Bateria de carro pode viciar?

Bateria: existe risco de “viciar”? Entenda!

A bateria é um dos principais detalhes que envolvem o funcionamento de um carro elétrico.

Inclusive, a sua necessidade de alimentação aparece como um dos maiores fatores impeditivos do boom de elétricos em países com pouca infraestrutura para eletrificados, como acontece no Brasil.

Porém, para quem já teve qualquer tipo de dispositivo elétrico, que funcione com bateria, sabe que existe uma chance, mesmo que pequena, de ela “viciar”.

Será que isso também pode acontecer com a bateria dos carros elétricos?

Nós fomos pesquisar mais a fundo esse risco e trouxemos a resposta para vocês nesse conteúdo especial.

Confira!

Afinal, o que é “vício”?

Antes de falarmos se há, ou não, risco de a bateria do carro elétrico viciar, vale a pena nos aprofundarmos um pouco mais nesse conceito.

A ideia de “vício” está diretamente ligada à falha no funcionamento de determinado produto.

Diferente de ‘defeito”, que é quando esse item, em questão, gera algum risco de pane que comprometa a integridade física de um usuário.

É possível adquirir itens e produtos que vem com vício de fábrica, apresentando a falha em sua capacidade de uso.

Entretanto, outros itens vão desenvolvendo o vício conforme o uso frequente. É o caso, por exemplo, de baterias de celulares, que vão perdendo a capacidade de se manterem carregadas e precisam ser alimentadas em uma frequência maior.

E a bateria de carro, pode viciar?

Partindo do conceito de vício e como ele se aplica na utilização prática dos objetos, voltamos à questão principal do conteúdo: a bateria do carro pode viciar?

A resposta é não. Mas, vale a pena entendermos melhor como isso funciona.

As baterias de lítio, que são utilizadas nos carros, são criadas para terem um número específico de ciclos de funcionamento.

Isso quer dizer que, assim que são criadas, já é proposto uma espécie de “prazo de utilização”. Assim que a quantidade de ciclos é atingida, a sua capacidade se reduz.

Em uma bateria, um ciclo significa uma carga completa, saindo do 0% e chegando ao 100%.

Ou seja, quando o carro atingir a quantidade específica de ciclos de carga em sua bateria, a sua capacidade de manutenção vai diminuir.

Sendo assim, será necessário fazer recargas com maior frequência para poder manter a autonomia do veículo.

Então, elas viciam ou não?

Novamente, não há risco da bateria do carro se viciar. O que acontece, é que uma redução na capacidade total de carga, causado por um desgaste natural dos geradores.

No entanto, é importante destacar que os carros elétricos são criados com tecnologia que reduz a incidência de vícios na bateria e com alternativas para aumentar a sua vida útil.

Essas baterias saem, de fábrica, com sistemas de gerenciamento que evitam a sobrecarga. Consequentemente, diminui o grau de desgaste da peça.

Além disso, muitos dos veículos elétricos mais novos contam com um sistema de reserva de energia, que é obtido a partir do acionamento dos freios. Isso reduz a necessidade de realizar cargas constantemente.