A Fisker voltou ao mercado e está apostando em dois novos modelos de carros elétricos. Futuristas e luxuosos, os carros apresentados pela montadora roubaram as atenções nos últimos dias.
Neste texto, você saberá um pouco mais sobre a montadora, além de conhecer o EMotion e o Orbit, as novas e ambiciosas apostas da Fisker.
O que você vai ver aqui:
O Surgimento da Fisker Automotive
A Fisker Autonomitve foi fundada em 2007 por Henrik Fisker e Bernhard Koehler, com sede na Califórnia, EUA. Após um ano de sua fundação a montadora apresentou o Fisker Karma, considerado um dos primeiros híbridos plug-in do mundo.
O sedã de luxo híbrido da Fisker ganhou grande destaque por sua inovação, e após alguns adiamentos, em 2011 o veículo foi finalmente liberado para venda. Sucesso comercial, o Fisker Karma teve 20 mil unidades vendidas.
Porém, em 2012, com a falência da A123 Systems, empresa que fornecia as baterias para o Karma, a Fisker se viu obrigada a suspender a produção do veículo. Por fim, em 2013, a montadora acabou declarando falência.
A volta da Fisker
Após a suspensão da produção do Karma e a declaração de falência, em 2014 a montadora foi comprada por uma empresa automotiva chamada Wanxiang Group.
Apesar da compra, Henrik continuou dono dos direitos da marca Fisker Automotive e lançou uma nova montadora, com um nome um pouco diferente: Fisker Inc.
A nova montadora de Henrik ainda não iniciou a venda de nenhum carro, porém, já anunciaram a produção de dois modelos. Confira abaixo detalhes sobre cada um deles.
EMotion: o carro elétrico da Fisker com super autonomia
Apesar de ter sido anunciado há algum tempo, o EMotion acaba de ser apresentado oficialmente na CES de Las Vegas, que ocorreu em janeiro de 2018.
Por suas grandes inovações, o carro elétrico da Fisker Inc. acabou roubando os holofotes e ganhando destaque na feira de eletrônicos. Desde seu design até preço e data de lançamento, confira todas as informações sobre esse incrível carro da Fisker.
Design
Para seu primeiro lançamento a Fisker apostou em um sedã de luxuoso, tanto por fora quanto por dentro. O exterior do carro revela um design com linhas mais arredondadas, sem perder os traços futuristas. Mas o que mais chama atenção são as portas.
Tanto as portas dianteiras quanto as traseiras do EMotion possuem abertura no estilo “borboleta”. As portas são abertas através de um aplicativo para smartphone.
Muitos podem até achar alguma semelhança com as portas “Asa de Gaivota” presentes no Model X. Mas há uma diferença: enquanto as do Model X abrem de forma totalmente vertical, as do EMotion abrem de forma diagonal.
Por dentro, o destaque fica por conta dos bancos, revestidos em couro vegano cor caramelo e preto. O veículo será vendido em duas versões, com 4 ou 5 acentos – reclináveis – individuais. O painel do carro é todo feito de fibra de carbono, material muito resistente.
Como se pode perceber, a montadora não poupou esforços para fazer um carro elétrico que fosse impactante à primeira vista.
Potência
Quando o assunto é potência o EMotion também mostra que não está para brincadeira.
Com tração integral, o carro da Fisker conta com motores elétricos que geram uma potência combinada de 780 cavalos, atingindo uma velocidade máxima de 256 km/h.
E não para por aí. O EMotion tem uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos! Com esse incrível número, o EMotion chega perto do Roadster da Tesla, que vai de 0 a 100 em menos de 2 segundos.
Autonomia: Fisker afirma ter criado bateria revolucionária
Dentre todos os aspectos do EMotion, a autonomia está sendo a mais focada em ações de marketing da empresa.
Isso porque, segundo Henrik, a Fisker criou um novo tipo de bateria feita de uma espécie de carbono, chamado de grafeno, em que muito mais energia pode ser armazenada em um pequeno espaço.
Além disso, as novas baterias são mais finas e leves, possibilitando maior espaço interno no carro.
Com essa nova tecnologia, o EMotion poderá rodar cerca de 640 Km até que uma recarga seja necessária.
A bateria de grafeno não ficará pronta quando a montadora iniciar a produção do carro. Por conta disso, a Fisker Inc. deverá colocar baterias de lítio nos primeiros modelos. Mas ao que parece, mesmo com as baterias de lítio a autonomia continuará a mesma.
Tempo de carregamento: bateria cheia em 9 minutos!
Parece que os Superchargers da Tesla serão superados.
Segundo a Fisker, o conjunto de baterias do EMotion poderá ser recarregado em apenas 9 minutos! Isso graças à tecnologia utilizada nas baterias de grafeno.
Como o veículo ainda não foi lançado, não é possível saber se na prática o carregamento será tão rápido assim, mas se for, ponto para a montadora.
Direção autônoma: Fisker promete nível 4
A maioria dos novos carros elétricos que estão sendo lançados contam com direção autônoma nível 2 ou 3 – o carro faz manobras sozinho, mas em situações de risco o motorista deve tomar o volante.
A Fisker quis inovar nesse aspecto também. A montadora irá incluir o nível 4 de direção autônoma no EMotion.
Nesse nível, o carro dirige sozinho até em situações de risco, sendo mínima a intervenção do motorista. Para que isso seja possível, o carro conta com diversos sensores e câmeras.
Tecnologia: carro da Fisker conta com diversos displays
O que não pode faltar nos novos e modernos carros são displays. A cada novo modelo apresentado ao mundo vemos painéis com cada vez mais telas, tornando tudo mais interativo dentro do carro. E é claro que no EMotion isso não poderia faltar.
O EMotion conta com 3 telas no painel, sendo que uma delas é curvada e tem 27 polegadas.
Preço e lançamento
O EMotion já está disponível para reservas no Estados Unidos, e custará U$ 129 mil, R$ 420 mil em conversão direta.
O carro tem previsão para ser comercializado nos EUA em 2019. Por enquanto, não há informações sobre a vinda do EMotion para o Brasil.
Para saber mais sobre o EMotion, acesse o site da Fisker.
Orbit: o carro elétrico totalmente autônomo da Fisker
Quem pensou que a Fisker apostou todas as fichas só no EMotion se enganou. A empresa lançará o Orbit, um veículo inteligente feito para cidades inteligentes.
Por enquanto, a Fisker ainda não liberou muitas informações sobre o Orbit, mas o que se sabe é que o carro será totalmente autônomo e funcionará como um transporte compartilhado. Para testar o veículo, a empresa construirá uma “cidade inteligente”.
Através de uma das únicas imagens liberadas pode-se perceber que o carro tem um design bem diferente. Ao que parece, o veículo terá 2 portas e um interior bem espaçoso, sem volantes e pedais.
Para concretizar o projeto, a Fisker conta com a parceria da chinesa Hakim Unique Group.
O lançamento do Orbit está previsto para o segundo semestre de 2018. Para saber mais sobre esse veículo totalmente autônomo, acesse o site da montadora.
Em meio a tantos lançamentos de carros elétricos com especificações inovadoras, estamos presenciando uma revolução no mundo automobilístico. A Fisker entra nesse cenário como mais uma forte concorrente – principalmente da Tesla – por uma parte desse mercado em ascensão.