Quem não gostaria de deixar de enviar toda aquela papelada de recibos e comprovantes para o departamento financeiro a cada viagem corporativa?
O Uber para Empresas chegou para resolver essa questão e facilitar a vida daqueles que terceirizam o serviço, e até reduzir oferecer uma opção para as empresas que não possuem uma frota à disposição.
O que você vai ver aqui:
Como funciona Uber para empresas?
O Uber para Empresas (ou Uber for Business, em inglês) consiste em uma funcionalidade do Uber que facilita a administração de corridas com propósito profissional.
É, basicamente, uma central de comando que permite que a empresa monitore as corridas realizadas por seus funcionários.
O Uber para Empresas se baseia em três aspectos básicos da administração:
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Monitoramento: o administrador da conta do Uber para Empresas pode acompanhar os dados de cada viagem, além de criar relatórios e visualizar um resumo geral das atividades da empresa em um mesmo painel.
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Autonomia: Todas as corridas realizadas são administradas e pagas através da conta de administrador, mas podem ser contratadas pelos próprios funcionários através dos seus perfis pessoais – o que diminui o fluxo de processos internos da empresa.
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Controle: é possível configurar as corridas que podem ser contratadas pelos funcionários, definindo as categorias de veículos, limites de preço, etc. Essa configuração, realizada ao menos uma vez, evita muitas dores de cabeça com corridas fora dos padrões estipulados pela empresa.
Uma das grandes comodidades está justamente no fato que cada funcionário utiliza sua própria conta pessoal, porém o pagamento é realizado diretamente pela empresa.
Existe também a possibilidade de contratar a corrida através da conta de administrador, o que pode ser muito útil para a viagem de múltiplos passageiros, para transportar clientes ou funcionários que não possuam smartphone.
Como cadastro minha empresa?
Criar um perfil corporativo no Uber é realmente bem simples, basta seguir as etapas abaixo:
- No aplicativo, clique no ícone do menu no canto superior esquerdo;
- Clique em “Configurações” e depois em “Adicionar Perfil Trabalho”;
- Clique em “Continuar” e então selecione o método de pagamento, que pode ser um cartão de crédito corporativo ou qualquer outro cartão de sua preferência;
- Cadastre o seu email profissional para receber os comprovantes.
Vale a pena lembrar que essas duas últimas etapas são fundamentais. Cadastrar um cartão de crédito e um email corporativos é o que assegura que toda viagem feita pelo seu perfil profissional será paga pela empresa.
Caso prefira realizar todo esse procedimento através do seu computador, basta clicar aqui.
Como a cobrança é feita?
Como dissemos, você poderá cadastrar os dados do cartão de crédito da empresa uma vez que o seu perfil foi criado.
As informações do cartão de crédito serão compartilhadas com os perfis dos seus funcionários. Assim, eles serão capazes de utilizar esse mesmo cartão para pagar as viagens corporativas.
Mas calma! Não se assuste se uma cobrança equivalente a $250 seja emitida na sua conta assim que o cartão de crédito corporativo for cadastrado.
Esse valor é referente à confirmação do cartão e pode até mesmo aparecer entre as pendências do extrato bancário, mas não será efetivamente debitado da sua conta.
É possível também realizar o pagamento de forma mensal através do programa de fidelidade Uber Plus. Mas atenção: esse serviço está disponível em poucas cidades, na sua maior parte localizadas nos EUA.
Como usar como funcionário?
Como mencionamos, uma das vantagens do Uber para Empresas está em permitir que cada funcionário faça o login com sua própria conta do Uber.
Basta fazer entrar no app normalmente e, então, será possível selecionar o perfil que deseja utilizar de acordo com a finalidade da sua viagem (fins pessoais, profissionais ou outros).
O usuário pode adicionar um código de despesas e uma nota em cada viagem feita a trabalho. O código de despesa aplicado será anotado no extrato mensal e recibos de viagem. Já a nota ajuda a inserir observações e categorizar a corrida, facilitando a organização do usuário e da sua empresa.
Para adicionar esses dados, é preciso acessar a guia “Informações de despesa” depois de solicitar uma corrida. Mas atenção! Essas informações só podem ser preenchidas antes do encerramento da viagem!
O administrador da empresa poderá definir esses campos como obrigatórios – nesse caso esses campos deverão ser preenchidos antes de finalizar a solicitação da corrida.
E não adianta querer dar uma de espertinho e usar o cartão da empresa para corridas pessoais. O administrador da conta será capaz de visualizar as principais informações sobre cada viagem, entre elas:
- Pontos de encontro e de chegada;
- Opção de veículo selecionada;
- Data e hora do início e do término da corrida;
- Duração do trajeto;
- Código de despesas e nota de viagem, se houver.
Vale a pena lembrar que o administrador da conta visualiza apenas as corridas vinculadas ao perfil profissional do usuário, não sendo capaz de acessar informações sobre corridas particulares.
Mais conforto para os bolsos do empresário
Uma das maiores premissas do Uber é trazer conforto e economia para os seus usuários – e isso não mudaria na versão corporativa.
O serviço permite às empresas um corte de gastos expressivo ao substituir gastos com táxi e motoristas contratados ou terceirizados. Isso pode ser extremamente vantajoso em tempos de crise, como diz o diretor do Uber no Brasil, Guilherme Telles. “Quando a economia aperta, as empresas buscam controlar mais os gastos”. Telles afirma que a economia com o Uber para Empresas pode chegar até R$ 1 milhão para as empresas de tamanho médio. Além disso, é claro, o Uber para Empresas oferece uma saída viável para empresas menores, que ainda não têm capacidade de investir e construir sua própria frota de veículos.
Redução dos custos de tarifas e aumento do serviço
Apesar de todas as facilidades que o Uber vem implementando na sua plataforma, algumas tarifas vêm sendo modificadas de acordo com o mercado local. Em algumas regiões metropolitanas, os custos para viagens curtas foram reduzidas. No entanto, esse cenário se inverte quando se trata de viagens longas. Essa decisão foi tomada estrategicamente pelo Uber, considerando que os táxis, principais concorrentes nesse setor, cobram um valor muito maior. Apesar do aumento, o Uber segue com vantagens em relação ao custo da viagem com relação aos táxis.
Uber focado em cargas e fretes
O Uber está entrando de cabeça no setor corporativo. Não é de se espantar os diferentes serviços que a empresa de transportes está criando e oferecendo para diversificar a sua clientela.
É o caso, por exemplo, do Uber Freight (confira texto completo aqui!) que é, trocando em miúdos, é um Uber para Empresas estilo carga pesada. Basicamente é um serviço especializado para caminhoneiros independentes, pequenas transportadoras ou empresas que querem contratar qualquer serviço de transporte de cargas.
Lançado há aproximadamente um ano, o serviço foi criado como uma forma do Uber de abocanhar uma parcela significativa do mercado de transportes: a indústria de caminhões gera, aproximadamente, US$ 800 bilhões em redimentos.
Uma das tendências do Uber Freight é também enveredar no ramo de veículos autônomos, uma área de grandes investimentos da empresa.
Serviços para empresas não é exclusividade do Uber
Se você pensa que o Uber detém o monopólio desse nicho do mercado, saiba que pode contar com mais opções!
Outras agências de transporte têm seguidos o mesmo caminho. O 99 e Cabify têm sido concorrentes de peso não apenas no preço, mas também pelo serviço diferenciado e com funcionalidades diversificadas.
Enquanto o Cabify oferece um serviço de excelente qualidade (o que é refletido no valor da corrida), o 99 oferece um serviço mais versátil e acessível. O Uber se diferencia, no cenário nacional, pela popularidade e ampla frota de motoristas, o que está relacionado sobretudo com o tempo de espera do cliente.
Essa disputa não seria diferente no serviço para empresas. O Cabify Empresas e o 99Corporativo (ou apenas 99Corp para os mais próximos) são duas opções que o empresário possui para terceirizar os translados dos seus clientes e funcionários.
O que é possível levar disso tudo é que os empresários possuem cada vez mais recursos para para poder se afirmar no mercado. E sempre que um empresário quiser cortar um pouco os gastos, o Uber estará lá para oferecer uma carona.