Projetado no Brasil, o Volksbus e-flex acaba de ser apresentado no Salão de Automóvel da Alemanha. Com um motor elétrico de 650 V e um a combustão 1.4, o veículo apresenta ótima performance com o máximo de economia.
Diferente de outros veículos híbridos, o Volksbus e-flex usa o motor a combustão principalmente para carregar suas baterias. Esse motor só assume o comando do Volksbus quando o nível da bateria atinge 20%.
O ônibus híbrido ainda conta com um conjunto de baterias de 100 kWh, com autonomia total de 100 Km. O tempo de carregamento é de 3 horas.
Projetado principalmente para países emergentes, o veículo ainda não tem previsão de lançamento. Em cerca de seis meses, testes com o ônibus híbrido da Volks serão feitos em São Paulo.
A seguir, conheça todos os detalhes do Volksbus e-flex, ônibus híbrido projetado no Brasil.
O que você vai ver aqui:
Ônibus híbrido da Volks foi produzido no Brasil
O Volksbus e-flex é o primeiro ônibus híbrido serial apresentado no Brasil. O protótipo foi exposto no Salão do Automóvel, em Hannover, em setembro de 2018. A novidade surgiu depois de a companhia ter exibido o caminhão elétrico e-Delivery na Fenatran 2017.
O protótipo do Volksbus e-Flex nasceu com a criação de uma divisão de engenharia elétrica para seguir o desenvolvimento de propostas de eletrificações possíveis dentro do objetivo de criar soluções de custo-benefício equilibrado para mercados emergentes.
No Brasil, já há modelos de ônibus eletrificados rodando pelas ruas, como a nova frota de ônibus 100% elétricos de Uberlândia.
O Volks e-flex em números
Desenvolvido como um modelo-conceito de um veículo mais econômico, o Volksbus e-flex reúne características que aliam performance, ecologia e economia. Confira as principais especificações técnicas.
Caminhão híbrido da Volks tem capacidade para até 65 pessoas
O protótipo foi desenvolvido a partir de um chassi de 17,5 t de PBT com carroceria Marcopolo de 10,1 m de comprimento e capacidade para 65 passageiros (26 sentados). Exteriormente, o veículo conta com alguns traços inovadores, mas nada muito distante do que já se conhece de um ônibus. A grande mudança, porém, está em sua motorização.
Volks apresenta sistema híbrido com integração diferente entre motores
Volksbus e-flex híbrido elétrico serial tem esse nome pelo fato de utilizar dois motores: Um elétrico e outro a combustão.
O motor a combustão usa etanol e gasolina. Tem 150 cavalos, é 1.4 turbinado bicombustível. Motores que a Volkswagen produz em São Carlos (SP) para equipar carros como Golf e Audi A3 Sedan.
Esse motor a combustão não propulsiona o ônibus. Ele apenas está ali com o objetivo de recarregar as baterias do veículo para fazer com que o ônibus continue sua trajetória.
Essa fonte geradora de energia só liga quando as baterias do ônibus estão a 20%, e desliga automaticamente quando está com 80% carregada.
Todo esse mecanismo com a utilização de dois motores foi pensado pela Volkswagen para a melhoria com o tempo gasto pelos veículos elétricos nas estações de carregamento.
Fica a opção do proprietário a instalar também um kit a gás, para fazer o ônibus funcionar com metano (GNV) ou biometano. Isso pode contribuir para a diminuição da emissão de CO2.
O motor elétrico de 650V pode render 260 kW e 2.150 Nm de torque máximo. Ele também é feito aqui no Brasil pela Weg.
Outros tipos de motores elétricos, como da Scania ou da Man podem ser aplicados. Segundo a VWCO, o protótipo não foi testado ainda em rotas, por isso não se tem dados 100% exatos. Mas, alguns testes já estão para começar daqui a poucos meses.
Ônibus híbrido da Volks é carregado em 3 horas
O consumo estimado é de 1 kW/hora por quilômetro rodado e sua autonomia deve variar de 100 a 150 km. Para economizar energia, o veículo ainda conta com um sistema de freio regenerativo.
Como o conjunto de baterias de lítio de 100 kW/h é menor do que seria em um veículo sem gerador integrado, leva apenas de duas a três horas para completar a carga de energia dos acumuladores de lítio, importados da China.
Volksbus e-flex será testado em São Paulo
O CEO da Volkswagen Truck & Bus (agora, chamada de TRATON), Roberto Cortes, declarou que os testes com o Volksbus e-Flex vão começar daqui a seis meses em São Paulo:
Estamos negociando com um parceiro, uma empresa de transporte público, para iniciarmos os testes da aplicação. É uma alternativa muito eficiente, porque usa o motor de automóvel como gerador de energia, enquanto o veículo não está com a bateria completamente carregada” disse o executivo.
O Brasil pode ser a saída para a recuperação de mercado da empresa. Na Argentina, em crise, a Volks está perdendo espaço:
A Argentina representava 30% da nossa produção. Agora, vai passar a ser 20%. É o maior destino de nossos veículos. Espero que essa situação se resolva o mais breve possível”
Segundo o CEO, a produção do ônibus híbrido começa seis meses depois da fabricação em massa do caminhão elétrico, no prazo de 2020. O Presidente disse que a recuperação do mercado brasileiro está acontecendo, pois, a fábrica da Volkswagen de Resende vai começar a trabalhar aos sábados a partir de outubro.
O ônibus híbrido é mais uma das iniciativas da Volkswagen em trazer veículos mais eficientes e ecologicamente corretos. A empresa está investindo R$ 2 bilhões nessa área, através da subsidiária Electrify America.
O Volksbus e-flex ainda é um protótipo. Nenhuma previsão de lançamento foi divulgada pela montadora por enquanto.