Bike elétrica Basalt é estação de carregamento

Bike elétrica que funciona como estação de recarga!

Já imaginou uma bike elétrica que tem pode funcionar como uma estação de recarga? Pois isso se tornou real!

A empresa Mokwheel, sediada na Califórnia, nos Estados Unidos, criou uma das maiores novidades do segmento nos últimos anos.

Ela lançou a Basalt e-Bike, uma bike elétrica que funde as características de meio de transporte, com estação de energia.

É claro que a sua capacidade não é extraordinária, mas a bike possui energia o suficiente para fazer alguns eletrodomésticos funcionarem. Não é necessário falar que ela carrega o celular, não é mesmo?

Características da bike elétrica Basalt e-Bike

Apesar de ter essa função inovadora, a bicicleta Basalt e-Bike é, em uma, uma bike comum. Ela conta com o estilo adventure e vem com os seguintes equipamentos:

  • Rodas aro 26;
  • Freios hidráulicos;
  • Pneus próprios para terrenos irregulares, enlameados ou rochosos;
  • Garfo hidráulico de 110 mm;
  • Quadro de alumínio com capacidade de suportar até 181 kg de peso.

É uma bike poderosa, apenas considerando os seus elementos comuns. Mas, ainda temos que falar sobre as peças que a tornam um modelo elétrico. Veja só:

  • Motor de 750W;
  • 8,6 kgfm de torque;
  • Velocidade máxima de 45 km/h;
  • Baterias de 960Wh;
  • Autonomia de 136 km.

Todas as informações relativas à capacidade que a bike elétrica apresenta são disponibilizados aos condutores em um painel de LED, que fica acoplado ao guidão.

Como funciona a sua capacidade de carregamento?

Apenas considerando os seus detalhes como bicicleta comum e elétrica, a Basalt e-Bike já demonstra que veio para dominar o mercado.

Mas, como se isso não fosse o bastante, ela ainda conta com um diferencial que vai destaca-la de qualquer concorrente, que é a funcionalidade de ser uma estação de energia.

É justamente isso que faz com que a Basalt e-Bike possa ser considerada uma estação de energia.

Ela possui um inversor, com capacidade de carregamento solar, que funciona como um gerador próprio.

Ele se alimenta da luz solar para armazenar a energia que, posteriormente, poderá ser usado para carregar diversos equipamentos, como o celular, câmeras, laptops e, até mesmo, as panelas que funcionam via eletricidade.

A capacidade energética da bicicleta elétrica Basalt é de 1000W, que podem ser consumidos via saídas USB-C e domésticas, as chamadas AC.

E já tem essa bike no Brasil?

O Brasil não possui nenhuma fábrica da Mokwheel, portanto essa e-bike não possui fabricação nacional.

Porém, é perfeitamente possível importa-la, se você estiver disposto a pagar as tarifas relativas à ação.

Ela está sendo vendida em uma plataforma coletiva, chamada Indigogo. Além disso, o seu preço também é bem acessível.

Por enquanto, é possível comprar a sua Basalt por US$2 mil. Isso seria algo em torno de R$10 mil. Um preço menor do que o cobrado por muitas bikes tradicionais por aí.

Esse valor se refere, apenas, ao custo para aquisição da Basalt. Se você resolver importa-la, poderá sofrer taxações na alfândega.

Não há nenhum tipo de previsão da vinda dessa bicicleta elétrica para o Brasil, pelo menos por enquanto.

Isso porque nós não somos um mercado em potencial para o produto. Basta avaliar como ainda estamos engatinhando no que diz respeito ao uso de carros elétricos.

Esse conceito de mobilidade sustentável é uma pauta que vem sendo cada vez mais discutida e se tornando parte de políticas públicas.

Isso poderia incentivar o uso de bicicletas elétricas, que são mais sustentáveis e podem trazer enormes benefícios para o nosso dia a dia.