que acontece é que, na grande maioria dos modelos, quando a carga chega a 80%, o próprio sistema do veículo torna o carregamento mais lento. Isso porque, o carro já pode operar muito bem com essa quantidade de alimentação. Porém, isso não significa que seja errado encher a bateria por completo.

3. A bateria de um elétrico não dura uma viagem longa

Fake. A bateria de um veículo elétrico é perfeitamente capaz de gerar autonomia para viagens mais longas. Apenas confira se será necessário recarrega-la no caminho, como também acontece com os veículos à combustão, que, frequentemente, precisam ser reabastecidos. No entanto, se a preocupação é se ele irá aquecer ou algo nesse sentido, saiba que o modo de dirigir é exatamente igual ao outros.

4. Não compensa pois o carregamento aumenta a conta de energia

Fake. Para encher as baterias dos elétricos o aumento na conta de energia é mínimo. Aliás, fazendo uma relação entre o custo extra de energia doméstica e a autonomia de rodagem que o veículo terá, o resultado é de centavos. Bem menor do que se o tanque fosse completado com combustível, que está atingindo cifras altas em todos os estados.

5. É possível carregar em casa

Fato. Alguns modelos de veículos elétricos, como o Fiat 500e, por exemplo, possuem um kit de carregamento residencial. Nesse caso, basta usar uma tomada que tenha aterramento. Se ela for de corrente 220v, é melhor. Mas, caso seja 127v não tem nenhum problema.

6. É mais fácil comprar um carro zero do que um elétrico

Fato. Se formos considerar os valores, realmente um carro zero à combustão é bem mais barato. A tecnologia empregada nos veículos elétricos ainda o deixa com valores maiores e esse é um dos motivos que impedem que as peças se popularizem no mercado brasileiro. No entanto, esse cenário tende a melhorar, principalmente com as duas PLs que estão tramitando e que poderão incentivar as montadoras a desenvolver veículos elétricos com preços mais acessíveis.

Esse fato ou fake que preparamos certamente vai te ajudar a entender melhor como funcionam os carros elétricos e se eles são, realmente, uma boa opção para a sua necessidade. Para saber mais detalhes sobre eles, continue acompanhando as nossas postagens!