Os carros elétricos da Tesla ganharam mais um sistema de segurança: o Modo Sentinela.
Nos últimos anos, a empresa Tesla Motors tem abalado as estruturas do mercado internacional automobilístico.
Isso se deve, em essência, a seus automóveis movidos apenas pelo uso de energia elétrica, o que é uma grande novidade.
Recentemente, em 2018, alguns automóveis da Tesla foram atacados enquanto estavam estacionados, outros foram furtados.
Em decorrência destes eventos, houveram diversos pedidos para que um mecanismo de proteção fosse incrementado.
O excêntrico CEO da Tesla, Elon Musk, foi às mídias sociais e anunciou um novo sistema de segurança: surgia, assim, o Modo Sentinela.
Esse sistema é capaz de monitorar o veículo quando motorista sai. Caso algo aconteça, alarmes são disparados e um alerta é enviado ao motorista.
Estatísticas que mostram a necessidade do Modo Sentinela
Os carros da Tesla ainda não são comuns no mercado internacional, pois alguns obstáculos ainda devem ser superados.
A necessidade de locais de abastecimentos para esse tipo de veículo é pungente, pois requer locais especializados, sendo um investimento arriscado para as empresas.
Outro ponto muito chamativo é a quantidade de roubos e furtos que ocorrem diariamente no mundo, sendo este o motivo do Modo Sentinela.
No Brasil, é estimado que ocorra um furto ou roubo a cada 1 minuto, em todo o território nacional.
O Rio de Janeiro lidera o ranking de roubos e furtos de veículos no Brasil, seguido por Goiás e São Paulo.
Já nos Estados Unidos, as estatísticas não são menos alarmantes, onde um veículo é roubado/furtado ou depredado a cada 40 segundos.
Uma das reclamações mais chamativas que Elon Musk respondeu nas mídias sociais foi a de um caso onde um veículo Tesla teve seu vidro quebrado duas vezes no mesmo mês.
Com esses dados, podemos ver que há muito a ser melhorado, tanto no quesito infraestrutura quanto no sistema de segurança dos veículos.
Deste modo, para solucionar o segundo problema, a Tesla lançou o Modo Sentinela, onde o carro vigia a si mesmo.
O Modo Sentinela dos carros Tesla
Para dificultar o furto ou danos aos veículos Tesla, foi estruturado um sistema de segurança para que o próprio carro vigie a si mesmo.
Isso pode parecer uma solução impraticável quando pensamos nos carros que estamos acostumados a ver, mas devemos lembrar que os veículos Tesla não são normais.
Esses veículos super tecnológicos contam com diversas câmeras e sensores em todo seu corpo, permitindo que tome diversos dados do exterior a qualquer momento.
Assim sendo, se bem instruídos por programas e padrões de reconhecimento, é possível que detectem qualquer nível de ameaça ao seu redor.
O primeiro nível de ameaça é quando alguém toca no veículo, onde este entra em estado de alerta, e passa uma mensagem em seu painel de que “as câmeras estão filmando”.
Quando algo maior ocorre, como um vidro quebrado ou uma batida forte em sua lataria, o veículo entra em estado de alarme.
Nesse estado, as luzes do interior ficam em seu máximo brilho, e o rádio é ligado o mais alto possível, além do veículo informar ao proprietário sobre o incidente.
Deste modo, mesmo que o meliante consiga entrar no carro, será muito difícil levar algo do interior deste, pois a cena será desesperadora.
Com o auxílio de um pen drive, o proprietário pode recolher todo o conteúdo que as câmeras capturaram durante a situação hostil.
Um pouco sobre a Tesla Motors
A Tesla Motors tem como carro chefe a fabricação de veículos elétricos, peças para esses veículos e tecnologia de armazenamento de energia elétrica.
Foi fundada em 2003 por Marc Tarpenning e Martin Eberhard, ambos engenheiros, em San Carlos, Califórnia.
Para a surpresa de muitos, a Telas só registrou lucro em 2013, 10 anos após ser fundada.
Já em 2016, entrou para o ranking das 10 marcas mais valiosas do mundo, com um valor de marca na casa dos 4,5 bilhões de dólares.
Ainda em 2016, a Tesla anunciou que a partir de 2018 todos os seus veículos viriam com o equipamento necessário para a direção autônoma.
Seus veículos contam com 8 câmeras que permitem uma visão 360º, a até 250 metros de distância do automóvel.
Além disso, os carros da Tesla possuem 12 sensores que detectam objetos a uma distância de 500 metros do veículo, complementando sua capacidade de “ver” ao redor.
A Tesla conta com apenas 4 modelos de veículos: Roadster, Model S, Model X e Model 3.
Um ponto interessante a ser ressaltado é que, apesar do preço salgado de seus carros, a intenção principal da Tesla é produzir carros mais em conta.
O foco é absorver o mercado de carros populares, trocando o combustível fóssil pela energia elétrica.
Muitas novidades estão sendo lançadas nas mídias sociais, e se tudo se concretizar, a Tesla certamente dominará o mercado automobilístico mundial.
O Modo Sentinela é mais um passo da montadora rumo a uma direção e segurança automatizadas.