Brasil tem recorde de vendas de elétricos e híbridos em 2021

Venda de carros elétricos e híbridos cresce no Brasil

A venda de carros elétricos e híbridos no Brasil nunca esteve tão alta. Hoje, a participação do mercado brasileiro na venda dos eletrificados e híbridos já chega a 1,6% do total mundial.

Esse é um valor muito expressivo. Afinal, o número chega próximo à quantidade de vendas de carros abastecidos com combustíveis fósseis ou biodegradáveis, com 2,8%.

Por que houve o aumento na venda de carros elétricos e híbridos?

O mês de agosto foi extremamente favorável para a venda de carros elétricos e híbridos. Foram registrados 3.873 unidades em circulação, entre modelos híbridos e totalmente eletrificados.

O que pode justificar o aumento do interesse dos brasileiros pode ser compreendido por fatores pontuais e a longo prazo.

O primeiro dos fatores é o aumento do preço dos combustíveis fósseis, sem uma previsão de queda, considerando que o cenário tem a interferência do dólar, que se mantém em alta.

Ao mesmo tempo, apesar de a energia elétrica também estar apresentando um valor alto. Mas, com a expectativa do início das chuvas, o esperado é que o valor reduza e se torne mais compensatório.

Outro fator que pode justificar o aumento da venda de carros elétricos e híbridos no Brasil, é, em si, a maior oferta de modelos desse segmento no país.

Além disso, ainda vale considerar a tendência mundial em reduzir a produção de carros com motores à combustão, que está chegando ao nosso país.

O cenário ainda é discreto, mas tende a aumentar

Os brasileiros estão começando a se identificar com a proposta dos carros elétricos e híbridos. Porém, ainda se sentem inseguros para adquirir modelos totalmente eletrificados.

Do total vendido em agosto desse ano, foram 3.639 modelos híbridos e 234 elétricos. Isso demonstra que os compradores ainda preferem a segurança de ter um motor à combustão à disposição de uso.

Isso também pode ser compreendido pela ausência de estações de abastecimento elétrico em algumas partes do país.

Portanto, a projeção é que se aumente a compra de modelos eletrificados conforme houver esse tipo de infraestrutura.

2021 já é o ano recordista na venda de carros elétricos e híbridos no Brasil

O ano de 2021 mostra números expressivos na venda de carros elétricos e híbridos em território nacional.

Até o acumulado do mês de agosto, o ano já ultrapassou as vendas de todo 2020. Por enquanto, estão computadas 21.397 unidades em circulação, contra 19.745 comercializadas entre janeiro e dezembro do ano passado.

E, considerando como o mercado se comportou até então, a expectativa é que os próximos meses, até dezembro, ainda tenham valores recordes de venda.

O que esperar para os próximos anos?

De acordo com um estudo da Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, até 2035 espera-se que 62% da frota dos carros brasileiros sejam totalmente elétricos.

Mas, para se alcançar esse patamar e conquistar cada vez mais carros de energia limpa circulando pelas ruas do país, ainda é necessário que existam algumas melhorias.

A primeira delas, que já citamos, é o aumento de estações de abastecimento. Hoje, elas estão restritas à grandes centros comerciais e populacionais no Brasil.

Para suprir a demanda de uma frota eletrificada desse tamanho, seria necessário instalar cerca de 150 mil carregadores. Um investimento de R$ 14 bilhões.

Outra, é que se aumente o incentivo para a fabricação e a venda de carros elétricos e híbridos. Isso ainda esbarra em interesses de montadoras multinacionais, em acordos com o governo.

Mas, para ter uma boa notícia diante de um cenário majoritariamente negativo, algo que pode favorecer o aumento dos incentivos para as frotas eletrificadas, é o consumo de energia.

Pesquisas apontam que o abastecimento dos carros elétricos consumiria apenas 1,5% de toda energia elétrica utilizada no país.

Isso pode gerar algum apelo positivo para que os números cresçam ainda mais.