As motos elétricas Zero Motorcycle estão se destacando no mercado por terem um ótimo custo benefício. Elas são consideradas as mais potentes de sua categoria.
Isso porque elas usam o exclusivo motor elétrico Z-Force, que entrega um torque maior do que a mais poderosa motocicleta esportiva de 1000cc em produção.
Outro aspecto que se destaca nas motos elétricas Zero Motorcycle é a autonomia.
A Zero SR, por exemplo, pode rodar incríveis 288 Km até precise de uma recarga!
Além disso, com um adaptador especial, as motos elétricas Zero Motorcyle podem ser carregadas até 6x mais rápido.
Com preços a partir de US$ 8.495, as motos elétricas Zero Motorcycle são bem acessíveis.
Fundada em 2006 pelo ex-engenheiro da NASA Neal Saiki em 2006, a Zero hoje está consolidada como uma das pioneiras na produção de motos elétricas.
Os modelos da Zero chegaram a ser vendidos no Brasil, porém isso ocorreu somente até 2012.
Conheça a seguir as motos elétricas Zero Motorcycle.
O que você vai ver aqui:
Zero S e SR
A Zero S e sua variante, SR, são motos elétricas esportivas que não deixam nada a desejar se comparadas com outros modelos.
A moto tem um visual imponente, com traços marcantes; feita com quadro em alumínio, é leve (142 Kg) e muito resistente.
O quadro da Zero S foi desenhado especialmente para ter um baixo centro de gravidade, assim a moto elétrica fica mais responsiva aos comandos do piloto.
A Zero S e SR contam com suspensão Showa, pneus Pirelli e freios ABS produzidos pela Bosh.
Além de tudo isso, a moto também conta com um display em que o piloto pode verificar a velocidade, nível de bateria, modo de direção, entre outras funcionalidades.
Potência
As motos elétricas Zero Motorcycle são muito conhecidas pela excepcional performance na rua.
Essa excelência na potência se deve ao fato de que os modelos, incluindo a Zero S e SR, contam com o exclusivo motor elétrico Z-Force.
Esse motor promete entregar um torque maior do que qualquer outra motocicleta de 1000cc da categoria.
Com esse incrível motor, a Zero S consegue entregar 110 Nm de torque e 60 cavalos de potência, podendo chegar a uma velocidade máxima de 158 Km/h.
Já a versão SR, mais potente, chega a 154 Km/h, com 70 cavalos de potência e 157 Nm de torque.
Autonomia
As motos elétricas Zero Motorcycle contam com a bateria mais potente e mais densa do mercado, segundo a montadora.
Entre todas, a Zero S e SR são os modelos com maior autonomia.
A Zero S tem autonomia de 259 KM na cidade e 130 na estrada. Enquanto isso, a Zero SR pode rodar 288 Km na cidade e 145 Km na estrada.
A montadora ainda oferece o Power Tank, uma espécie de bateria extra que adiciona à moto 64 km de autonomia na cidade e 32 Km na estrada.
Tempo de carregamento
Em uma tomada comum, a Zero S é carregada por completo em cerca de 11 horas, contra 12 horas da SR.
Mas a montadora oferece um adaptador de 6 kW que permite um carregamento até 6x mais rápido.
Com uma hora de carga usando o adaptador é possível rodar cerca de 165 Km!
Preço
Para ter uma Zero S, o comprador pagará US$ 10.995, cerca de R$ 44 mil em conversão direta.
A Zero SR, por ser mais potente, sai um pouco mais cara. A moto é vendida no site da Zero por um valor a partir de US$ 16.495, ou R$ 66 mil em conversão direta.
Não há previsão de venda das motos no Brasil.
Zero DS e DSR
O segundo modelo da montadora, a Zero DS, também conta com uma variante, a DSR. Com um design mais agressivo, suspensão de longo curso e pneus off-road, a Zero DS é perfeita tanto para uso na cidade quanto para terrenos mais irregulares.
Potência
Também com o motor elétrico Z-Force, Zero DS oferece uma potência de 60 cavalos e 110 Nm de torque, podendo chegar a 158 Km/h.
Em contrapartida, a DSR tem 70 cv, 157 Nm de torque e velocidade máxima de 164 Km/h.
Além disso, a moto conta com dois modos de direção: Eco e Sport. O piloto pode acompanhar os modos de direção, bem como outras informações da moto através de um app para smartphone, além do display.
Autonomia
Na cidade, a Zero DS roda cerca de 237 Km enquanto que na estrada esse número cai para 113. Já a DSR faz 262 Km na cidade e 126 Km na estrada, um pouco mais que a versão DS.
A Zero DS também pode receber o Power Tank, ganhando, assim, mais autonomia.
Tempo de carregamento
Assim como as outras motos elétricas Zero Motorcycle, a DS e DSR também podem ser carregadas através do adaptador de carga rápida.
Com ele, em uma hora é possível conseguir 151 Km de autonomia.
Em uma tomada comum, a Zero DS tem um tempo de carregamento total de 8.9 horas. A DSR é carregada por completo em 9.8 horas.
Preço
Nos EUA, a Zero DS custa US$ 10.995. A outra versão, DSR, sai por US$ 16.495, o mesmo valor da Zero S e SR.
A Zero DS e DSR não estão disponíveis para compra no Brasil por enquanto.
Zero FX e FXS
Com um design mais simples e um quadro mais leve (131 Kg), a Zero FX é perfeita para ser usada em trilhas. Com suspensão de longo curso Showa nas duas rodas, Freios ABS Bosch e pneus off-road, a Zero FX é pronta para qualquer terreno.
A Zero FXS mantém o mesmo DNA da FX, porém, mais robusta e com pneus para uso misto, na cidade e em estradas mais acidentadas.
Além disso, o modelo conta com melhor performance e maior autonomia.
Potência
Tanto a FX quanto a FXS entregam uma potência de 46 cavalos e 106 Nm de torque. Com isso, elas podem chegar a uma velocidade máxima de 113 Km/h.
Também com o motor elétrico Z-Power, a Zero FX e FXS praticamente não precisam de manutenção em seu powertrain.
Isso porque o motor usado nas motos é simples, apenas com uma parte que se move; sem embreagem e fluidos desnecessários.
Autonomia e tempo de carregamento
A Zero Fx conta com uma bateria de íon- lítio que proporciona uma autonomia de 146 Km na cidade e 63 Km na estrada.
Já a FXS tem uma autonomia uma pouco maior, fazendo 161 Km na cidade e 64 Km na estrada
Com o uso do adaptador, é possível carregar as motos por completo em apenas 1.8 horas.
Em uma tomada comum, esse tempo sobe para 9 horas.
Preço
A Zero FX e FXS saem por US$ 8.495, cerca de R$ 34 mil em conversão direta.
Para saber mais sobre a Zero FX e FXS, acesse o site da montadora.
Motos elétricas Zero Motorcycle já foram vendidas no Brasil
De olho na qualidade das motos da Zero, o Grupo Izzo, mesmo que representa a Ducati no Brasil, decidiu trazer alguns modelos da montadora ao nosso país. As motos foram apresentadas primeiro no Salão de Duas Rodas em 2011.
Porém, as motos elétricas Zero Motorcycle tiveram apenas uma rápida passagem pelo Brasil. Elas foram vendidas somente entre 2011 e 2012 no país.
Infelizmente ainda não há nenhum indicativo de que as motos da Zero voltem a ser comercializadas por aqui.