Boajun-E300-carro-eletrico-barato

Baojun E300: carro elétrico mais barato da GM sai por R$ 45 mil

Mais um carro elétrico lançado para engrandecer ainda mais este gigantesco mercado. Dessa vez temos um bem barato, o Baojun E300, da GM

O veículo será vendido na China, por enquanto, e não conta com previsão de lançamento por aqui.

Do visual deste carro, podemos dizer que é um típico carro asiático. Como as cidades são populosas, carros pequenos estão entre os favoritos daquela região. Dessa forma, o visual do E300 não poderia ser diferente.

Indo para as especificações técnicas, só podemos dar informações acerca do motor e das baterias. O motor não é dos mais potentes, apresentando apenas 39 cv de potência.

Da mesma forma, sua bateria chega a até 16 kWh. O valor da autonomia não foi informado, mas não podemos esperar muitos Km com apenas uma recarga.

Por conta da capacidade de seus baterias, não podemos esperar que faça sucesso no Brasil.

Até o momento, não é comum encontrarmos postos para esses veículos por aqui, o que é grande problema para carros elétricos que precisam sempre de recarga. Assim os híbridos ainda são os mais promissores no mercado brasileiro.

Veja mais detalhes sobre o Baojun E300 abaixo!

Baojun E300 e sua semelhança com o VW Up

Baojun-E300
Credit: General Motors

A novidade é tentadora para os amantes de carro elétrico, pois parece impossível que um modelo dessa categoria possa custar apenas R$ 45 mil. Porém, essa é a proposta do Baojun E300, o elétrico baratinho da GM.

O carro nasceu como fruto de uma parceria entre a General Motors, SAIC e a Wuling. Seu formato é no melhor estilo de carro asiático: pequeno, quadradinho e com visual amigável. Além disso, sua traseira apresenta muitas semelhanças com o VW Up.

Quando comparado com o Smart, o Baojun E300 consegue ser ainda menor do que ele. Suas rodas têm aro 12, além de serem no modelo das Asia Towner, que já foram vendidas no Brasil. 

Em geral podemos dizer que lembra bastante um Smart, mas com algumas características novas. Sua traseira, por exemplo, dá a impressão de que os faróis e o vidro traseiro são um só.

A parte que é mais diferente desse veículo é sua frente. Nela podemos notar uma espécie de degrau entre o parachoque e o capô do veículo, o que deixa os faróis afundados no carro. A ligação do capô com o parachoque é feita por meio de arcos, realçando ainda mais o degrau que ele apresenta.

Até o momento, o Baojun E300 está disponível em duas configurações. Devemos lembrar que estamos falando do mercado chinês e não do Brasil. É possível comprá-lo na versão de três ou quatro lugares. No entanto, uma terceira versão mais potente está em desenvolvimento.

Veja também: Jeep Renegade híbrido será vendido no Brasil em 2020! 

Potência do novo elétrico

Não se sabe muito sobre esse carro, pois grande parte das especificações técnicas só serão liberadas quando os primeiros modelos forem entregues. No entanto, sabemos que o Baojun E300 virá com um bateria de até 16 kWh para alimentar seu motor de 39 cv de potência.

Fora isso, sabemos que é possível comprá-lo por um preço entre 60 e 70 mil yuans. Em dólares, temos algo em torno de US$ 10 mil, dando cerca de R$ 45 mil em conversão direta. Esse preço o torna um dos elétricos mais barato até o momento.

Embora o veículo seja entregue no ano de 2020 na China, sua entrada no mercado brasileiro ainda não tem data. Porém, como é de costume, esperamos que apareça por aqui depois de seu lançamento na Europa.

Só o preço basta para tornar o Baojun E300 competitivo?

Mesmo sendo um veículo bem barato, devemos lembrar que só o preço não garante a popularização do veículo. Para se destacar no mercado, ele precisa ser barato, ter boa autonomia e uma potência razoável.

Pelas informações liberadas acerca do veículo, há uma boa chance de não ser muito bem aceito pelo mercado brasileiro. Sua bateria é pequena, o que certamente irá custar caro para sua autonomia.

Além disso, não há uma boa quantidade de postos de carregamento para veículos elétricos, o que dificulta ainda mais sua popularização. 

Outro ponto a ser notado é a questão da competitividade que esperamos por aqui. Mesmo sendo um carro barato, levando em conta todo o cenário do Brasil, ainda compensa gastar um pouco mais com um carro com maior autonomia.

Aliás, para o Brasil, o ideal são híbridos, pois diminui a necessidade de recargas frequentes.

Veja também: Carros elétricos no Brasil!

E você, o que achou do Baojun E300? Deixe sua opinião nos comentários!