A Bosch é conhecida mundialmente por seus serviços automotivos e está fechando parcerias com diversas outras empresas para o desenvolvimento de carros elétricos.
A empresa está produzindo sistemas de propulsão elétrica próprios. Esses conjuntos se destacam por serem simples e eficientes, podendo ser usados em motocicletas ou até em carros.
A empresa, em parceria com a e.Go Mobile, também está produzindo um carro elétrico. O e.Go Life EV é um carro compacto para uso na cidade. Inclusive, a empresa está com intenção de usá-los em um sistema de carsharing.
E as parcerias da Bosch não param por aí. A empresa também atua em conjunto com a CPFL Energia e está criando caminhões pesados de longo alcance em parceria com a Nikola Motors Corp.
Em conjunto com diversas empresas, a Bosch também tem se mostrado uma grande entusiasta no segmento de carros elétricos, aderindo a esse movimento ascendente.
O que você vai ver aqui:
Bosch cria sistema de propulsão para carros elétricos
Uma das áreas de entrada da Bosch no mercado de carros elétricos é a produção de componentes necessários para o funcionamento desse tipo de veículo.
A Bosch está produzindo um sistema de propulsão modular de 48 volts para veículos elétricos.
O motor conta com uma unidade de controle eletrônico e um transmissor juntos em uma única peça, acoplada ao motor, que transmite a energia diretamente para os eixos do carro.
Com a venda desse conjunto, a empresa pretende ajudar na popularização dos veículos elétricos, trazendo uma tecnologia acessível e simples.
Dessa forma, novas montadoras poderão produzir seus veículos de forma mais fácil.
O conjunto de propulsão da empresa pode ser usado um motocicletas elétricas, carros e até pequenos utilitários para entregas em cidades.
eAxle: novo motor elétrico da Bosch
Além do motor elétrico de 48 volts que a Bosch já produz, a empresa também lançará o eAxle. O novo motor terá potência de até 300 kWh.
O eAxle seguirá a mesma linha compacta do primeiro motor, com a unidade de controle e a transmissão combinadas em uma única peça.
A expectativa é de que o eAxle esteja disponível dentro dos próximos anos.
e.Go Life EV: o carro elétrico produzido em parceria com a Bosch
Além de desenvolver motores para veículos elétricos, a Bosch também está produzindo um modelo de carro elétrico.
Em parceria com a montadora e.Go Mobile AG, a Bosch está desenvolvendo o e.Go Life EV, um compacto elétrico ideal para carsharing.
Design
O e.Go Life é um carro compacto desenvolvido para uso nas grandes cidades. Por suas pequenas dimensões, o carro elétrico da Bosch é o ideal para a solução de problemas de mobilidade urbana.
O visual exterior do carro é bem simples. Com faróis redondos e traços suaves em sua carroceria, o e.Go Life EV tem um design bem parecido com um modelo Smart.
Potência e autonomia
O carro da e.Go em parceria com a Bosch é vendido em três versões. Aqui, falaremos da versão 20, a mais simples e também mais acessível.
O e.Go Life 20 EV conta com dois motores, produzidos pela Bosch. Juntos, os motores entregam uma potência máxima de 28 cavalos, ou 21 kW.
A versão 20 do e.Go Life EV chega a uma velocidade máxima de 116 Km/h.
Para efeito de comparação, o e.Go Life 60 chega a 160 Km/h.
Para fornecer energia ao carro, um conjunto de seis baterias de íon-lítio, com um total de 14,4 kWh são utilizados.
Com esse conjunto de baterias, o e.Go Life Ev tem autonomia de 130 Km, com carregamento total em 6 horas. Isso em uma tomada 220 V.
Já a versão 60 tem autonomia total para rodar 194 Km.
Carsharing
Um dos planos para o e.Go Life EV é seu uso para carsharing – compartilhamento de carros – nas grandes cidades.
Por ser um carro compacto e com especificações medianas, é perfeito para rodar na cidade, lugar em que não é necessário muita autonomia nem potência.
As grandes cidades estão aderindo o movimento do carsharing por ser uma prática que auxilia na resolução de diversos problemas de mobilidade urbana. Nesse contexto, o carro da Bosch tem grande potencial para entrar nesse segmento.
Apesar dos planos para carsharing, a Bosch e a e.Go Mobile também não descartam planos para venda do carro.
Preço e vendas
O carro elétrico da e.Go Mobile em parceria com a Bosch tem preço estimado em € 16 mil. Em conversão direta, o veículo sairia por R$ 64,5 mil.
A produção inicial do e.Go Life EV é de mil unidades. Porém, a Bosch quer aumentar esse número para 10 mil em um futuro próximo.
Bosch fecha parceria com a CPFL para uso de utilitário elétrico
Com o objetivo de popularizar a utilização de veículos elétricos no Brasil, a CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz – fechou uma parceria com a Bosch para o uso de um modelo de carro movido a eletricidade.
A CPFL está fornecendo à Bosch uma unidade do Kangoo, um utilitário elétrico produzido pela Renault.
O Kangoo é utilizado pela unidade de Campinas da Bosch. Além do carro, a CPFL fará a instalação de uma estação de carregamento na unidade da empresa.
Em troca, a empresa fornecerá os dados de uso do Kangoo. Estes serão analisados e usados para o desenvolvimento de pesquisas que a CPFL realiza no segmento dos elétricos.
A parceria entre a empresa e a Bosch é uma iniciativa do Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL, também conhecido como Emotive.
Bosch produzirá caminhão movido a hidrogênio em parceria com Nikola Motors Corp
Além de veículos puramente elétricos, a Bosch também está presente no desenvolvimento de um caminhão de longo alcance movido a hidrogênio.
De qualquer forma a empresa também está lidando com propulsão elétrica. Apesar de usar hidrogênio como combustível, o caminhão contará com um motor elétrico.
Para saber tudo sobre como funciona um veículo movido a hidrogênio, acesse esse post!
Para a produção do caminhão, a empresa fechou parceria com a montadora Nikola Motors Corp
O que se sabe sobre o caminhão é que ele usará o eAxle, motor mais potente da Bosch. A previsão é que o caminhão movido a hidrogênio chegue ao mercado em 2021.
Com diversas parcerias, a Bosch entrou de vez no segmento dos carros elétricos. Desde a produção de um motor elétrico até uma parceria para a venda de um caminhão movido a hidrogênio, pode-se notar que a empresa está comprometida com o futuro do automobilismo.