Tesla Model X 4

Tesla Model X: “O carro mais difícil de construir do mundo!”

O Tesla Model X está dando o que falar por seu design e especificações inovadores. Confira a seguir mais sobre esse supercarro, que está fazendo muito sucesso pelo mundo. Conheça também a grande novidade do veículo: a porta gaivota.

Como todos sabem, há uma crescente preocupação com o impacto dos automóveis no meio ambiente, afinal, eles emitem muitos gases poluentes que aceleram o efeito estufa.

Como solução para esse problema, montadoras estão aceitando o desafio de produzir cada vez mais modelos de carro elétrico.

Esse tipo de veículo está em alta demanda, pois é ecologicamente correto, eficiente e econômico.

Uma das pioneiras desse ramo é a Tesla, que deu um passo à frente e projetou o Model X, um carro diferente de tudo o que já se viu.

A afirmação “O carro mais difícil de construir do mundo”, colocada no título do texto, foi dita pelo presidente da Tesla, Elon Musk. Segundo ele, por conta das especificações exclusivas do carro, é muito complexo monta-lo.

Especificações do Tesla Model X

Tesla Model X 3

Como já foi dito anteriormente, o Model X é um carro incrível e muito inovador. Se você ficou curioso para saber o que faz desse carro tão diferente, veja abaixo suas principais especificações.

Potência

Um dos pontos fortes do carro. Sua potência é surpreendente, considerando que o modelo é elétrico, ou seja, usa energia elétrica como fonte de propulsão para os motores.

Há dois modelos do Tesla Model X: 90D, mais básico, e o P90D, uma versão mais completa. A diferença na potência dos dois modelos está na quantidade de cavalos nos motores.

Enquanto o 90D possui 259 cavalos de potência em dois motores, P90D possui 259 em um dos motores e 503 no outro.

Essa diferença na potência entre os dois modelos é aparente na aceleração de cada um. O modelo mais completo, o P90D, vai de 0 a 100 Km/h apenas 3,8 segundos. Já o mais básico – 90D – vai de 0 a 100 Km/h em 4,8 segundos

Os dois modelos do Model X podem chegar a uma velocidade máxima de 250 Km/h.

Bateria

Por ser um carro elétrico, o carro da Tesla armazena energia em baterias de lítio de 100 kWh. Isso faz com que a autonomia do Tesla Model X chegue a 400 Km.

É possível carregar o carro de duas formas:

  • em postos de recarga exclusivos da Tesla (ou em postos de recarga convencionais) que possibilitam uma carga de 60% em apenas 40 minutos.

 

  • utilizando uma tomada comum em casa mesmo. A recarga dessa forma é mais lenta, pois a corrente de uma tomada convencional é bem mais fraca.

De qualquer maneira, percebe-se que no quesito autonomia e recarga, o Tesla Model X não deixa a desejar.

Segurança

Tesla Model X 2

Quando se fala em segurança, o Model X é referência, pois possui muitos itens e funcionalidades exclusivas que permitem ao motorista e passageiros terem uma experiência tranquila e segura.

O carro recebeu pontuação máxima em um teste de segurança realizado pela Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos.

O Tesla Model X é considerado o SUV mais seguro do mundo.

Não é para menos, afinal, os itens de segurança do carro possuem tecnologia de ponta, como por exemplo, o sistema anti-colisão e os freios automáticos, recursos que permitem evitar diversos acidentes.

Ar condicionado com filtro de impurezas

Você deve estar se perguntando: O que o ar condicionado de um carro tem a ver com segurança?

No Model X, tem tudo a ver. Isso porquê o sistema de ar condicionado do carro possui um filtro que não permite a entrada de poluição, vírus, pó, etc.

Além disso, esse sistema também vem equipado com uma tecnologia que filtra o ar e sela o carro caso alguma arma biológica seja ativada.

Sim, é isso mesmo que você leu, é só pressionar um botão e o Model X protege os passageiros de armas biológicas e bactérias. Perfeito para o apocalipse zumbi, não? 

Espaço interno

Tesla Model X 5

Esse é um quesito muito analisado por quem vai comprar um carro. O fato é que o Model X não deixa quem precisa de muito espaço na mão.

Por ser um veículo utilitário, possui um espaço muito bem aproveitado. Com até 7 assentos, divididos em 3 fileiras, é possível transportar uma família grande nesse carro.

Design

Para combinar com todas as especificações do Tesla Model X, o design é bem futurista.

As dimensões do carro são: 5036mm de comprimento, 2070mm de largura e 1684mm de altura. O porta malas tem uma capacidade de 895 litros, um ótimo número para um SUV.

Um ponto interessante no design do carro é o para-brisa, que tem um tamanho muito maior em comparação a outros modelos. O vidro chega ao teto do carro, dando aos passageiros uma visão maior do que está por fora.

Mas o que realmente causa um grande impacto no design do Model X são as portas traseiras.

Denominadas portas “Asa de gaivota”, sua abertura é realizada de modo vertical, de forma que, quando as duas estão abertas, parece que o carro tem asas.

Por conta desse design diferenciado, a entrada e saída nos bancos traseiros do carro é mais fácil.

A seguir, falaremos mais sobre essa tecnologia que a Tesla incluiu em seu Model X.

Abertura mais rápida das portas “Asa de gaivota”

Tesla Model X 4

As portas traseiras do Tesla Model X possuem formato “Asa de gaivota”, e por isso, são abertas e fechadas de modo automático.

Como possuem movimento vertical, diversos tipos de sensores entram em ação quando a porta está em movimento.

Isso ocorre para que as portas não se choquem com algum obstáculo. Para isso, sua abertura é modulada de acordo com o local que o carro se encontra.

O tempo de abertura das portas era de aproximadamente 6,6 segundos, porém, com uma atualização de software, esse tempo diminuiu para 5,1 segundos.

Esse tipo de atualização ocorre da mesma maneira que em Smartphones. Não é preciso conectar nenhum tipo de cabo para que ela aconteça, pois é automática. É a tecnologia tornando tudo mais pratico e eficiente.

Recall

Um carro, por sua complexidade, está sujeito a falhas de diversos tipos. Para que os problemas encontrados sejam corrigidos, são feitos Recalls, em que os motoristas precisam levar seus veículos até o local indicado pela montadora para que reparos sejam feitos.

Com o Model X, até o momento, ocorreram 3 Recalls, sendo 1 em 2016 e 2 em 2017.

O último recall foi realizado em outubro de 2017, onde 11 mil unidades do Model X precisaram passar por reparos em seus bancos traseiros, por conta de um problema em seu travamento.

Problemas como esse podem ocorrer em qualquer tipo de carro. A realização do recall só mostra a preocupação e compromisso da montadora em oferecer um veículo seguro a seus clientes.

Crescimento de vendas

Tesla Model X 6

Desde seu lançamento, em 2015, as vendas do Tesla Model X têm crescido de forma constante.

No final de 2015, 206 unidades foram vendidas. Já no fim de 2016, 9,5 mil unidades foram comercializadas

Até o terceiro quadrimestre de 2017, o número de unidades vendidas totalizou 11,8 mil.

Pode-se notar que o modelo está ganhando cada vez mais popularidade, afinal, as vendas estão cada vez maiores.

Um fator que influencia o número de carros comercializados é a quantidade que a Tesla pode produzir por mês, o que ainda representa uma parcela pequena em relação ao número de reservas.

Tesla Motors

Agora que você já conhece tudo sobre o Model X, que tal saber um pouco mais sobre a empresa por trás desse veículo?

A Tesla é uma empresa especializada na produção automobilística e de produtor relacionados ao armazenamento de energia elétrica.

O nome da montadora foi inspirado no gênio da física Nikola Tesla, um dos maiores cientistas na área da eletricidade.

O primeiro carro elétrico produzido pela Tesla foi o Tesla Roadster.

Os modelos atuais da empresa são o Model S, Model X e o Model 3, todos elétricos.

Atualmente, a Tesla é referência na produção de veículos ecologicamente corretos, que utilizam eletricidade como fonte de energia para o deslocamento do carro.

Após analisar todos os aspectos do Tesla Model X, podemos concluir que esse carro chegou para ditar tendências e abrir caminhos para a evolução da tecnologia e da eficiência, utilizando fontes de energia ecologicamente corretas.