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Citroën Ami: elétrico custa menos de R$ 100 por mês

Os carros elétricos irão conquistar todo o mercado internacional, disso não restam dúvidas, porém alguns também querem revolucionar a forma como o transporte é feito: esse é o caso do Citroën Ami.

A primeira coisa que chama a atenção no veículo é sua pequenez. De fato, carros pequenos não são comuns no ocidente, e certamente irá gerar estranheza por aqui.

No entanto, mesmo parecendo um “carro de brinquedo”, podemos garantir que é um projeto sério. Possuindo capacidade para duas pessoas, o Citroën Ami conta com 2,41 metros de comprimento e 1,39 de largura.

Sempre que pensamos em carro elétrico, no entanto, temos a ideia de veículos robustos e potentes, além de possuírem porte médio/grande. Além disso, pensamos na individualidade de seus donos, assim como em suas funções diversas.

No entanto, o Citroën Ami aposta no compartilhamento entre pessoas, e possui funções específicas para essa tarefa.

Ele foi elaborado para ser dirigido por qualquer pessoa acima de 14 anos. Porém, devemos lembrar que isso só acontece apenas em algumas regiões do mundo, onde a lei permite que isso ocorra.

Além de tudo isso, o veículo promete surpreender em sua acessibilidade, afinal, ele pode custar menos de R$ 100 por mês!

Continue lendo e saiba mais sobre o Citroën Ami!

A proposta do Citroën Ami: compartilhamento

Como é possível notar, o Citroën Ami não foi feito para quem gosta de carros enormes, mas sim para um público bastante específico: jovens e adultos que realizam viagens curtas.

Essa nova aplicação dos carros elétricos está entrando na moda no mercado internacional, onde a eficiência é quem dita as regras. Porém, esse carro não é especial por conta disso, mas sim por outras duas cosias: seu preço e seu modo compartilhado.

O preço do Citroën Ami estará na casa dos € 7.000, mas há uma opção de leasing, onde o usuário poderá pagar € 2.644 e parcelas de € 19,99 por mês, ou seja, menos de R$ 100 por mês.

Fora isso, haverá uma opção de assinatura e compartilhamento, no valor de € 9,99, onde será cobrado € 0,26 por minuto de uso do veículo.

Por conta de seu tamanho e potência, ele poderá ser dirigido por jovens a partir de 14 anos em muitas partes da Europa. Isso acontece, pois em muitos lugares essa configuração de veículo não requer carteira de motorista.

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Carro elétrico e compacto da Citroën: desempenho

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Credit: Citroën/Divulgação

Como era de se esperar, o Citroën Ami possui um desempenho da mesma ordem que suas dimensões: bem pequenininho! Com uma recarga completa, por exemplo, ele consegue percorrer 70 Km, além de ter velocidade máxima de apenas 45 Km/h.

Sua bateria é de 5,5 kWh, e precisa de 3 horas para ficar completamente cheia, sendo considerado um tempo alto para seu desempenho. Além disso, a Citroën cortou custos com o veículo, deixando de equipar recursos importantes. Muitos deles sendo comuns até mesmo em carros elétricos mais simples.

Para se ter ideia do brutal corte de gastos, ele não conta com vidros elétricos nem com ar condicionado. Já seu painel é simples como o de uma moto comum. Em geral, podemos dizer que é uma aposta da empresa, visando atingir pessoas com senso ecológico e tecnológico, principalmente entusiastas e ativistas.

Seu baixo preço reforça a ideia de um público alvo no “início de carreira”, como estudantes universitários ou até mesmo recém-formados. A pré-venda do veículo estava marcada para o fim de março na Europa, se iniciando na França, indo posteriormente para a Alemanha, Itália, Portugal e Espanha.

Por enquanto, não há previsão de venda do carro aqui no Brasil.

Será que é um carro competitivo?

Julgar o Citroën Ami é uma tarefa difícil, pois ele está evocando um novo conceito de transporte. Esse carro possui um preço muito atrativo, porém deixa a desejar em vários aspectos importantes, como o conforto.

No entanto, a ideia de ser um carro acessível acaba por diminuir seus problemas de eficiência e conforto, mas não podemos afirmar que somente isso é o suficiente.

Com apenas 70 Km de autonomia, esse carro conta com uma clientela bastante específica, apesar de que, para uso na cidade, tem autonomia mais do que suficiente. 

Em resumo, o Citroën Ami é um carro que parece cumprir sua proposta de ser um compacto elétrico feito para ser compartilhado. 

E você, o que achou do novo carro da montadora? Deixe sua opinião nos comentários!