A moto elétrica brasileira que promete ser carregada em 10 minutos

Moto elétrica brasileira recarrega em 10 minutos!

Uma novidade no mercado de veículos elétricos promete conquistar o coração dos apaixonados por motocicletas: uma moto elétrica brasileira que recarregará em apenas 10 minutos!

Esse é um feito da empresa Horwin Brasil, especializada na fabricação de motocicletas movidas à eletricidade.

Mas, além de ter essa tecnologia da grande montadora, a moto elétrica brasileira também será parte do projeto da CBMM.

A CBMM é a maior especialista do mundo em utilizar o nióbio, elemento químico empregado na criação de aços especiais, a favor da tecnologia.

Essa parceria tende a produzir uma moto bastante potente e, ao mesmo tempo, reforçada. Entretanto, essa nem é a principal expectativa das duas empresas.

Horwin e CBMM querem, na verdade, desenvolver uma bateria alimentada com íons de lítio com nióbio, especialmente voltada para veículos de duas rodas, as motos.

A moto elétrica que vai ser recarregada em 10 minutos: isso é verdade?

A proposta da parceria, ao desenvolver a bateria com íons de lítio e nióbio, é conseguir oferecer a recarga ultrarrápida das fontes de alimentação.

Em teoria, é perfeitamente possível que a moto elétrica brasileira, desenvolvida pela Horwin, seja capaz de alcançar o feito de ser recarregada em apenas 10 minutos.

Mas, essa não é a única vantagem que a presença do nióbio na bateria oferece. Além da possibilidade de recarregar rapidamente, ainda é previsto um significativo aumento na vida útil da fonte de alimentação.

A previsão é de alcançar até 20 mil recargas com a mesma bateria, sem precisar pensar em substituí-la ou com perda de capacidade.

Por si só, isso já representa um enorme avanço para o mercado de elétricos, não apenas no segmento das motocicletas.

Quando a moto elétrica brasileira chega ao mercado?

O protótipo da moto elétrica brasileira Horwin e CBMM tem a previsão de ser lançado no primeiro semestre de 2022.

Mas, a empresa já divulgou alguns detalhes, que vão te ajudar a entender mais sobre as características desse veículo cheio de promessas.

Para começar, ela terá como base outra moto desenvolvida pela Horwin, a CR6, que também promete conquistar o mercado de maneira abrangente.

Sua potência será de 6.200W, podendo alcançar uma autonomia muito significativa: a expectativa é chegar em 150 km por carga!

Todos esses benefícios possivelmente já estarão para a compra no final de 2024, caso a apresentação do protótipo renda o interesse que as duas empresas esperam.

É realmente possível recarregar uma bateria de moto elétrica em apenas 10 minutos?

A promessa é bastante ousada e, se aplicável, representará uma mudança positiva para melhorar a viabilidade dos elétricos no Brasil.

O executivo da CBMM, Rogério Ribas, garante que sim. Mas, que o caminho para chegar até esse resultado só foi conquistado após muitos testes, análises e aplicações.

Para conseguir chegar aos 10 minutos prometidos, a CBMM trabalhou, inclusive, com a empresa japonesa Toshiba.

E isso só foi possível pela combinação lítio + nióbio. Isso porque, o segundo elemento é altamente estável. Quando instalado no ânodo da bateria, ele fornece as bases necessárias para a absorção de energia com maior velocidade.

A promessa do executivo Ribas é que se consiga operações de recarga mais eficientes. Consequentemente, mais rápidas.

Isso, se aplicado, poderá abrir um novo precedente e colocar as motos elétricas como uma opção mais acessível.

Afinal, ainda são poucos eletropostos para subsidiar a necessidade dos indivíduos. Ter um veículo carregado em apenas 10 minutos poderá facilitar o acesso de mais pessoas a essa alternativa.

Espera-se um produto inovador, que tenha uma característica funcional bastante significativa!